FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PROFESSOR ORIENTADOR: LAWTON BENATTI

MONICA AUGUSTINELI MORAES



 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE PROCESSO

Inovação tecnológica de processo é a adoção de métodos de produção novos ou significativamente melhorados. Nos dias atuais é preciso inovar sempre, se manter atualizado com o mercado, para ganhar cada vez, mas vantagem competitiva. Além disso, a inovação traz mudança, competitividade e é uma necessidade de acompanhar as tendências.

De um modo geral, as empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado. A grande maioria das grandes empresas possuem áreas inteiras dedicadas à inovação, com laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que contam com diversos pesquisadores. Apesar deste papel central exercido pelas empresas, a interação entre parceiros é fundamental. Sem ela, as inovações são dificultadas.

De acordo com TROTT (2012), Falar de inovação é, então, aceitar que as coisas mudam. É saber que tudo, conhecimento, tecnologia, produtos, processos, gestão, negócios, mercados, enfim, tudo tem uma dinâmica inevitável que vai do nascimento e do lento estabelecimento, passando por um crescimento acelerado até amadurecer paulatinamente e se estabilizar.

 

DIFERENTES TIPOS DE INOVAÇÕES

A inovação industrial não apenas engloba inovações maiores e radicais, mas também avanços tecnológicos menores e incrementais. Pois a comercialização bem sucedida da inovação pode envolver mudanças organizacionais consideravelmente mais amplas. Por exemplo, a criação de uma inovação tecnológica radical, como a biometria implantada nas instituições financeiras, como bancos, empresas, clubes repartições publicas. No caso dos bancos você pode acessar sua conta e validar transações bancarias utilizando suas digitais, sem precisar de senha.

 A biometria reconhece as pessoas com base em suas características físicas. Pode ser a palma da mão, a ponta dos dedos, a íris, a voz para diferenciar os seres humanos uns dos outros. Empresas investem nessa tecnologia para garantir a segurança de seus clientes.

E é um meio ter facilidade e seguranças, sem precisar de senha. Com certeza essa inovações tecnológicas nas instituições financeiras, traz uma vantagem competitiva, um diferencial de suma importância para essas instituições.

Pois ainda é cedo para decretar a aposentadoria de cartões magnéticos, crachás, listas de senhas e o número crescente de apetrechos que bancos, empresas, clubes e repartições públicas têm obrigado clientes, visitantes e funcionários a carregar consigo em nome da segurança. Mas a tendência é que, pouco a pouco, caixas eletrônicos, catracas e outros dispositivos de acesso consigam reconhecer as pessoas com base apenas em suas características físicas, a chamada biometria. A solução tecnológica ideal, no fim, pode estar na ponta dos dedos, na palma das mãos, na íris, na voz, nas feições ou em qualquer outro detalhe que permita distinguir os seres humanos uns dos outros e quem não acompanhar esse crescimento tecnológico que cresce com uma velocidade extrema, perderá participação no mercado. Como acontece com muitas empresas por não acompanharem as tendências do mercado.

 “... não inovar é morrer”, escreveu Christopher Freeman (1982).

“As empresas devem ser capazes de se adaptar e progredir se desejam sobreviver, elas funcionam com o conhecimento de seus concorrentes, inevitavelmente, vão chegar ao mercado com um produto que altere a base da concorrência.”  (TROTT, 2012, p. 04).

Referências

TROTT, Paul. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4 ed. – Porto Alegre. Bookman, 2012.

Revista de negócios; http://proxy.furb.br/ojs_teste/index.php/rn/article/view/637