FNC – FALCULDADE NOSSA CIDADE

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Aline Batista de Oliveira

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

Introdução

Este artigo descreve a inovação organizacional em uma empresa hospitalar, na qual caracterizou benefícios e grande demanda, gerando lucro e resultados para o empreendimento. O objetivo da Inovação Organizacional é melhorar o desempenho de empresas através de recursos que visam resultados estratégicos e satisfação de seus clientes. Para que isso aconteça às organizações colocam algumas práticas inovadoras como: adoção de práticas para o desenvolvimento, programas de estímulos de novas idéias, sistemas de relacionamento com clientes e fornecedores e que seus funcionários possam cumprir suas cargas horárias de trabalho de forma diferenciada. Portanto a criação de novos métodos organizacionais que visam à melhoria da empresa pode-se considerar uma inovação, pois esta estimulando o desenvolvimento da mesma, tendo um aumento de desempenho e diminuição de custos.

Gestão da Inovação Organizacional

Segundo Trott (2012), “dentro de quase todas as organizações, há uma tensão fundamental entre a necessidade de estabilidade e a necessidade de criatividade. Por um lado, as empresas precisam de estabilidade e de rotinas fixas para executar suas atividades diárias com rapidez e eficácia. Atualmente, isso é o que permite que a organização seja competitiva”.

Os hospitais estão aumentando rapidamente, mas poucos estão investindo em inovações para satisfazer as necessidades de seus clientes e colaboradores, pode até colocar equipamentos sofisticados, mais se seus pacientes não receberem um atendimento de qualidade que atinjam suas expectativas eles não se sentiram confortáveis a continuarem naquele local, para que isso aconteça seus colaboradores necessitam de sistemas que os ajudem a atender o paciente com rapidez e eficácia. Pensando nisso um determinado hospital adquiriu um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) e suas vantagens foram: Agendamento de consultas; Gestão administrativa; Gestão de apoio clínico; Gestão de contratos, seguros e planos médicos; Sistema de informações gerenciais; Gestão da ocupação de leitos; Gestão do portal de Internet entre outros, e sua desvantagem foi que ofuscou o desempenho de seus funcionários fazendo com que eles se limitem a este sistema.

 

Como diz Drucker (1985), “o hospital, em sua concepção moderna uma inovação social do Iluminismo do século XVIII, tem sido maior impacto na assistência médica do que muitos avanços em medicina. A administração, isto é, o “conhecimento útil” que permite ao homem, pela primeira vez, converter indivíduos produtivos, com habilidades e conhecimentos diferentes trabalhando juntos, em uma “organização”, é uma inovação deste século”.

Segundo Trott (2012, pag. 98), “os principias benefícios que podem surgir do sistema ERP estão associados com a expectativa de ganhos em termos de eficiência e eficácia de processos comerciais obtidos com disponibilização de informação mais precisas e oportunas”. 

O que as empresas devem reconhecer é que este sistema é dirigido por informações mestres e não perdoam erros, ou seja, se as pessoas que o utilizarem colocarem informações incorretas irá causá-lo sérios problemas, pois ao tentar corrigir o erro irá demorar uma grande quantidade de tempo para obter a entrada dos dados corretos. Temos como exemplo um arquiteto que antigamente folhearia catálogos e buscava trabalhar com sua imaginação e atualmente todas as opções estão disponíveis em um menu, fazendo com que ele se limite a um programa e deixe de utilizar seus conhecimentos.

A ERP tem seus pontos positivos para empresa pelo fato de facilitar o serviço e produzir rapidamente as atividades, mas também ocorrem pontos negativos, pois os empregados se matem controlados por sistemas e faz com que os mesmos sintam-se acomodados e com o passar do tempo se desmotivaram por não utilizarem seus conhecimentos. 

Desenvolvimento de um ambiente através do P&D 

Através do P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) as empresas trabalham com idéias inovadoras que são fornecidas profissionais criativos, pois promovem e incentivam seus colaboradores a compartilhar suas idéias fazendo com que eles trabalhem em conjunto visando o crescimento da organização. As pessoas criativas são atraídas por ambientes nas quais elas podem dividir suas imaginações, por exemplo, um aluno de graduação que busca trabalhar em empresas bem sucedidas, desta forma as pessoas criativas agem, elas não se animam com trabalhos convencionais estão sempre à procura de lugares onde suas idéias possam ser estimuladas. 

Segundo Chiavenato (2012, pag.77) “invista pesadamente no aprendizado continuo, e no desenvolvimento de conhecimento e competências para transformar sua equipe na melhor possível. 

Considerações Finais 

Empresas inovadoras são aquelas que buscam oportunidades, sejam através do ambiente interno e externo, usam o lado esquerdo e direito do cérebro, não se limitam apenas a sistemas e sim reconhecem que seus profissionais podem inovar através de suas idéias. Muitas organizações utilizam sistemas, não significa que não seja inovador, mas que com o tempo seus colaboradores deixarão de propor idéias por estarem limitados a apenas um recurso e isto resultará em desmotivação. 

Segundo Chiavenato (2012, pag. 21), “devemos transformar cada limão em uma limonada.Os perigos anteriormente aventados constituem os fatores críticos do negocio.Um fator critico do sucesso é aquele que não for muito bem cuidado poderá colocar em risco seu negocio”. 

Referências Bibliográficas: 

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: Dando Asas ao Espírito Empreendedor. 4ª Ed. Barueri, SP Manole, 2012. 

DRUCKER. Peter F. Inovação e Espírito Empreendedor: Prática e Princípios, São Paulo: Cengage Learning, 1985. 

TROTT, Paul. Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. 4ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.