Faculdade Nossa Cidade

Curso: Administração de empresas

Prof. Orientador: Lawton Benatti

Aluno: Jefferson Vitor da Silva

Titulo

Inovação o risco do sucesso

Inovar nas organizações hoje é uma forma de nos diferenciarmos de nossos concorrentes e buscarmos novos clientes ou satisfazer os nossos clientes fieis, a inovação pode ser uma incógnita para muitas empresas, mas para outras o risco de inovar gera um beneficio muito maior que lucro gera a oportunidade de sair na frente.

A inovação amplia a conhecimento que já existe e pode ate combinar conhecimentos distintos, inimagináveis criando uma nova forma para tal produto ou serviço que foi melhorado ou modificado, uma “invenção” revolucionaria que façamos para atender as necessidades de nossos clientes.

Grant[1] (apud ZILBER, et al 2008) “Inovar é romper com os modelos pré-estabelecidos e iniciar a comercialização de um produto que é percebido pelos consumidores como tendo efeitos além daqueles modelos de consumo até então existentes”. Sendo assim um produto ou serviço diferente de tudo que já foi visto em prateleiras ou serviços, que surpreende pela agilidade ou precisão algo realmente novo quebrar modelos já conhecidos e testados no mercado do consumismo, buscando novas tecnologias e enxergando além de onde podemos ver se perguntando o que meu cliente quer o que ele busca o que ainda não existe.

“existe um pressuposto implícito nas ações observadas em diversas empresas, no sentido de que realizar melhorias no produto é menos arriscado do que introduzir inovações radicais, deixando assim que um concorrente corra o risco de testar um novo produto, preferindo ser um seguidor ágil” (HAMEL , 2000)

O risco e alto para se pagar em uma inovação radical mas temos que colocar na balança vale eu arriscar minha superioridade ou conhecimento firmemente já testado, segundo Freire (2002) “a ausência de inovação pode afetar o desenvolvimento sustentado da organização porque, em determinado período, a estagnação da oferta induz os clientes a preferirem os novos produtos e os novos serviços oferecidos pela concorrência”,

Temos que ter a certeza que o que é novo hoje não será novo amanha e que uns desenvolvimentos de novos produtos e novos serviços virão de qualquer maneira por nós ou por nossos concorrentes, pois nossos clientes querem o melhor o mais pratico buscam a perfeição os detalhes do novo.

A inovação está muito presente em nossas organizações, pois ela e o combustível que move incessantemente as mesmas, o grande risco que corremos em inovar radicalmente qualquer produto e o risco que corremos em ficarmos parados e não aproveitarmos novas tecnologias ou conhecimento, mas a inovação não esta só ligada a produtos e serviços e também os processos dentro das organizações e é nos processos onde as grandes inovações são feitas como na inovação incrementais onde pequenas melhorias são feitas, utilizando o conhecimento já existentes dentro da organização fazendo combinações criativas com outras tecnologia já existente, no processo e necessário também a organização de projetos para inovar seja o produto, serviço ou processos.

Fry[2] (apud ZILBER, et al 2008) “Os inovadores também se caracterizam por serem profissionais que desejam uma cultura igualitária na organização; espaço, recursos, espontaneidade; livres para se divertirem com o desempenho de uma tarefa que, para eles, faz diferença no desempenho estratégica da organização”.

Ainda segundo FRY (1987) as pessoas tem que querer inovar mostrar seu melhor, pois a maquina que move a inovação está com ela indiferente de tecnologias avançadas ou conceitos milagrosos tem que existir a necessidade de mudar e a solução de como vamos inovar, quando inovar.

No mercado em que a organização esta inserida a inovação diz muito que ela é, pois se falarmos de tecnologia de celular a inovação e constante e não para muda a todo o momento e quem acompanha o mercado e as necessidades do cliente sai na frente tem alguns mercados que a inovação vem mais demorada mais e impactante, por exemplo, na medicina vários testes são feitos para que uma inovação seja em cirurgias ou novas técnicas de tratamento sejam realmente uma verdade no dia a dia.

Enfim a inovação é um risco a ser enfrentado, pois na busca do sucesso e lucros das grandes corporações não a espaço para o comodismo e sim para pessoas ou organizações a fim de enfrentar com fervor a as mudanças e exigências de seus clientes, pois tudo e feito para ele, e é ele que nos diz se inovar e o caminho no mundo de pensadores são ainda lembrados, mas são os inventores e os inovadores que fazem a grande diferença.

Referência

 

Domínio Público - A inovação e os fatores organizacionais característicos. Revista de Ciências da Administração. v. 10, n. 21, p. 76-96, mai./ago. 2008. Disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=200828 Acessado em 19.04.2014

FREIRE, Adriano. Inovação: novos produtos, serviços e negócios para Portugal. Lisboa: Verbo, 2002.

HAMEL, Gary. Liderando a revolução. Rio de Janeiro: Campus, 2000



[1] GRANT, Robert M. Contemporary Strategy Analysis. 3. ed. Malden: Blackwell, 1998, p.287

[2] FRY, Louis W.; SAXBERG, Borje O. Homo ludens: playing man and creativity in innovation organization. University of Washington, 1987