Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Jaqueline Sposito de Camargo

 

Inovação na comunicação das redes sociais nas empresas.

 

Neste artigo explorei o assunto sobre inovação na comunicação nas redes sociais das empresas, crises que as organizações passam por meio da internet, um relato que a partir do momento que uma organização abre seu CNPJ está sujeita a mobilização da opinião pública sendo assim a partir daí qualquer pessoa pode emitir uma opinião sobre aquela recente organização tudo dependerá dos discursos apresentados, seus produtos formas de atendimento e suas diversas atitudes.

    Algumas empresas fazem sua fama por meio de redes sociais que levam seus clientes a falarem sobre seu produto sem saber que estão compactuando com a divulgação de sua marca, o nome desse conhecimento é levado já para o marketing, que é o marketing boca a boca, assim que um cliente faz sua compra e comenta nas redes sociais, cada produto é avaliado não tendo contato direto com o cliente, mais sabendo por programas que avaliam sua desenvoltura o que seus clientes realmente pensam ao seu respeito e assim tentando fazer com que seus clientes fiquem satisfeito.

    Com isso visamos a exigência de um processo de transformação de uma sociedade baseada em mercado, para uma sociedade baseada em redes, proporcionando coordenação e interdependência em razão das conexões dentro da rede de relacionamento proporcionando canais de comunicação com os consumidores.

Abordar a questão como nasce a opinião pública capaz de mover um negócio,a internet é um espaço livre e infinito para a troca de informação argumentos e debates em tempo real e ainda conta com a contribuição dos dispositivos moveis para validar a velocidade dos fatos.

Na construção da opinião não existe certo ou errado esta exposição permite que outras pessoas tirem novas conclusões gerando uma nova opinião que quando exposta pode gerar outros argumentos, algumas das características da opinião pública são formadas por um grupo, assim havendo a comunicação de um debate de inovação, a opinião pública ela é vista também nas mídias podendo facilitar a exposição de um produto.

Conforme (TEIXEIRA. B. PATRICIA, 2011, p. 30).  ¨A Globalização também trouxe a sociedade da informação, ou seja, as pessoas estão mais conectadas e são emissoras e retransmissoras de informação pelo o mundo a fora¨.

A imprensa tem a função de expor os argumentos de determinados grupos sem manipular nem expor sua opinião, o objetivo da imprensa é abastecer o debate público sobre fatos e novas informação, assim como dar subsídios para pensar e julgar e formular entendimento sobre temas de interesse, a mídia produz notícias relevantes que causam impacto e influenciam o maior número de pessoas assim estimulando o processo de construção da opinião pública. Além da imprensa são meios de discussão da opinião pública, reuniões, demonstração em ruas ou praça, festividade ou mesmo outra ocasião que fazem esse reconhecimento do produto.

As empresas devem levar em consideração a opinião pública elas também são influenciadas diretamente pela opinião das pessoas pois graças ao resultado positivo do debate os colaboradores geram confiança pelos acionistas investem nesse ou naquele produto, mais se o resultado der negativo produtos são tirados do mercado surgem leis e fiscalização a opinião pública é tão forte que é capaz de retirar um produto da prateleira e denegrir a imagem da empresa.

As organizações devem saber o que as pessoas pensam ao seu respeito independente se uma empresa for exposta aos holofotes de imprensa, todos devem saber o que falam da sua marca e principalmente os riscos do seu negócio poucas empresas tem esta consciência e preocupação com o seu consumidor geralmente elas não se preocupam como as pessoas estão se comunicando a respeito de sua marca.

Agora falando um pouco sobre as redes sociais ela também acompanhou tendências quando acontece o alge na Internet as pessoas só acessavam notícias e tinham um endereço de e-mail não tinham essa visão que seria tão rápida e com tantas finalidadese que haveria em tão pouco tempo essa inovação no sistema e na forma das pessoas pensarem, em fazer da tecnologia uma forma de inovação tão rápida quanto a das redes sócias.

De acordo com (TEIXEIRA. B. PATRICIA, 2011, p .10). ¨Essa rede também tem estado presentes em locais onde poucos podem falar, possibilitando a esses poucos ganharem voz¨

A rede social empresarial permite que os colaboradores alcancem objetivos comuns mais rapidamente, melhorando a qualidade e o compartilhamento de informaçõese assim fazendo com que tome as decisões cabíveis para cada situação.

A tecnologia favoreceu a opinião pública no sentido de dar a voz e importância a cada opinião emitido por qualquer indivíduo permitiu o engajamento cívico dando o direito de todas as pessoas participaram do debate as redes sociais trocaram um grande bem que é a possibilidade de mobilização em torno do objetivo de demanda pedidas sobre determinado assunto, a rede social permite também a interação em tempo real. 

Hoje temos muitas mídias sociais que são os blogues que funciona como se cada um decidisse abrir seu próprio jornal, o Orkut que já foi a rede social mais usada no Brasil, agora o Face book o substituí que  ele possibilita as pessoas a discussão de assuntos pessoais do ser humano dando liberdade para se expor o que é  relevante para cada um, temos o Twitter que é  um micro-bloggin por meio dele uma mensagem pode ser replicada para outras pessoas e também o Linkedin é  uma rede social diferenciada focada exclusivamente em relacionamento profissional. 

E por conta disso as empresas podem ficar sabendo como usar a opinião pública a seu favor. Embora as organizações independentemente das situações em que estejam em crise ou não devem abastecer a esfera pública, ambiente de formação da opinião pública com informações corretas, coerentes e estrategicamente construídas para que o público tome conhecimento de tais mensagens e assim possibilitando que cada organização conheça um pouco mais sobre o que seus clientes querem realmente.

¨A inovação é o cálice sagrado dos dias de hoje. É o meio mais poderoso de criar riqueza¨. (BATERMAN,2009, p. 12)

Quando se encontra um melhor produto, processo ou procedimento para realizar uma tarefa, temos uma inovação e é uma mudança na tecnologia, temos dois tipos de inovação para ser abordada são inovação em produto e em processo, a em produto é aquela que averigua o crescimento do seu produto com as informações que a sociedade faz por meio da rede social.A inovação por processo são mudanças que afetam os métodos de produzir resultado.

A comunicação é um fator fundamental para a sociedade, ela abre a possibilidade para o debate e o diálogo e também a negociação e faz com que buscamos soluções ou pelo menostentamos elaborar medidas de precaução para que não haja nenhum assunto que não seja de nossa compreensão.

Desenvolver uma organização para a inovação requer balanceamento entre a liderança das energias criativas das pessoas e as capacidades de controlar os resultados para atender ás necessidades do mercado no momento certo sem fazer algo que venha ser prejudicial futuramente.

Ao abordar sobre esse assunto expandi um meio bem maior de desenvolvimento de inovação aonde cada referencial me trouxe experiências e me fez ver o quanto as coisas acontecem em um piscar de olhos e aonde não podemos ver, as redes sociais fez com que as pessoas se comunicasse de maneira diferente e bem favorável para todos, e com o passar do tempo terremos mais inovação nas comunicações das empresas, por que é uma inovação e sempre estará em crescimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BATEMAN.S. Thomas & SNELL. A. Scott. Administração: Novo Cenário Competitivo.2ª. ed. São Paulo, 2009.

TEIXEIRA. B. Patrícia. Caiu na rede. E agora. Gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. São Paulo 2011.