FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Isabela Lopes Marques Lima

INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES

A inovação ocorre em aspectos internos e externos nas organizações, seja ela, em produtos, serviços e processos, a fim de gerar ganhos produtivos e competitividade de mercado, de modo geral é uma implantação que gera resultados, seja criando novos produtos/serviços/processos ou apenas realizando melhorias em projetos existentes. “Na realidade a inovação é a gestão de todas as atividades envolvidas no processo de geração de ideias, desenvolvimento de tecnologias, fabricação e marketing de um novo produto ou aperfeiçoamento dos existentes. (TROTT, 2012)”

Snell (2009) ainda afirma que: “Deve haver necessidade da inovação tecnológica ou demanda por ela. Sem a necessidade que dirige o processo, não há razão para que a inovação ocorra.” O próprio mercado exige inovações para que as empresas se mantenham e conquistem a liderança em seu segmento. A Inovação é uma importante ferramenta para atrair novos clientes e se mostrar à frente de seus concorrentes.

Embora a inovação seja ferramenta essencial para as organizações, principalmente nos dias atuais onde as mudanças tecnológicas ocorrem com mais rapidez que em anos anteriores precisamos adequá-la a responsabilidade ambiental. O processo de inovação deve ser positivo nos âmbitos econômicos, ambientais e sociais.

Por isso, cada vez mais os consumidores buscam produtos e serviços menos agressivos ao meio ambiente, hoje muitos produtos já foram substituídos por outros que respeitam mais o meio em que vivemos, como: alimentos orgânicos, lâmpadas que consomem menos energia, produtos de limpeza e higiene com embalagem biodegradáveis, as mudanças vão desde as matérias-primas optando por matérias recicláveis ao processo de produção com tecnologias mais limpas.

“Em 2007 a Braskem se destacou pelo desenvolvimento do primeiro plástico verde, o bioplástico, feito a partir do Etanol e 100% reciclável” (GOUVEIA; RIGHETTI, 2009). Outro tipo de inovação benéfica ao meio ambiente é a utilização de energias alternativas, como a energia solar e eólica, a tendência em inovação sustentável está fortíssima na arquitetura e construção, atualmente é possível utilizar sistemas de armazenamento de água chuva, tratamento de água, hortas laterais e suspensas, telhas criadas a partir de materiais recicláveis. Além de poupar o meio ambiente esses produtos trazem benefícios aos consumidores, como redução de custos com água devido à reutilização da água de chuva e outros processos produtivos, produção de hortaliças traz benefícios à saúde já que está longe de agrotóxicos, às telhas de caixa de leite podem melhorar o isolamento térmico e custam menos que as telhas convencionais, essas ideias podem ser úteis em residências e também nas organizações.

Os processos sustentáveis devem incluir engajamento das empresas para que os funcionários sejam cada vez mais incentivados a propor ações verdes e seus líderes devem ser influenciadores da sustentabilidade. O mesmo esforço deve ser solicitado aos fornecedores, que devem enquadrar seus produtos e serviços de forma ecologicamente correta.

A inovação ligada à responsabilidade ambiental, não busca somente compreender clientes e fornecedores, mas sim as diversas partes interessadas, os stakeholders, como ambientalistas, comunidade local e outros.

Algumas empresas brasileiras e filiais de multinacionais já têm trabalhado com alta tecnologia em prol do meio ambiente, apesar dos problemas econômicos e sociais, o Brasil é destaque em tecnologias verdes devido o desenvolvimento do Etanol, que polui menos que a gasolina.

Para garantir que a inovação verde realmente tenha resultado, foram criados alguns selos e certificações para mensurar os efeitos positivos das empresas comprometidas em reduzir os impactos ambientais, como: FSC certificação de reflorestamento e Fundação Espaço Eco que mensura as inovações sustentáveis desenvolvidas pelas empresas.

A inovação de produto verde tem sido vista como um dos fatores-chave para alcançar o crescimento empresarial e uma melhor qualidade de vida das pessoas. Não evita apenas os protestos de ambientalistas e sanções previstas em lei, contribui também para o desenvolvimento de novas oportunidades de mercado nas organizações e aumenta a vantagem competitiva.

 A interação entre a inovação e a sustentabilidade tornou-se uma prioridade estratégica nas empresas, pois gera ganhos a curto e a longo prazo, trazendo a redução de custos e desperdícios significativos devido ao uso da ecoeficiência, que nada mais é que a utilização racional de recursos naturais, energia e matéria-prima, também ganhos com a imagem, lealdade do consumidor, maior capacidade de reter e manter talentos e reputação perante o mercado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SNELL; Bateman. Administração: novo cenário competitivo. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 551 - 552.

TROTT; Paul. Gestão da Inovação desenvolvimento de novos produtos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. 13 - 16.

BOSCO; Flávio. A química da sustentabilidade. Rev. Petro e Química, Rio de Janeiro, v. 14, p. 14-16, nov, 2014.

GOUVEIA, Flávia; RIGHETTI, Sabine. Inovação e Meio Ambiente: pressão verde motiva empresas a inovar de forma sustentável. Campinas, v. 5, n. 3, jul./set. 2009.