Este artigo tem por objetivo chamar a atenção para o setor público, setor fundamental da administração pública, cujo foco é dar assistência a população, prestando diversos tipos de atendimento.

Vantagem do setor: Bom, para quem quer ter tranquilidade e estabilidade os concursos públicos é o melhor caminho, sua maior vantagem é a estabilidade.

Desvantagem do setor: Que a garantia de estabilidade é uma coisa maravilhosa nem se discute, quem não quer dormir tranquilo sem se preocupar em ficar desempregado a qualquer momento, porém essa mesma estabilidade pode trazer ao funcionário a sensação de comodismo e limitação, prejudicando consequentemente o serviço prestado.

Consequências das desvantagens: A perda da qualidade no dempenho das atividades  no decorrer do tempo devido a falta de motivação, falta de foco, de interesse. Isso acontece porque as pessoas precisam estar se renovando o tempo todo em todas as áreas de suas vidas inclusive na área profissional, mas, para se renovar profissionalmente, elas precisam de chances reais e de direitos iguais, enfim, precisam ter perspectivas enxergando novas oportunidades, caso contrário estarão propensas a se acomodarem em sua zona de conforto que no caso do serviço público é a garantia de estabilidade .

Ainda há a situação que os funcionários que decidem pleitear uma nova posição/cargo, mesmo  estando ingressados na máquina pública, conhecendo os procedimentos e tendo aprendido a desempenhar novas funções que não precise de aperfeiçoamento como ( faculdade, curso técnico ou tecnológico ), tem que começar do zero,disputando as vagas com todas as pessoas que se interessarem.  Também ainda é muito pouco o incentivo ao aperfeicoamento aos interessados em crescer profissionalmente.

Servidor público: toda e qualquer pessoa que trabalha na área pública, detendo um cargo/função concursado, comissionado ou até contratado que presta serviços a comunidade e em troca recebe remuneração salarial.

São denominados servidores públicos, em sentido lato, aquelas pessoas físicas que, mantendo vínculo de emprego estatutário ou contratual, de caráter permanente ou eventual, prestam serviços ao Estado, incluindo as entidades da administração Indireta, percebendo, em consequência, remuneração paga pelos cofres públicos.(MELO, 2009, p.47)

Os tipos mais comuns de servidores são os concursados e comissionados.

Os comissionados: são pessoas chamadas para assumir uma função sem concurso, essa pessoa pode ser desligada do cargo quando for necessário.

O concursado: são pessoas que após passar em uma prova, ser nomeado, assumir seu posto, passar por avaliações periódicas por três anos (período probatório), garante a sua estabilidade profissional por toda a sua vida, vindo a perder seu cargo somente após processo administrativo, se considerado culpadopor algum ato ilegal.

Missão do servidor público: Para trabalhar como servidor público as pessoas não devem visar só o interesse próprio, elas precisam gostar de trabalhar com o ser humano e ter a consciência de quanto esse serviço é fundamental no desenvolvimento de um país, enfim, as pessoas precisam ter dom, amor pelo papel que desempenha.

Geralmente, o servidor ao ingressar na máquina pública está cheia de ânimo, porém encontra um ambiente viciado, desanimador com limitações e  nenhuma perspectiva de crescimento esta situação não é tão sentida no primeiro momento, porém, no decorrer do tempo a consequência é o desânimo.

Os clientes: toda a população é cliente do serviço público, independentes de sua classe social em algum momento todos irão precisar de alguma prestação de serviço.

Avaliadores: Quem avalia o desempenho do funcionário no serviço público geralmente é a população em boa parte das vezes não ficam satisfeito com a postura dos servidores e seu atendimento, mas como concordar em pagar tantos tributos e impostos para receber um tratamento inadequado por pessoas que deveriam desempenhar bem o papel a que se propôs. É claro que muito já se tem feito para diminuir essa visão, mas, ainda falta muito, falta inovação.

Como inovar? De acordo com Matias Pereira, (2008) A transformação na administração pública requer mudanças de regras e processos em sua estrutura, com medidas de novos valores e para que o conceito de novo modelo de gestão dê certo é imprescindível o desenvolvimento do interesse e comprometimento de cada servidor público e sua estrutura.

Diante desse ponto de vista, como servidor e ser humano acredito que, para transformar ou inovar o setor público tem que haver sobre tudo a valorização do ser humano e oportunidade de crescimento. É preciso desenvolver novas regras e planos de incentivo que beneficie a todos com disponibilização de cursos de aperfeiçoamento, treinamentos e mudanças nas regras, onde pessoas que já estejam atuando no setor  tenha disponível um percentual de vagas e possam competir entre si com igualdade de direitos, sem protecionismos e privilégios, situações muito comuns na área pública. Sendo que a outra parte de vagas e os cargos e funções desocupados fossem disponibilizada para toda a população como já acontece.

Com certeza essa regra não seria a solução para todas nas deficiências do setor, mas já impulsionaria os funcionários públicos para uma nova maneira de trabalhar.

Citações:

MELO, Frederico Jorge Gouveia de: Admissão de pessoal no serviço público, 2 ed. Ver. E atual., Belo Horizonte: Fórum 2009. 

PEREIRA, José Matias. Manual da Gestão Pública. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.