Faculdade Nossa Cidade (FNC)
Administração de Empresa – 7º A
Professor Orientador: Lawton Benetti
Nome: Valéria da Silva - RA: 7243
Artigo sobre Inovação nas Organizações

Introdução

A Inovação é um tema que tem atraído o interesse de administradores e empresários. A inovação passou a ser reconhecida e muito importante em muitas organizações devido a competitividade.
Estudos mostram uma forte relação entre a inovação, empreendedorismo, produtividade, desenvolvimento social e econômico.
As questões estratégicas das organizações passam pelas decisões de terceirização entre parceiros nas cadeias de fornecimento e de atendimento. Com essa decisão envolvem também a redução de custos, aumento na flexibilidade e na capacidade de inovação.
A redução de custos operacionais sempre foi prioridade, porém a necessidade de tomar decisões acertadas no que se refere à flexibilidade e inovação tende a ser uma questão crítica para as organizações que vivem em ambientes de competição mais forte.
As empresas recorrem hoje tanto à terceirização de processos produtivos, como à externalização de processos administrativos e de geração de conhecimento, criando redes ou cadeias de organizações. Assim, muito da discussão atual focaliza o impacto que processos de terceirização e as diversas formas de constituição de redes podem ter sobre a manutenção da capacidade de inovação das empresas. Isso está ligado à gestão de conhecimentos, que é competência de indivíduos e de grupos, alocados numa ou mais organizações.
A inovação indica um caminho seguro para obter vantagens competitivas sustentáveis, defender posições estratégicas no mercado, o sucesso não é garantido, os gestores conhecem a dinâmica dos processos da gestão de inovações dentro de suas organizações.


Conceito de inovação organizacional

Inovação de produto, é a introdução de bem ou serviço novo, melhorado em relação as características iniciais.
Exemplos:
Máquinas Fotográficas, redes sem fio, medicamentos, redes sociais, alimentos entres outras inovações.

Inovação nos processos que alteram a forma de fazer ou organizar , tanto processos produtivo, como de atividades complementares. A renovação se dá através das maquinas e equipamentos para aumentar a performance, através da centralização ou descentralização de algumas tarefas do processo produtivo.

Inovação de Marketing é a implementação de novos conceitos ou estratégias de marketing que diferencia dos métodos existentes nas empresas que não foi usado anteriormente. São consideradas, embalagens, design, distribuição e promoção dos produtos ou preços oferecidos.

A inovação organizacional de novas tecnologias e a criação de novos produtos e serviços atua num mercado em constante mudança, servindo de forma competitiva, com vários benefícios para as empresas, como por exemplo, satisfação de clientes e empregados.

Segundo Peter Druke (1998). A inovação é função específica do espírito empreendedor, seja num negócio existente, numa instituição de serviços públicos ou em um novo empreendimento iniciado por uma só pessoa na cozinha de sua casa.

Peter Druke (1998) Informa que Inovação: o esforço para criar mudanças intencionais e focalizadas no potencial econômico ou social do empreendimento.

Barreiras da inovação

Atitudes predominantes que impõem uma barreira às empresas de inovar, cinco dessas atitudes se destacam:

Complacência: Sucesso obtido com produtos atuais, acomodam-se e acabam perdendo oportunidades de inovar.

A hesitação em perder vendas e lucros por retardar ou mesmo adotar a inovação.
Burocracia: principalmente nos casos de grandes empresas e organizações, acaba por exigir regras, procedimentos formais para avaliação das inovações, umas das consequências pode ser a burocracia que se torna lento a analise de desenvolvimento e inovação.

Ênfase em talentos individuais: São pessoas que desenvolvem a inovação. Falta de preocupação em atrair, valorizar e reter talentos importantes para inovação.

A preocupação com o produto, no sentido de aproveitar o máximo rendimento, não deixando espaço para a concorrência, aproveitando ao máximo, oportunidades que podem fazer a diferença em tempos posteriores.

Depois da implantação de sistema de inovação , consiste em transferir o planejamento para operações, como sendo o conjunto de atividades usada pelas forças operativas para atender os requisitos específicos que consistem em três grupos:
Avaliar a performance da operação real
Comparar as metas definidas
Atuar na discrepância.
Desconsiderando as eventuais casualidades, toda inovação requer treinamento e aprendizagem, neste enfoque proposto , a gestão de mudanças baseia em condução de alterações na rede de processos implantados num determinado instante.

Bibliografia:


http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/inovacao-na-pratica/

Bruno, Maria de Fatima, Vargas, Eduardo Raupp e Martinez Albertina, Criatividade e inovação nas Orgnizações, Editora Atlas, Ano 2013.