Faculdade Nossa Cidade

Administração de empresas

Orientador:Prof. Lawton Benatti

Ednilson da Silva Mota

Inovação no processo de Reciclagem

 

Esse artigo apresenta uma analise de tipos de inovação no processo de reciclagem. Também será apresentado um case de uma empresa brasileira que inovaram sua forma de execução nas suas atividades, com o objetivo de captar idéias inovadoras no ambiente interno e externo das organizações. Neste contexto, este artigo tem como objetivo fundamental apresentar os resultados da aplicação de novos recursos dentro de um esquema voltado à identificação das inovações no processo de reciclagem como exemplos de casos de inovação.

Quando falamos em inovação no processo de reciclagem, as pessoas frequentemente confundem e não entendem o que é inovação com melhoria de processos. Para afirmar que tivemos um processo inovador é necessário que a inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na empresa ou no mercado. E não podemos esquecer que os principais personagens são as pessoas, pois são elas que apresentam as idéias, a criatividade e a inovação.

Baseando-se nessas ideias inovadoras e entendendo-se esse conceito, no site do SEBRAE (2012) pode-se encontrar a seguinte definição para o termo inovação: “exploração de novas ideias para melhorar os negócios, criando vantagens competitivas e gerando sucesso no mercado”.

Podemos analisar uma empresa brasileira chamada Recinert  Ambientale tecnologia em reciclagem. Ela nos mostra como aprendizado um bom exemplo no processo de inovação no processo de reciclagem, onde através de tecnologia que a empresa trouxe da Europa e adaptou à realidade brasileira, as unidades móveis de britagem reciclam o resíduo no próprio local onde ele é gerado, trazendo grandes ganhos de redução de custo e do impacto ambiental para o setor da construção civil. O produto gerado, denominado "Agregado Misto Reciclado“, pode ser reutilizado na própria obra, sendo assim eles acaba substituindo a brita natural (recurso natural não renovável), ou é destinado para ser reutilizada em outras obras, reaproveitando o material.

Tiramos como aprendizado que quando mantemos um bom relacionamento próximo e constante com os seus concorrentes, visando se atualizar no mercado e influenciar seus parceiros e concorrentes sobre os benefícios da reciclagem, e como o retorno financeiro e viável.

Conforme  Goodman:

"Esta é uma época excitante para estudar tecnologias e organizações. Os avanços da computação e de outras formas de novas tecnologias têm um efeito penetrante na vida das organizações. É difícil encontrar qualquer forma de organização ou de processo organizacional que não tenha sido alterado pelas novas tecnologias. As operações de manufatura nos anos 90 deverão ser substancialmente diferentes das operações dos anos 80. Novas tecnologias empregadas em diagnóstico e atendimento médico modificaram substancialmente a forma pela qual são organizados e prestados os serviços médicos. Sistemas de informação e processos avançados de transação estão levando ao desenvolvimento de novos mercados e de novas organizações financeiras. Onde quer que olhemos, a tecnologia está presente em todas as formas de organização". (Goodman apud Gonçalves e Gomes,1993, p.26)

Considerando que as inovações são capazes de gerar grandes vantagens competitivas a médio e logo prazo, conforme vimos que nos anos 90 novas tecnologias começaram a surgir gerando assim grandes evoluções nos processos de inovação. E algumas empresas brasileiras começaram e inovar os seus processos agregando valor aos produtos da empresa e diferenciando no ambiente competitivo.

Ainda assim observamos que são poucas as empresas que se preocupam objetivamente com os danos que causam ao meio ambiente. Desperdiçando recursos naturais, sendo que poderíamos reaproveitar todos esses resíduos para o processo de reciclagem. Mesmo Higachi (1994) advertindo que existem estudos comprovando que algumas indústrias, - porém de caráter pontual, para Higachi (1994), a indústria de papel - estão se adaptando aos novos padrões tecnológicos via o não comprometimento do meio ambiente, é notório que a maior parte das empresas estão se preparando para serem certificados com a ISO 14000 ou se adaptando aos já existentes, selos verdes de cada país.

Através da inovação nos processos de reciclagem, podemos analisar e observar uma oportunidade para as empresas desenvolverem modelo de gestão da inovação tecnológica se adequando a realidade, pois podemos o enxergar o envolvimento de muitas instituições de pesquisa que incentiva a inovação e mostra que as inovação é possível e gera vantagens ao empreendedorismo e agrega valores aos produtos.

Podemos concluir que a preocupação das organizações com o meio ambiente cada vez vem aumentando, e o aproveitamento dos resíduos sólidos descartados no lixo tem sido empreendido, de forma mais sistemática, onde os processos de reciclagem reaproveitam os resíduos de matéria-prima para a elaboração de um novo produto, com o propósito de reintroduzi-lo na cadeia produtiva. Podemos ver que esses processos de inovação na reciclagem minimizam o uso de recursos naturais e diminuem a quantidade de lixo. Papel, vidro, metal e plástico são os exemplos mais comuns de materiais recicláveis, mais como vimos á inovação no processo de reciclagem de britagem reaproveitando e gerando ganhos, nos mostra que é possível inovar em processo de produção. 

 

Referências Bibliográficas

GOODMAN, P.S. et alii. Technology and organizations. San Francisco: Jossey-Bass, 1990.

RECINET AMBIENTELE tecnologia em reciclagem. Disponível em: http://www.inovacaonacadeiadevalor.com.br/index.php?r=site/conteudo&id=42#sthash.hjf4qxjk.dpuf

QUALIDADE AMBIENTAL E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000459.pdf

HIGACHI, H.Y. Estratégias tecnológicas das empresas líderes na indústria brasileira do papel. Texto para a Discussão, n.36. Campinas:UNICAMP/IE, 1994.

SEBRAE. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/>. Acesso em: 28 nov. 2012.