FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PROFESSOR ORIENTADOR: Lawton Benatti

EMILYN MELARE DOS SANTOS

INOVAÇÃO EM SERVIÇOS LOGÍSTICOS

A inovação esta presente em todos os lugares hoje em dia, porém é muito mais fácil inovar produtos do que serviços. As empresas de transporte buscam inovar os seus serviços para melhor atender os seus clientes, portanto vou comentar algumas formas que as empresas de transporte podem inovar.

Segundo Drucker inovação é a habilidade de transformar algo já existente em um recurso que gere riqueza. "[...] Qualquer mudança no potencial produtor de riqueza de recursos já inexistentes constitui inovação...” (DRUCKER, 1987, p. 40).

De acordo com Schumpeter (1950) somente o fato de existir uma mudança no processo, não garante que tal inovação seja percebida pelo cliente, portanto pode não gerar uma vantagem estratégica para o empresário, esse empresário poderá ganhar um bom dinheiro, até que o imitem, e depois desse existirão outros empresários com grandes ideias que lhes dará vantagem se percebidas pelo cliente, até serem imitados novamente, gerando assim um ciclo virtuoso.

A logística é muito importante como serviço e é preciso fazer inovações para manter os seus clientes ainda mais com a competitividade do ramo é necessário reinventar-se sempre.

Ballou (2009) explica que nas épocas mais antigas, as mercadorias eram produzidas distante dos lugares onde eram consumidas, com isso os povos antigos consumiam os produtos nos lugares onde eram fabricados ou os levavam e armazenavam de maneira que pudessem ser consumidos posteriormente. Tal fato é a consequência da inexistência de sistemas desenvolvidos de transporte e armazenamento, o que também limitava o consumo.

”A logística é a essência do comércio. Ela contribui decisivamente para melhorar o padrão econômico da vida geral”. (BALLOU, 2009, p.25)

Observando as citações anteriores podemos dizer que o serviço logístico é muito importante e valorizado para ficar esquecido sem inovações, como a produção industrial e o consumo de produtos e serviços nos dias de hoje é muito grande, o setor logístico deve adaptar-se ao mercado, para assim poder atender demandas nacionais e internacionais de forma eficaz possibilitando a geração de vantagem competitiva.

Os clientes necessitam de informações relevantes, pois, segundo Hoffman e Bateson (2003), eles são parte integral do processo de serviços. As informações são importantes para que o cliente conheça sobre o serviço. Os novos clientes querem saber qual empresa atenderá melhor as suas necessidades, por isso serão atraídos por informações claras e rápidas sobre formas de utilização, prazos de entregas, orçamentos, notificações de mudanças e resumos das atividades desenvolvidas.

Algumas maneiras de inovação nas empresas de transporte não são percebidas, pois as inovações de serviço estão em processos e atividades dos prestadores e não apenas na tecnologia como estamos acostumados a enxergá-la de forma mais clara. As empresas de logística devem investir em pessoas qualificadas, ambientes confortáveis, processos internos, política da empresa entre outras.

 “A inovação é tanto o processo de criar algo novo, como o produto ou resultado real. No caso dos serviços, o resultado não precisa ser um novo produto, mas em vez disso, algum grau de modificação de um serviço existente” (FITZSIMMONS; FITZSIMMONS, 2005, p.88).

As inovações em serviços logísticos devem promover uma melhora significativa nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de um bom planejamento, organização, controle de aquisições, movimentações de materiais e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos acabados. Com essas ações a logística se torna capaz de eliminar e diminuir os custos e atender o cliente com rapidez e confiabilidade sendo capaz de agregar valor nos serviços prestados.

Os operadores logísticos não recebiam a devida atenção até porque os próprios empresários acreditavam que os clientes só esperam deles um compromisso com tempo de entrega e espaço de armazenamento. Atualmente esse cenário mudou e sabemos que o que garante os clientes é o nível de serviços prestados pela empresa logística.

 Com essas informações podemos perceber que existem dois tipos de inovação que se encaixam bem no ramo de serviços, no caso de inovações aplicadas no processo da empresa, temos inovações incrementais de processos e até inovações radicais dentro dos processos. Como visto anteriormente a política da empresa pode ser alvo da inovação e nesse caso podemos usar uma inovação radical, caracterizado pela incessante busca, de ruptura e quebra de paradigmas, trazendo uma melhora significativa para todos envolvidos. As inovações incrementais estão associadas à melhoria de bens e serviços existentes, com ela é percebida uma preocupação em minimizar os custos, podemos ter como resultado a otimização do negócio, no caso de inovações incrementais os clientes e consumidores não percebem, pois as mudanças estão relacionadas aos processos e eficiência técnica. São consideradas inovações incrementais nos processos quando temos os seguintes resultados:

  • Aumento da produtividade,
  • Redução de custos e aumento da qualidade,
  • A otimização de processos de produção,
  • A diminuição na utilização de materiais e componentes na produção de um bem.

 Pode-se concluir que as empresas de serviços hoje têm maior foco em reter e captar novas formas de renda, pensando assim todas as inovações que essas empresas vão fazer devem ser voltadas para o cliente criando uma otimização da troca de informações entre os dois e fidelizando o máximo possível de novos cliente.

Referências Bibliográficas:

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos / logística empresarial. 5. ed.

Porto Alegre: Bookman, 2009.

DRUKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor. Editora Pioneira, 1987.

FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços: operações,

estratégia e tecnologia de informação. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2005. 537 p.

HOFFMAN, K. Douglas; BATESON, John E. G. Princípios de marketing de serviços. São

Paulo: Pioneira-Thomson, 2003.

SCHUMPETER, Joseph Alois. Capitalism, socialism, and democracy. New York: Harper,

1950. 431 p.