Faculdade Nossa Cidade - FNC

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Santina Costa de Almeida

Inovação nos processos de controles de pagamentos

Neste artigo serrão abordados a inovação nos processos de controles dos dados de pagamentos, mostra a importância da inovação nos processos existente, formas de trabalhar ideias e métodos, que pode ser transformadas para o próprio setor de trabalho, para uma mudança e inovação com melhoria de informações mais rápidas e confiáveis, que cada pessoa do departamento possa acessa-la e obter as informações necessitadas.

De acordo com Cerqueira (2010, p.453), “aborda que processos são necessário tempo para documentar os procedimentos, todas as pessoas envolvidas com o processo em questão devem participar de sua elaboração”. Essa melhoria e inovação nos processos, é ter o controle de todos os documentos e pagamentos em planilha em um software adequado para imputar todos dados registrados passo a passo, com inovação de implantar um controle com todas as informações do inicio ao fim dos processos de pagamentos de notas fiscais, evitando o desperdício e o acumulo de papel, facilitando as informações e conferência para fornecer dados solicitados para qualquer área.

Com a transformação desse processo já existente, muda a rotina do trabalho para melhor e menos tempo com a adaptação das melhorias práticas dos processos de trabalhos.

Barbará (2008, p.204) “Planilhas e formulários são comumente os modelos mais usado para documentação dos processos organizacionais, pois permitem descrever, detalhadamente com procedimentos e instruções de trabalho”.

Com esses procedimentos de inovação que foram implantados nos processos de pagamentos e notas fiscais contribuíram para a eficiência das informações tanto para as empresas e para os clientes.

A inovação exige conhecimentos e habilidades no que faz para cada pessoa que quer se manter no mercado de trabalho, ou no setor que está trabalhando, neste cenário competitivo é preciso mostrar o diferencial em tudo que faz, pois por meio de uma planilha ou um software todos os documentos registrados, com as informações, de todos os processos da área em que atua com uma inovação e acesso mais rápido, esse sistema de inovação mostra a melhoria continua no desempenho dos processos de pagamentos.

Para Oliveira (2008 p.153) processo é “Identificação e a gestão sistemática dos processos empregados dentro de uma organização e as interações entre tais processos podem ser consideradas como abordagem por processos”.

Com formas de inovação que pode mudar as regras dentro de um setor para enriquecer processos ou qualquer produto, pode envolver mudanças competitiva com vantagem para a empresa, para que isso ocorra precisa de desenvolvimento e procedimento adequado, as empresas necessitam de pessoas qualificadas e bem disposta a mudar quando for preciso.

Quando as mudanças e inovação dentro das empresas promovem melhorias facilitam os processos, produzem melhores resultados e serão aceitos pelos integrantes da equipe, para fazer algo diferente precisa ter vontade de poder criar e inovar, hoje em dia os setores dentro das empresas busca mudanças nas formas de trabalhos, com inovação nos setores nas empresas, para obter melhores resultado.

Conforme Bateman (2009 p.555) “Entretanto, os setores raramente são modificados do dia para noite. Tipicamente, os sinais do impacto da nova tecnologia são visíveis com boa antecipação, dando tempo para que as empresas e as pessoas reajam”. O mercado de trabalho exige tantos das pessoas e tantos das empresas também, as empresas buscam mais inovação nos seus seguimentos de processos e produtos, pois o mercado precisa de um diferencial e potencial com aceitação de mercado e clientes, os clientes de hoje são mais exigentes e qualquer empresa precisa estar preparada com um sistema de inovação nos seus processos dentro da empresa para aceitação de mercado e ser bem vistas pela concorrência e os clientes.

Empresas precisam inovar seus processos em todos os setores dentro da sua empresa, para que os processos fluam com inovação para um sucesso com parcerias e alianças de forma estruturadas e pessoas treinadas com habilidades e competências para o presente sucesso e objetivos futuros.

Referências Bibliográficas

BATEMAN, Thomas S. Administração: novo cenário competitivo, 2.ed.-2.reimpr.- São Paulo: Atlas,2009

BEUREN, Ilse Maria, Gerenciamento da Informação: Um Recurso Estratégico no Processo de Gestão Empresarial, 2.ed.São Paulo,2000.

CERQUEIRA, Jorge Pedreira, Sistema de Gestão Integrado, 2.ed.2010

OLIVEIRA, Saulo Barbará, (organizador) Gestão por Processos, Fundamentos, Técnicas e Modelos de Implementação, 2.ed.Rio de Janeiro,2008.