Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Edenize Bomfim dos Santos Palma

Orientador: Professor Lawton Benatti

 

Título da obra: Inovação e Competitividade Empresarial

 

2.6 Inovações nos Processos Logísticos e de Distribuição

 

Conceituação

O conceito de logística é entendido como; organização, planejamento, controle e concretização de outras práticas que são agregadas à armazenagem, veiculação e distribuição de bens e serviços. Como aqui no Brasil é observada uma ampla necessidade de inovar as importações. A logística deve ser vista como uma ferramenta de extrema importância na intenção de melhoraras transações dos comércios em geral. Assim, uma companhia pode alcançar largas vantagens de competitividade em relação às suas concorrentes, por meio do adequado uso da logística. Quero ressaltar que mesmo quando a opção da companhia é pela diferenciação, os gastos não podem ser negados ou olvidados, assim sendo, a logística pode auxiliar tanto como um fator de sucesso acrescentando valor ao produto ou serviço prestado, como do mesmo modo ajudar na redução de custos desses produtos os serviços.

Para (BALLOU 2013), o grande valor imposto pelo uso da logística é a influência dos custos que estão sendo associadas as suas necessidades. Existem aqui no Brasil inúmeras ocorrências em que grandes empresas que eram líderes em seu ramo de atuação, e que nos últimos levantamentos têm amargados catastróficos resultados.  Elas vêm perdendo espaço no competitivo mercado para aqueles concorrentes que estão focadas nos custos. Os principais componentes causadores da pouca atenção das empresas em relação aos custos foram os anos em que a inflação esteve alta e, também, o fechamento da economia. Neste período, portanto, determinadas empresas passavam por uma inacreditável situação: além de não terem competitivos custos, do mesmo modo não eram diferenciadoras.

Destacamos, porém, que segundo (RODRIGUES 2000), a logística é enfatizada observando a sua conjuntura mais operacional, onde o foco é o fluxo de suprimentos; é um grupo de atitudes que tem como objetivo a agregação de valor, visando a melhor organização do fluxo de materiais, a saber, desde a produção até a sua distribuição final. Assegurando, também de maneira adequada a total qualidade, garantindo um razoável custo, num menor espaço de tempo e, o mais importante, atendendo às necessidades dos consumidores de modo geral.

Antes, outro diferente significado mais dilatado e universal de logística é tratado por inúmeros outros teóricos da área. Destacamos, entretanto (MOURA 1998), que define essa área como; um sistema global, formado pelo inter-relacionamento dos diversos segmentos ou setores que a compõem. Ele aponta a valorização da logística em muitos departamentos das corporações, distinguindo-se por diversas atribuições.

Nas empresas de atacados a logística recebe a missão de armazenar e controlar produtos. Em empreendimentos do campo transportador e varejista é imprescindível para efetivar a distribuição dos produtos de maneira eficiente. Esta é fundamental para indústrias que transforma matéria prima, por causa de sua competência de provimento e localização das áreas de processamentos mais próximas. Também em departamentos de prestação de serviços, correios e bancos, a logística exerce um importante papel tanto no transportar de documentos como no andamento dos serviços de um modo geral.

É importante saber que a logística tem origem militar e era frequentemente usada para vencer batalhas. Hoje do mesmo modo, para se vencer as batalhas da imensa globalização a qual envolve direta ou indiretamente toda a sociedade. Buscamos aclarar os: objetivos, as ferramentas de estratégias, os meios táticos de operações utilizados pela logística. 

Foi a partir dos anos 70 que essa ferramenta chegou aqui no Brasil tendo como objetivo principal: a distribuição assim dita, tanto interna como externa. Visando abastecer os mercados emergentes as empresas comerciais e industriais brasileiras acharam-se necessitadas de deixar o amadorismo e profissionalizar seus meios de distribuição para assim vence as barreiras nesse nosso país de dimensões continentais que tem uma frágil malha de transporte.

O termo; logística até uns poucos anos atrás, era associado a transportes, depósitos e as atividades vinculadas à venda. Até que um executivo da Compaq pronunciar que a essa traria inúmeras vantagens a quem fizesse o adequado uso dela. A qual passou a ser mais valorizada, pois traria maior vantagem na competitividade empresarial.

