Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Karen da Guia Costa de Lima

 

Inovação no Setor de Prestação de Serviços

 

O mercado atua a inovação como exploração de novas ideias, o que significa a mudança de algo que esteja diretamente ligado à empresa, seja no processo, nos dispositivos compostos do produto ou até mesmo nos métodos utilizados para uso do produto ou serviço.

Nos últimos anos, temos observado a evolução do comércio, o que tem levado as organizações a repensarem em suas técnicas para melhor atender seus clientes. As organizações inovam em virtude de surpreender seus clientes, atrair novos clientes e consequentemente entrar em novos mercados, buscando sempre, aumentar os lucros.

Temos ciência de que o homem é e sempre foi muito criativo. Porém nas últimas décadas temos mostrado maior interesse em criar, inovar e mostrar algo novo.

A criação de novas ideias não se dá apenas por um único indivíduo, mas pela conjunção de dois ou mais indivíduos. Por isso, as melhores empresas levam para si, aqueles que possuem boas ideias, que interessam à organização em crescimento.

Uma nova ideia leva a empresa a um nível de cultura maior, promovendo um ciclo continuo de inovações, levando sempre a competitividade. A vantagem competitiva tem como base a imaginação e inovação.

Alguns gestores costumam ignorar a imaginação e inovação de colaboradores, porém, mal sabem que poderão perder muitas oportunidades, clientes e consequentemente poderão perder lucros.

Uma empresa que é do setor de produtos, ela tem maior facilidade de inovar seus produtos, pois é só mudar a cor da embalagem ou até mesmo acrescentar uma unidade a mais na caixinha do produto. Já as empresas que vendem serviços, devem se preocupar ao máximo com a sua prestação, porque a maior parte das vendas é conquistada por indicações.

A ideia de competitividade implicitamente supõe conflito e rivalidade, o que dificulta a sua adequada apreensão. (SILVA & FONSECA, 2010, p.36).

Um cliente é sempre influenciado por experiências anteriores, por isso é de grande importância que o cliente seja bem atendido e tenha suas necessidades também atendidas para que não faça uma propaganda negativa da empresa que contratou o serviço.

A diferença do produto para a prestação de serviço é a tangibilidade, ou seja, o produto é palpável para o cliente, já o serviço ele é visível, e o cliente só saberá se o serviço atendeu suas necessidades, após receber a prestação dele.

Portanto, as organizações prestadoras de serviços, devem fidelizar seus clientes, atrair novos clientes, com algo que percebam a diferença, e que a concorrência não ofereça.

Há várias maneiras de atrair novos clientes neste setor, e uma delas é o prazo para realizar o serviço contratado, o valor a ser pago para o técnico, prazo de garantia, mais opções nos cardápios, brinquedos melhores que atenderão os restaurantes, entre outros. Porque quando um cliente sempre irá procurar um prestador de serviços, que atenderá suas necessidades.

A inovação no setor de serviços apresenta duas categorias importantes, que são as radicais e incrementais. A Radical são ofertas que não eram previamente disponíveis para clientes ou nos novos sistemas. E as Incrementais que são mudanças dos serviços já existentes que são avaliadas como melhorias (Ex: acrescentar ilustrações nos menus, brinquedos em restaurantes de fast-foods, mudar um atendimento em uma companhia aérea, entre outros).

O setor de serviços procura inovar bastante com a tecnologia, por esse motivo, as grandes empresas prestadoras de serviços investem em sistemas que possuam controles de seus serviços, para garantir um melhor atendimento ao cliente que ele ter por fiel. Investindo na tecnologia, as organizações passam a inovar não apenas para o cliente, mas também para seus colaboradores internos.

Conforme Fitzsimmons (2005, p.89) “... uma empresa de serviços tem de acrescentar o monitoramento das tecnologias como uma atividade para proteger a sua posição competitiva”.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MONTEIRO, Marly & PALADINI, Edson. Gestão da Qualidade: teoria e casos, Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DUAILIBI, Roberto & SIMONSEN, Harry. Criatividade & Marketing. São Paulo: M.Books, 2009.

FITZSIMMONS, James & Mona. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 4ª. ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.