Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Gabriela de Araujo Cardoso Fernandes

Inovação o meio mais produtivo do desenvolvimento

 

Nos dias atuais, passamos por constantes mudanças na evolução do mundo coorporativo, o tempo evolui a cada dia mais e mais, vivemos sempre às pressas, pensando sempre no algo novo, que irá surgir e tentando estar sempre alerta das novidades que aparecem, estamos sempre conectados e em busca de mudanças significativas onde nos deixe sempre atualizados e não nos deixe perder tempo, e com isso a concentração da procura por novos produtos e/ou serviços cresce aceleradamente, principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil.

Segundo o IBGE,

A população mundial, que hoje é de 6,1 bilhões de pessoas, deverá chegar a 9,3 bilhões em 2050, um crescimento de 50% e que devera ocorrer, principalmente nos países em desenvolvimento, que concentrarão em 2050, 85% da população mundial (IBGE, 2001, p.1)

E, com esse crescimento populacional se faz necessário desenvolver ou até mesmo, inovar produtor e/ou serviços já existentes para que venham suprir as necessidades desta nova geração exigente e detalhista.

Foi pensando em toda essa necessidade que as maiores e mais detalhadas inovações surgiram para facilitar e nos ajudar nas nossas tarefas e rotinas diárias. Um exemplo claro e preciso de inovação é o conhecido commerce, que foi uma junção de tecnologia, inovação e facilidade para a população em geral.

Nascida da necessidade constante de estar conectado a todo o momento em diversos lugares e ocasiões devido a correria do dia-a-dia surgiu uma grande oportunidade de negócio, o social-commerce, que são nada mais que vendas de produtos/serviços pelas redes sociais, como por exemplo: facebook, aplicativos e site de compras coletivas e outros.

Segundo Chiavenatto,

“Categoria de serviços que mais se beneficia com o chamado escritório virtual, ou seja, o escritório não-físico que se conecta a qualquer ponto do mundo por computador, fax e telefone” (CHIAVENATO, 2008, p.59)

Esse novo mecanismo possibilita aos usuários uma forma mais simples e mais rápida e muito mais econômica de como usufruir de benefícios de seus interesses sem ao menos terem a necessidade de sair de casa para comprar, trazendo maior comodidade e satisfação aos consumidores.

O Social-commerce é a junção do e-commerce nas redes sociais. As empresas que adotam esse ramo de mercado devem agregar na sua filosofia, alguns tipos de características sociais, ou seja, devem permitir que seus consumidores classifiquem e comentem sobre os produtos adquiridos e o serviço prestado.

Este meio permite que o próprio consumidor faça de certa forma uma propaganda gratuita, já que os consumidores compartilham suas compras/escolhas divulgando para seus contatos sua nova aquisição de forma que sua opinião e satisfação e uma forma direta para influenciar diretamente na tomada de decisão de outros consumidores seja no aspecto positivo recomendar o produto ou no aspecto negativo qualificando o serviço prestado.

Essa inovação de compras sociais requer dos comerciantes interajam com seus consumidores, da mesma que acontece quando a compra e feita presencialmente, buscando conhecer as necessidades do seu cliente de forma atenciosa, para poder aprofundarem o seu ramo de negocio e conseqüentemente aumentar os seus clientes.

Esse novo meio de comercio requer uma grande atenção e dedicação de seus comerciantes, visto que quando o negocio é gerido de forma incorreta geram resultados desastrosos podendo comprometer a imagem da empresa como um todo, devido a influencia de comentários referente ao serviço prestado pode tornar grandes proporções de futuros consumidores.

Em constate evolução o social-commerce surgindo novas tecnologias criativas permitindo que os comerciantes tenham acesso a essas ferramentas para auxiliá-los no processo de capitação de novos clientes e divulgação de seus produtos/serviços, tecnologias tais como aplicativos que ao ser efetuada uma nova compra divulgue automaticamente o nome da empresa escolhida para a aquisição.

 

Segundo Mattos e Guimarães,

A criatividade e a inovação são normalmente atividades complementares, uma vez que a criatividade gera a base da inovação, a qual, em seu desenvolvimento, produz novas dificuldades que devem ser resolvidas com a criatividade. (MATTOS; GUIMARÃES, 2005, p.204)

A criatividade esta diretamente ligada ao ramo de negocio social-commerce, estabelecido o relacionamento com o consumidor, a metade do caminho já esta percorrida visto que cabe aos comerciantes estimular a aquisição dos produtos seja esses estímulos como descontos, entregas rápidas, campanhas de indicação e estimular a compra coletiva, após uma aquisição e o serviço for qualificado de maneira satisfatória acaba induzindo os consumidores a comprar para ter o mesmo produto e satisfação tornando o negocio ainda mais rentável. Essa ferramenta de comercio pode ser implantas desde grandes a pequenos empreendedores, visto que o custo para investir e considerado baixo em relação aos tradicionais, os resultados e as melhorias a serem feitas podem ser facilmente monitoradas pela própria pagina criada acompanhando os comentários de seus consumidores com isso pode ser feitas alterações na abordagem ou algo que para os consumidores não esta agradando isso agrega mais valor a marca.

Bibliografia

MATTOS, João Roberto Loureiro; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 04 out. 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo Dando asas ao espírito empreendedor. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.