FNC – Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Adriana Lucivania da Silva Julião

INOVAÇÃO EM PROCESSOS

         Para que ocorra a inovação o empreendedor não precisa necessariamente pensar em mudar de ramo ou de produto, ele simplesmente precisa pensar em algo que possa inovar o que já tem, pois inovação não significa obrigatoriamente invenção ou descoberta.

            A inovação aplicada corretamente pode trazer resultados competitivos para as empresas. Será apresentado o caso de uma Empresa, onde o serviço realizado por cada colaborador possuía a necessidade de ser feito várias vezes, até que todos obtivessem a mesma informação, devido à notada perda de tempo e atrasos na entrega de informações entre departamentos, foram necessárias à aplicação da inovação nos processos de comunicação anteriormente utilizados, facilitando assim o trabalho de todos.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE UMA EMPRESA.

            A partir do momento que ocorre a inovação dentro da empresa, espera-se que ocorram agilidade e dinamização dos processos, evitando assim transtorno e atrasos anteriormente ocorridos.

            “Inovação é o ato de introduzir algo novo – uma criação (novo dispositivo ou processo) resultante do estudo e experimentação; a criação de algo na mente”, (FILHO; BENEDICTO, p. 54).

            Para que a aplicação da inovação seja vista como uma melhoria, os prestadores de serviços, fornecedores e colaboradores precisam enxergar que o valor de todo investimento e o tempo ali aplicado, trouxeram realmente resultados positivos.

            “Do ponto de vista pessoal e individual, as possibilidades de mudança associadas aos sujeitos cognoscentes devem estar também relacionadas à evolução individual geradora de uma melhoria coletiva” (FILHO; BENEDICTO, p. 55).

            Através da inovação ocorrida, inicia-se a demonstração de melhorias nas qualidades dos serviços ali realizados, junto às pessoas que participam diretamente dentro da Empresa.

“Um excelente ponto de partida para toda análise é o cliente. Desempenho de qualidade é a principal responsabilidade da gestão de operação, e inovação para aprimorar o desempenho da qualidade é essencial em todas as organizações.” (TROTT, 2012, p. 124).

COMO OCORREU A RENOVAÇÃO DO PROCESSO, E QUAL VANTAGEM OBTEVE A EMPRESA.

         Após várias reclamações de insatisfação dos funcionários e colaboradores que ali trabalhavam, os superiores da empresa começaram analisar onde poderiam estar às causas dos descontentamentos, assim, inicia-se o processo de analisar o motivo dos pedidos de demissões, inclusive de demissões solicitadas pela própria Liderança. Logo, se iniciou a mudança pela troca da gerência, posteriormente reduzem-se a quantidade de departamentos, sendo que a maior vantagem vista ocorre no momento que é feita a interligação do sistema entre os departamentos que foram mantidos, assim, percebe-se a agilidade no trabalho e a consequente redução de reclamações anteriormente ocorridas.

                     O conhecimento pode trazer vantagem competitiva às organizações, quando empregado com o propósito de explicar os mecanismos por meio dos quais se processa a inserção no mercado, a concorrência, o relacionamento com clientes, a otimização de processo de negócios, a gestão da tecnologia, a gestão de sistemas de informação, dentre outros. (FILHO; BENEDICTO 2012, p. 78).

MUDANÇAS OCORRIDAS NO PROCESSO INTERNO.

A partir da mudança ocorrida, o serviço está sendo feito uma única vez, conforme solicitavam todos os departamentos, facilitando assim o trabalho de cada um, e evitando que o serviço precisasse ser reproduzido diversas vezes em todo o departamento. Com a inovação ocorre um maior rendimento nos serviços feitos, assim como, uma redução quanto aos aborrecimentos entre os funcionários.

A empresa investiu no treinamento dos funcionários, onde estes ficavam 30 dias com 02 auxiliares tirando as dúvidas que surgiam para que todos aprendessem a utilizar o sistema inovado. Agora, qualquer atualização realizada no cadastro dos prestadores e fornecedores pela administração, quanto novas informações recebidas pelas Empresas colaboradoras, chegam a todos os departamentos, dessa forma, proporcionando maior facilidade ao acesso dessas novas informações cadastradas no sistema.

“Nos dias atuais, já deveria ser evidente que a necessidade de vínculos externos e conectividade são um fator de extrema influência na gestão da inovação”, (TROTT, 2012, p. 340).

Após pesquisa realizada pela diretoria junto a algumas empresas do mesmo ramo, percebeu-se a necessidade de realizar uma mudança no sistema que era utilizado, em longo prazo a mudança ocorrida gerou por si só uma significativa melhoria para a Empresa.

Conforme Filho; Benedicto (2008, p. 54) “De forma resumida, podemos dizer que competências levam à inovação, que, por sua vez, causam mudanças”.

Através da pesquisa realizada pela empresa, junto à P&D Pesquisa e Desenvolvimento, esta procura manter-se sempre atenta às necessárias mudanças, buscando verificar a situação de relação com seus parceiros rotineiramente, para que a melhoria um dia alcançada através da inovação aplicada permaneça lhe trazendo bons resultados.

            “Do ponto de vista pessoal e individual, as possibilidades de mudança associadas aos sujeitos cognoscentes devem estar também relacionadas à evolução individual geradora de uma melhoria coletiva” (FILHO; BENEDICTO, 2008, p. 55).

Toda mudança benéfica para a organização pode ser classificada como inovação (Silveira, 2004). Isto é fundamental para o sucesso da organização no tempo, garantindo inclusive sua sobrevivência no longo prazo. A gestão dos processos de inovação é, portanto, estratégica para a organização. (FILHO; BENEDICTO, 2008, p. 57).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FILHO, Silva da Ferreira Cândido; BENEDICTO, de Carvalho Gideon. Aprendizagem e gestão do conhecimento. Campinas: Alínea, 2008.

TROTT, Paul. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4. ed. Porto Alegre: Bookmn, 2012.