Faculdade Nossa Cidade

Curso: Administração de Empresas

Nome: Eric Henrique da Costa Santos

Orientador: Professor Lawton Benatti

Nome do Artigo: Inovação

A inovação é um conceito muito amplo que está ligado à mudança, melhoria e transformação de um produto ou processo. Conforme Paul Trott, a definição de inovação é:

A inovação não é uma ação única, mas um processo total de subprocessos inter-relacionados. Não é apenas a concepção de uma ideia nova, nem a invenção de um novo mercado. O processo consiste em todas essas coisas agindo de forma integrada. (TROTT, 2012, p15.).

É importante observar que apresentar um conjunto de novas ideias e invenções não significa que se está inovando, mas representa um começo para a construção de algo inovador como a criação de novos produtos, serviços e melhorias de processos.

Ter ideias e invenções é o primeiro passo para inventar ou melhorar algo, porém devem ser analisados e aprimorados em conjunto pelos diversos setores de uma organização. Quando todos os departamentos estão em sincronia e trabalham empenhados em transformar ideias em benefícios para a empresa e podem obter resultados positivos através de suas ações, o processo é denominado de inovação.

Através do processo de inovação, as organizações conseguem criar valores de mercados aos produtos e patentes, atender novas demandas e identificar novas maneiras de explorar o mercado.

Os empresários criam valores as suas empresas devido às mudanças tecnológicas, aos produtos e serviços, aos incentivos fiscais e tributários e aos preços.

A competitividade do mercado estimula as pessoas visionárias a buscarem inovações. No entanto, este processo pode ser influenciado por fatores mercadológicos e mudanças globais que aumentam ainda mais a competitividade dos mercados.

As mudanças tecnológicas obrigam as organizações a criar e inovar sistemas avançados. Além deste fator, a integração da economia internacional, o amadurecimento do mercado global e o desenvolvimento dos países ocasionam uma globalização da economia e influenciam todos os tipos de negócios. Diante da ameaça gerada, para se manterem competitivas no mercado, as organizações investem em pesquisa e desenvolvimento para inovação de seus produtos e serviços.

Conforme Richard L. Daft afirma, as organizações precisam inovar:

As organizações atuais devem colocar-se em posição de inovar e mudar, não somente para prosperar, mas para pelo menos sobreviver em um mundo com alto grau de competição. (DAFT, 2010, p389).

A busca pela inovação dos produtos e serviços impulsiona as organizações a se manterem competitivas no mercado e conquistar novas demandas. A organização que não se preocupa em inovar, possivelmente enfrentará dificuldades em se manter no mercado. Ao iniciar um processo de inovação de produtos e serviços, pode ocorrer resistência por parte das organizações, diante de uma possível necessidade de mudanças estruturais e culturais para a realização deste processo. No mundo dos negócios, a flexibilidade às mudanças é fundamental para que as organizações desenvolvam novas tecnologias, produtos e serviços.  

A flexibilidade organizacional promove condições de maior liberdade aos colaboradores, estimulando a serem mais criativos e a desenvolverem ideias em benefícios da organização. As organizações flexíveis empregam o capital intelectual dos colaboradores, desde o nível operacional a alta administração, para atingirem tanto a inovação quanto a eficiência.

Um fator importante a ser considerado é a disponibilidade de capital a ser investido. Como todos os projetos e desenvolvimentos exigem investimentos, a quantidade de inovações que a organizações desenvolverão será determinada de acordo com a quantidade de capital disponível a ser investido em um determinado nicho de mercado.

Para se posicionarem competitivamente no mercado, as organizações podem empregar os seguintes tipos de inovação: inovação de produto, inovação de processos, inovação organizacional, inovação de produção e inovação comercial e marketing.

A inovação de produto consiste em criar um novo produto e serviço ou aperfeiçoar os já existentes.

A inovação de processos consiste em implantar um novo processo de produção ou aperfeiçoar os já existentes.

A inovação organizacional propicia a melhoria de comunicação interna entre departamentos, divisão de novos negócios e procedimentos contábeis.

A inovação de produção está relacionada à implantação de sistemas de produção Just in time e de novos processos de programação de produção, com o objetivo de reduzir os custos de produção.

A inovação comercial e marketing estão relacionados à criação de novos procedimentos de vendas, de novos arranjos financeiros e na divulgação da marca dos produtos e serviços.

Como os consumidores exigem, cada vez mais, novos produtos e serviços com qualidade e menores preços, as organizações devem constantemente se inovar e criar valor aos produtos e serviços para conseguirem atender as demandas do mercado.

Através da inovação, as organizações são capazes de aumentar a demanda de clientes e até mesmo a entrar em um novo nicho de mercado.

Referências bibliograficas

DAFT, Richard L. Organizações: Teoria e Projetos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

MATTOS, João Roberto Loureiro Gestão da Tecnologia e Inovação: Uma Abordagem Pratica: 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

TROTT, Paul. Gestão da Inovação e Desenvolvimento de novos Produtos: 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.