Instituição: Faculdade Nossa Cidade

Curso: Administração de Empresas

Professor Orientador: Lawton Benatti

Nome: Fernando Pereira

INOVAÇÃO NO VAREJO EM BUSCA DE NOVAS TECNOLOGIAS.

O que é inovação?

Segundo o autor a inovação para ser competente precisa ser simples e centralizada no que a empresa busca como planejamento. A inovação tem que ser apenas uma idéia do que a empresa quer, pois caso contrário ela pode atrapalhar o processo. (DRUCKER,2012).

Já para Simantob e Lippi (2003, p.12) “inovar é ter uma ideia que seus concorrentes ainda não tiveram e implantá-la com sucesso. A Inovação faz parte da estratégia das empresas: seu foco é o desempenho econômico e a criação de valor”.

Inovação é buscar novas idéias, melhorar um produto ou serviço que já está em circulação para que possa satisfazer as necessidades dos clientes e usufruir da tecnologia em seu favor, mas a inovação não está somente em produtos ou serviços. podemos inovar os processos dentro da empresa. Pois sem a inovação as empresas não conseguiram acompanhar os concorrentes, não conquistaram novos clientes e não terão novas parceiras.

A importância do cliente no processo de inovação.

Clientes são pessoas ou organizações que usam ou consomem produtos para atender a determinadas necessidades (KOTLER; ARMSTRONG,2007, p. 57).

 

Todo cliente tem sua importância para as organizações pois são através deles que as empresas faturam, por isso que as empresas devem estar sempre atento as necessidades e expectativas dos clientes, tentar fideliza- lós e oferecer realmente o que eles procuram para satisfazer suas necessidades.

 

Cliente significa aquele que usa os serviços ou consome produtos de determinada empresa ou de um profissional. FERREIRA (1999, p.486).

A busca da inovação pelo o varejo.

É o grande desafio do varejo nos tempos de hoje encontrar uma inovação que se adequa a sua maneira de sobreviver no mercado tão competitivo, buscar uma inovação que terá um resultado positivo para a empresa e que vai atrair clientes para o negócio, deixando os satisfeitos e melhorando o fluxo de caixa da empresa.

Sua influência tem sido decisiva na alavancagem dos empreendimentos, na medida em que tem impulsionado os empreendedores a promoverem melhorias significativas nos processos, produtos e serviços nas suas empresas, tornando-as mais competitivas (DAVILA; EPSTEIN; SHELTON, 2006. p. 26).

A inovação é a maneira do varejo sobreviver em todos os setores tanto nas lojas físicas como nas lojas virtuais, pois já não depende só da tecnologia, do investimento para ser diferencial, com a chuva de informação que se encontra em qualquer lugar no mundo hoje sem controle, abrindo várias oportunidades de negócios. Inovar nos tempos de hoje é melhorar cada etapa do processo, no produto, no atendimento ao cliente tanto externo ou interno, no serviço etc.

Cada vez mais fica evidente a posição de vantagem ocupada por aqueles que buscam inovar no meio empresarial, pois, a inovação tem se mostrado uma poderosa ferramenta de gestão para as empresas que a utilizam. (BACHMANN,2010).

As empresas do varejo hoje busca de forma prática ter um bom relacionamento com clientes através da inovação de produtos e serviços com pesquisas consegue atingir seu público alvo e identificar qual é a necessidade e expectativa do cliente para que toda essa informação ajude se tornar uma vantagem competitiva perante o mercado que atua.

A empresa deve adotar estratégias para conhecer melhor seu cliente. São exemplos práticos de estratégias: pesquisa de opinião, registro de sugestões e reclamações, observação do comportamento e visitas (BACHMANN, 2010).

Com o avanço tecnológico várias empresas procuram se inovar através dela por exemplo o supermercado Grupo Pão de Açúcar, aonde foi pioneiro no Brasil ao inovar em seus sistemas com o aparelho de RFID (identificação por radiofrequência) que vem do inglês Radio-Frequency IDentification).

O RFID é um sistema que identifica dados automaticamente através dos sinais de rádio, é um pequeno objeto que contém microchips de silício e um sistema de antena que permite responder e transmitir sinais de rádio enviados para uma base de transmissora, ele armazena informações através de um número único que consegue identificar de forma exclusiva pelas as leitoras que não precisam estar perto, pois a distância não é o problema não havendo a necessidade visual ou física.

O Grupo Pão de Açúcar implantou essa inovação, em seu centro de distribuição localizado na via Anhanguera e para consumidores da Loja do Pão de Açúcar no shopping Iguatemi, no centro de distribuição foi para facilitar a identificação dos produtos e um controle sobre cada etapa dos processos realizados,  pois com a transação de produtos de alto valor, pode ter benefícios no recebimento  do produto, redução de perdas e uma percepção de uma maior produtividade e o controle de onde o produto esteja  circulando.

 Para os consumidores o Grupo Pão de Açúcar  trouxe o Personal Shop aparelho com o sistema RFID, aonde os clientes cadastrados pode utilizar a máquina que substitui o carrinho de compras tradicional, aonde o cliente pode transitar dentro da loja sem preocupar em empurrar quilos e quilos de mercadorias, mas sim com o aparelho aonde ele pode fazer a leitura  código de barras que lhe informara preço, quantidade e sugestões de outros produtos que pode ser comprados junto com o produto lido, também dá dicas de ofertas no setor  e  receita e além de receber em casa todo o produto que solicitou, tudo isso pode acontecer através do aparelho RFDI pois está ligado com a rede wireless da loja Pão de Açúcar, tornando a compra do cliente, mais ágil e um diferencial.

Conclusão:

De acordo com o estudo realizado, observou –se que as empresas necessitam da inovação para sobreviver no mercado, qual seja a sua área de atuação, pois a inovação está presente na criação de novas idéias, em novos produtos ou serviços, em um processo novo, a inovação pode criar ou melhorar uma pratica. Conforme a inovação que a empresa Grupo Pão de Açúcar, trouxe práticas da tecnologia para o varejo, um diferencial aonde vários concorrentes ainda não utilizam tal sistema, mesmo sendo uma investimento alto, o sistema traz retorno a empresa com satisfação ao cliente, redução de custo, aumento de produtividade, redução de perdas e controle da logística do produto. A inovação é necessária pra o crescimento da empresa.

Referências Bibliográficas:

BACHMAN, Dórian. Guia para a Inovação: Instrumento de orientação de ações para melhorias das dimensões da inovação. Curitiba/PR. 2010. 116p. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/PR. Disponível : http://app.pr.sebrae.com.br/FCKeditor/userfiles/file/UIC/ALI/Guia_para_inovacao_instrumento_de_orientacao.pdf Acesso em: 15 abr 2014.

DAVILA, Tony; EPSTEIN, Marc J.; SHELTON, Robert. As Regras da Inovação: Como Gerenciar, Como Medir e Como Lucrar. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio – O Dicionário da Língua Portuguesa. 3º edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1999, p. 486.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor: Práticas e princípios.  14. ed. São Paulo: Pioneira, 2012. 378 p.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12º Edição. São Paulo: Person Education do Brasil, 2007.

SIMANTOB, Moysés; LIPPI, Roberta. Guia valor econômico de inovação nas empresas. São Paulo: Editora Globo, 2003, p. 12.

Revista sobre RFID PÃO DE AÇUCAR, disponível em : :http://www.grupopaodeacucar.com.br/fornecedores/revista_RFID_.pdf   - acesso em 14/04/2014.