Atualmente, percebendo o amplo potencial associado às atividades integradas por um processo logístico, as empresas brasileiras iniciaram sua utilização em alta escala. Entre os sistemas mais bem estruturados aqui no país, estão os ligados aos setores industriais automobilísticos e aos grandes varejos tais quais os ligados aos hipermercados.

Como se sabe a logística é responsável pelo planejamento, operação, por controlar o fluxo de mercadorias e também sendo fonte de informação desde o fornecedor até o consumidor. Assim sendo, o básico da atividade logística em qualquer empresa moderna é; o atendimento do cliente.

Inovação nos Processos

 

É importante perceber que dentro da sociedade moderna, de um modo geral, são notados vários tipos de mudanças. Entre essas gostaríamos de destacar a globalização que trouxe por sua vez inúmeras transações comerciais entre as fronteiras nacionais e internacionais. Em fase disso nasce a necessidade de novas tecnologias para se distribuir os diversos produtos que é produzido nos países. Para tanto, a logística é uma ferramenta adequada para solucionar as diferentes dificuldades que as empresas enfrentam, dando conta de suprir as variadas necessidades do mundo empresarial.

Como se sabe a inovação e o conhecimento é, atualmente, um dos fatores principais que geram a competitividade de setores empresariais. A habilitação das empresas para uma rápida resposta da informação é fundamental nessa concorrência para a competitividade. Por isso, os empreendimentos, de modo geral, têm investido ultimamente nos variados métodos logísticos para diferenciar-se de seus concorrentes no inesgotável mercado. Estas estão a fazer amplos investimentos junto a empresas consolidadas no setor de tecnologia para colocar sua marca em evidencia e assim solidificar seu plano de mercado.

Com a chegada da tecnologia a logística tem se desenvolvido de modo amplo. A inovação nos processos logísticos de distribuição tem sido um recurso intrínseco nas empresas. Distribuição em geral: pensemos numa dada situação em que um consumidor sinta vontade de comprar aquele automóvel do seu sonho. Ele dirige-se a uma revendedora e ao chegar ao pátio, nota que não há nenhum carro da marca que ele sonha. Então, apesar de triste, logo é abordado por um vendedor que leva a uma sala com vários computadores. Assim que o cliente apresenta seu desejo de adquirir determinado carro. O vendedor exibe na tela do computador diferentes opções oferecidas pela montadora a fim de que ele tenha o carro desejado. E mais, com assessórios diferenciados. Tudo é mostrado virtualmente. O vendedor passa a oferecer vastas opções: números de portas, cores diferentes, materiais de estofamento e etc. A partir do momento em que o consumidor mostra-se interessado por um modelo em especial é lhe dado a oportunidade de construir o carro de seus sonhos. Automaticamente um software gera o valor da compra e as opções de pagamento são definidas. Imediatamente, após o crédito ser aprovado pelo agente financeiro do consumidor. Determina se então a data prevista para que o automóvel fique pronto e, o mais impressionante ainda é que indica o horário de entrega. Naquele instante, pelo computador, o vendedor aciona a empresa montadora que com todo detalhamento das peças e com riqueza de detalhe inicia o processo da ordem de produção. Depois que o computador da montadora recebe a ordem da montagem automaticamente aciona o planejamento dos materiais necessários para a montagem de tal modelo. Logo que o software da roteirização da distribuição física estiver completado a verificação das peças, retorna automaticamente a revendedora à informação de que o veículo será entregue no dia, horário e local registrado no ato da compra. Garantindo assim a ajustamento do negócio.

Será isso ficção científica? De modo nenhum! Essa e outras práticas de negócios agilizados já são realidade eu diversos países.

Referências

  1. RODRIGUES, P. R. A. Introdução aos sistemas de transporte no Brasil e a logística internacional. 1. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2000.
  2. MARTINS, Petrônio G.; ALT, CAMPOS, P. R. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
  3. MOURA, R. A. Sistemas e técnicas de movimentação e armazenagem de materiais. 4. ed. São Paulo: IMAM, 1998.