Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Professor Orientador: Lawton Benatti

Aluno: Elton Machado Silva

Inovação no processo de gestão em logística

Atualmente para as empresas se manterem vivas diante de um mercado tão competitivo é necessário inovar a cada momento, ter novas ideias, mudanças e melhorias, pois elas devem buscar novas tecnologias, métodos, logísticas, sempre se comparando com os demais concorrentes, para poder se destacar no mercado e obter ganhos significativos, tornando-se assim referência para seus consumidores.

“ A capacidade de a organização identificar e tirar vantagem das tecnologias externamente desenvolvidas é de suma importância”. (TROTT, 2012, p.89)

Ao analisar a forma de expedição da empresa X, foi possível detectar falhas no processo de expedição, em que os colaboradores realizavam o processo de expedição incorretamente, entre os erros estão: Materiais e notas fiscais invertidos e materiais direcionados para transportadora errada. Com o intuito de melhorar e mecanizar esse processo, a empresa decidiu inovar implantando um SORTER (esteira de separação), que tem como finalidade expedir os materiais para as suas rotas e transportadoras corretas, evitando expedição indevida.

“A habilidade para mudar e adaptar-se é essencial à Sobrevivência”.(TROTT, 2012, p 4)

Modo de expedição atual da empresa

Hoje a forma de expedição da empresa é realizada da seguinte forma. Os pedidos são encaminhados para área de conferência, já separada por CEP, onde o primeiro digito zero é considerado como capital, o primeiro digito um é considerado como interior e onda 95, identifica a área de risco, local onde o índice de roubos é considerado alto.

Esse material é conferido com nota fiscal, part-number, quantidade de volume e em seguida será colocado uma etiqueta de identificação que contem número da nota fiscal, número de pedido, número de ordem de venda, nome do cliente, endereço de entrega e observação que pode conter ponto de referência ou telefone para contato. Depois da conferência, o material é acomodado no pallet com identificação.

O colaborador coloca o material na esteira para scanear  o mesmo através do código de barra, essa expedição é realizada por região, primeiro capital, toda distribuição do capital é realizada pelo transportador, ou seja, para iniciar outro processo de expedição o romaneio da capital deve ser finalizado, nesse romaneio consta o número do caminhão, quantidade de pedido nome, endereço dos clientes e valor total coletado.

Forma de expedição utilizando o sorter

Com a implantação do SORTER, o processo de expedição será da seguinte forma, os materiais serão encaminhados para a área de conferência onde será verificado se o material esta de acordo com a nota fiscal, na sequência, o material recebe uma etiqueta de identificação com código de barra, essa etiqueta será colada na parte superior da caixa ou embalagem, após esse processo, os materiais serão destinados ao SORTER com ajuda do colaborador para seguir o fluxo onde será realizada a leitura do código de barra, com essa informação o SORTER encaminhará esse material de acordo com sua rota para a doca correta, evitando expedições indevidas. Caso ocorra uma ou irregularidade na leitura e separação do volume na esteira, o mesmo segue para uma área neutra da esteira. No final da leitura de código de barra o próprio SORTER irá gerar um romaneio, onde podemos identificar para qual transportadora os materiais foram destinados.

O processo de manutenção desse equipamento será realizado mensalmente, devido ao funcionamento que será de 12 horas por dia, um técnico especializado fará o diagnostico em cerca de 30 minutos a 2 horas, essa é uma forma de prevenir alguns danos tanto ao SORTER quanto aos produtos.

Conclusão

Foi possível constatar que muitos problemas enfrentados pela logística e, em particular, os problemas associados à expedição, podem ser solucionados a partir de novas ideias e estratégias utilizando conceitos e métodos adequados, sendo possível construir um modelo de otimização suficientemente representativo do problema em questão, o qual pode ser resolvido através da implantação de ferramentas mecanizadas.

O resultado gerado pela mecanização é adequado à proposta elaborada e fornece soluções robustas e viáveis operacionalmente.

Referência

TROTT, Paul. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4 ed. – Porto Alegre. Bookman, 2012.