Instituição: Faculdade Nossa Cidade

Curso: Administração de Empresas

Professor Orientador: Lawton Benatti

Nome: Ana Delli Coutinho

RA: 1644

7ª Semestre A

Não da para falar de inovação sem falar de produto,bom porque inovar?

Ultimamente vem crescendo o grande índice de mortalidade das pequenas empresas mas porque isso acontece? Seria o modelo de gestão?

A inovação é a fonte para a empresa não morra pois hoje temos todo dia um novo produto no mercado sendo assim precisamos nos atualizarmos para não acabar na mesmice de sempre.

Inovação é a marca do século 21 não tem como não inovar nos temos hoje um conjunto de empresas com produtos similares com preços similares   oferecendo atendimento similar e conseqüentemente tendo resultados similares ou seja  todo esse conjunto fazendo a mesma coisa do mesmo jeito.

Bom o que é inovar?

Não adianta você ter o melhor produto o melhor serviço se você não tem um atendimento

Diferenciado referente aos outros,precisando agregar alguma coisa que faça a diferença  fazer com que os clientes prefiram o seu serviço,qual a referencias que ela tem juntamente a empresa.

Temos milhares de opções de como melhorar em cima da insatisfação do cliente;

Conforme Rea e Kerzner (1997:1-34),''por sua vez, definem vantagem competitiva como uma medida relativa, que indica a posição de uma empresa em relação aos seus concorrentes’’

Competitividade de lucro se eu quero ganhar mais e melhor precisamos ganhar melhor naquilo que a gente faz se eu quero me manter competitivo assim gerando mais lucros  e sempre demonstrando para o cliente o porque vale a pena ate inclusive pagar um pouco a mais já que você esta agregando valor

O consumidor não quer apenas preço baixo e sim qualidade juntamente com os benefícios agregados, a forma que eu tenho de me diferenciar e me manter competitivo a cada dia superando  minhas próprias dificuldades.

A importância da inovação é tamanha não há empresa,instituição que possa sobreviver em um longo prazo sem inovar sem fazer coisas que agregam valores a necessidade dos consumidores que compram seus produtos ou serviços .

O prazo para a inovação dentro da empresa depende muito do ramo da empresa ex: empresa de informática tem que ser cada vez mais veloz  para se inovar.

A vários tipos de inovação que se costuma dividir em 3 partes podemos  inovar mudando o processo/produto /serviço e o modelo de negocio.

As idéias inovadoras podem surgir do ambiente externo das empresas ou do interno pelos colaboradores, vendedores,equipe de marketing,produção,manutenção entre outros baseado no conhecimento cientifico transforma assim o conhecimento em algum produto/serviço/tecnologia.

O grande mito a ser quebrado é que  a inovação tende a ser cara; É claro que dependendo da inovação que você vai fazer há um alto custo sim,porém quando se diz inovação recomenda-se que se faça passo a passo então para cada passo um pouco de recurso lembrando que criatividade e engenhosidade são palavras chaves no ambiente empresarial.

Quanto aos riscos referentes a inovação,inovar significa ir para o desconhecido e toda vez que isso ocorre você não sabe o que acontecera porem o risco de inovar é inerente mesmo tendo como base pesquisas de mercado pois há também as pesquisas que falham.

Por mais que seja um risco é um risco muito valido pois  inovando você corre o risco de dar certo ou não, já se não inovar o risco é certo de declínio na linha de maturidade ou seja você inova dentro  das suas possibilidades,resultados e assim  você acaba diminuindo esse risco.

O contexto atual dos negócios esta com uma velocidade cada vez mais rápida uma boa idéia hoje é copiada amanha,depois de amanha alguém já fez uma melhoria nela,o contexto das comunicações,hoje o que se lança aqui se copia do outro lado do mundo em instantes as informações passam muito rápido a complexidade dos negócios também é de uma complexidade maior ainda exige cada vez mais os riscos são maiores é um ambiente de negócios cada vez mais turbulento e competitivo é necessário sempre estar 1 passo a frente o ambiente de negócios não permite uma acomodação então inovar criar e desenvolver já não é um luxo e sim necessidade.

Segundo Barchan (1999:12), ''As pessoas tem de identificar e implementar medidas de desempenho que melhor reflitam os fatores de sucesso para a sua própria operação”

A inovação inclui alem de tudo o que comentamos há mais 2 desafios ter a grande idéia e executá-la a grande idéia ganha toda a energia,atenção e alem de tudo a parte mais legal da inovação já a parte de execução é bem mais difícil e demorada para a empresa e sempre  bem vista a inovação interna vindo de um colaborador pois o mesmo mostra que esta interagindo juntamente com a empresa e disposto a ajudar na melhoria continua do produto ou serviço.

Hoje temos como exemplos empresas conceituadas em gestão de inovação as seguinte:

Apple

Google          

Microsoft

Sony

A inovação é um processo continuo nunca a uma finalização,inovar é mais que fazer um novo produto e sim o seu propósito.

Referências Bibliográficas:

TROTT, Paul, Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. – 4. Ed.- São Paulo: Bookman, 2012 

A inovação: definição, conceitos e exemplos, Disponíveis em: http://inventta.net/radar-inovacao/a-inovacao/, Acesso em: 15/04/2014