FACULDADE NOSSA CIDADE

 ADMINISTRAÇÃO: 7º A PERÍODO NOTURNO

ANDREIA ANTONIA DA SILVA RA: 1953 

                 INOVAÇÕES TECNOLOGICAS VIRTUALIZAÇÃO

 Artigo Inovações tecnológicas - Virtualização, apresentado à disciplina Inovação e Competitividade – Faculdade Nossa Cidade da FNC, sob orientação do Professor Lawton Benatti.

INTRODUÇÃO

Observamos que atualmente estudos em cima das organizações destacam mudanças o que acontecem com uma rapidez enorme. A globalização atua como uma maquina de mudanças que geralmente ocorrem não só no plano tecnológico, mas também individual e social.

Vem sendo cada vez mais valorizada pelas organizações a criatividade de seus colaboradores, onde também atua como diferencial para que a organização mantenha sua competitividade no mercado. No mercado as oportunidades detectadas suas criações devem ser imediatas e com grau alto de competitividade observando o ambiente mercadológico.

Os estudos são implantados com rapidez, e a criatividade, e a criatividade e inovação tem destaque neste contexto como ferramenta essencial para o processo de inovação.

O conceito de inovação nada mais é que exploração de sucesso, novas idéias e é sucesso para as empresas, aumento de faturamento a novos mercados e aumento na margem de lucro. No ramo tecnológico criatividade e inovação são fundamentais para o desenvolvimento de um país, alem de tornar competitivo no cenário mercadológico.

INOVAÇÃO TECNOLOGICA EMPRESAS INFORMATICAS

A nova visão das empresas é solução de computação flexível temos como exemplo a empresa DELL sua nova visão é de computação flexível à empresa está produzindo solução para clientes que navegue por seu ambiente cada vez mais complexo. A novidade atrai soluções e avanços de largura de banda, virtualização e computação baseada em rede para produzir arquiteturas personalizadas e voltada para atender as necessidades dos usuários finais.

Nos dias de hoje o ambiente de TI, seus usuários pelos dispositivos de computação, pois uma grande parte das operações de TI esta focada no gerenciamento, garantindo a conformidade e segurança para os indivíduos que utilizam esses dispositivos.

INOVAÇÃO VIRTUALIZAÇÃO DE CLIENTE:

Virtualização nada mais é que a simulação da plataforma de hardware, dispositivo de armazenamento, sistema operacional de recursos de rede.

A virtualização se tornou um componente chave para buscar formas de reduzir os custos e complexidade com o ambiente de TI, onde o desenvolvimento de uma estratégia eficiente na busca de objetivos, outros desafios podemos destacar no data center.

Servidores sub utilizados, datacenter atingiram a capacidade ao Maximo, o gerenciamento e segurança dos servidores e hardware, problemas de compatibilidade na operação, basicamente a virtualização é a técnica de separar o operacional e aplicação dos componentes físicos.

Virtualização do servidor: permite uma diversidade maior de utilização de recursos (hardware, espaço etc...) permite segurança e isolamento seja mantido.

Virtualização de aplicação: No desktop do usuário permite aplicações em um ambiente virtualizado que quando a solução é implantada , tem a possibilidade de distribuição de aplicação ao sistema operacional.

Virtualização de Desktop: Permite a execução de múltiplos sistemas operacionais em única worktation.

Entre outros tipos de virtualização são ferramentas de gerenciamento no ambiente virtual tais como virtualização de desktop, de apresentação, infra-estrutura de desktop e perfil e permite facilmente o usuário se movimentar para as estações onde em caso de roubo e quebra de equipamento ele é protegido.

OBJETIVO FOCADO NA INOVAÇÃO

- Inovação de produto; Consiste em modificar atributos do produto, com mudanças na forma percebida por consumidores.

- Inovação por processo; são mudanças na produção do produto ou processo, não gera impacto produto final e sim benefícios no processo de produção, no geral com aumento da produtividade e redução de custos;

- Inovação modelo de negocio; não implica necessariamente na mudança do produto ou no processo de produção, e sim no modo que ele é levado ao mercado.

Inovação incremental; são pequenas melhorias continuas no produto ou em linha de produtos, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor.

“O ritmo da inovação tecnológica do produto é extremamente rápido.” (CHIAVENATO, 2004, p. 254). E complementa este raciocínio enfatizando a necessidade de mudanças nos processos, “As empresas que desejarem ser competitiva precisam promover mudanças imediatas e radicais em suas estruturas e em seus métodos de trabalho.” CHIAVENATO, 2004, p. (254).

Muitas vezes pensamos em tecnologias apenas tecnologia de ponta, em máquinas e equipamentos de última geração, sofisticados computadores, entre outros. Não é apenas isso, mas também novas formas de se fazer às coisas, novos processos, novos serviços e procedimentos podem ser considerados como inovações tecnológicas.

Conforme cita Reis1 “Inovações tecnológicas incluem novos produtos, processos e serviços e também mudanças tecnológicas em produtos, processos e serviços existentes”.(REIS, 2004, p. 43). Sendo que pequenas alterações nos processos que já estão sendo utilizados podem ser consideradas como inovações tecnológicas.

AMBIENTE VIRTUAL

Em um ambiente virtual a virtualização de setores pode aumentar a segurança, aplicativos pessoais e de produtividade, são separados para proporcionar a TI meios para separação de elementos vulneráveis da computação pessoal no meio ambiente empresarial.

De forma geral para que os clientes não sejam infectados, a separação limita o impacto do vírus de aplicativos particulares, onde quer que o usuário vá com seu navegador, pode facilmente colocar em quarentena tratado ou removido, pode carregar sem que ocorram riscos para o outro ambiente virtualizado executados no cliente.

Na era do conhecimento, vive se nas organizações que aprendem,

Onde se tornou fundamental para as empresas o conhecimento entre seus integrantes, pois esta transferência podem criar um efeito no que diz respeito à criatividade das pessoas, e é  extremamente  importante para as estratégias das organizações.                              

Aumento na central de acesso as informações beneficio considerável da virtualização de sistemas onde existe um controle maior no acesso as informações, gerenciamento de trabalhos remotos, isolamentos de aplicativos  e sistemas da autonomia as organizações de TI a decidir de como, para quem, nas autorizações que serão concedidas no acesso dado  a clientes.

“...A necessidade de ser competitivo, de manter-se vivo ou de atirar-se e manter-se à frente dos concorrentes é a noção fundamental da freqüente procura da inovação.” (MAÑAS, 2001, p. 45).

Fazer mais com aumento a flexibilidade de TI, um controle maior gera flexibilidade para maximizar investimentos de TI existentes e planejados. Sejam as empresas podem fazer mais com menos, a importância da virtualização do cliente maior proporciona o aumento de flexibilidade para o usuário, em casa, no escritório possibilitando novas abordagens a computação, com variedade de dispositivos a clientes.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2004.

REIS, D. R. Gestão da Inovação Tecnológica. São Paulo: Manole, 2004.

MAÑAS, A. V. Gestão de Tecnologia e Inovação. São Paulo: Érica, 2001.