Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Profº: orientador: Lawton Benatti

Jéssica da Silva Porto

Inovação e Tecnologia

 

A importância e valor da tecnologia começaram a serem traçadas no final do século XVIII. A busca metódica pela tecnologia teve início em 1970 na Lunar Society of Birmingham e no laboratório químico de Liebig, em Giessen na Alemanha, por volta de 1830.  A partir desse momento começou a se aplicar a ciência na tecnologia, porém somente em 1880 quando Thomas Alva Edison começou a desenvolver trabalhos profissionais que se vê com clareza a importância e função de pesquisar para poder desenvolver diversos produtos, que alguns anos depois se tornariam tão indispensáveis para as indústrias. Thomas Edison foi um dos primeiros a produzir a tecnologia.

A produção de tecnologia independente é quando a finalidade dela é produzir e comercializar a tecnologia, ou também pode ser presa, que é quando a tecnologia é usada somente para desenvolvimento e aperfeiçoamento interno da empresa, não é comercializado.

Quando pensamos em inovação nada mais nos vem à mente a não ser algo novo, seja algum produto ou serviço. Entretanto, inovação pode ser a troca de material de um determinado produto, melhorias em um serviço, distribuir e apoiar ambos. Inovação vai muito além de somente criar algo novo, você tem que se diferenciar, se destacar da concorrência para chamar a atenção do seu público alvo. Suponhamos que você queira abrir um restaurante ou bar em um dos bairros mais movimentados da cidade, onde a concorrência é extremamente grande devido aos inúmeros restaurantes e bares no local. Você terá um grande desafio pela frente, mas não impossível. É exatamente nesse momento que a inovação tem que ser aplicada. Os stakeholders (Termo usado para pessoas que estão participando do projeto) terão que analisar minuciosamente os concorrentes para que assim possam desenvolver um brainstroming (Conjunto de ideias de cada pessoa que participa do projeto) e observar o que os clientes querem. Não adianta ser só mais um, você tem que ser referência no que faz, inovar é buscar novidade, mesmo que seja em cima daquilo que já existe. Inovar é aprimorar, melhorar, destacar - se dos demais.

A Difusão de tecnologia está atrelada em fatores como: potencial do mercado e velocidade de crescimento e vantagem relativa. Esses fatores são a base para se inovar uma tecnologia.

Para dar uma conclusão concreta e saber se realmente é seguro essa tecnologia é realizado um planejamento de marketing onde é questionada a potência e a taxa de difusão da inovação, assim ela é comparada á própria inovação e a outros atributos que são especificados externamente.

Explicando melhor sobre a inovação de tecnologia, um dos fatores mais importantes na inovação é a vantagem relativa. A vantagem relativa nada mais é do que a competição no mercado com as tecnologias já existentes, não só um produto que competi somente outras empresas, e sim faz com que os produtos da mesma empresa sejam inovados e mais tecnológicos, ou seja, não são somente os competidores que irão enxergar esse tal produto, e sim também os consumidores a qual vê a substituição e a inovação do mesmo produto no mercado.

A Vantagem relativa é baseada através de dois componentes: Desempenho e Preço. Ao longo do ciclo de vida de cada produto a tendência da inovação é aumentar o desempenho e fazer com que o preço diminua do produto. Essas mudanças são consideradas através a difusão em longo prazo.

A vantagem relativa tem correlação positiva com a difusão, ou seja, Se o custo e o tamanho de um computador tivessem permanecido alto no mercado, seria difícil um consumidor comum utilizar esse produto em suas próprias casas, então, só grandes empresas de alto nível poderiam ter acesso a essa tecnologia. Já, um ponto negativo da vantagem relativa é, por exemplo, o status, que muitas vezes grandes consumidores em consideração a custo e benefício acham desnecessário o consumo de tal produto, pelo fato que ele só acrescentaria um status para ele, porém, um consumidor que não vê aquele produto como necessidade e sim como status, seja uma grife de roupas, ou até mesmo uma marca importada de determinado produto ele não irá consumir e isso faz com que a difusão retarde o segmento.

Um outro fator que afeta a difusão de uma inovação é quanto é compatível o produto com usuários, seja com os valores, normas e experiências anteriores com usuários. Se tal produto for realmente compatível nesses segmentos à chance de melhor difusão é alta. Outro tipo de inovação aceita no mercado são aquelas inovações que utilizam de uma tecnologia ligada à outra tecnologia que já esta sendo aceita no mercado, como por exemplo, a tela Touch Screen (de toque na tela) de um aparelho eletrônico, virou uma tecnologia inovadora, logo as empresas que perceberam o quanto “poderoso” estava esse tipo de produto no mercado, outras empresas começaram a inovar seus produtos com base a esse elemento.

“Desenvolvida dentro da organização, a tecnologia de produto traduz ideias em novos produtos e serviços para os clientes da empresa”.

Por último também há um fator que pode afetar a difusão é a dificuldade que os usuários enxergam ao utilizar tal produto, por exemplo, se um produto seja ele inovador e tecnológico, porém muito complexo de ser utilizado ele já não é mais aceito no mercado, isso ocorrendo é um grande motivo para a difusão ser retardada.

Todo produto que é tendência de mercado, ao ser lançado passa por um procedimento que se chama testabilidade, ou seja, todo produto é testado em uma situação de baixo risco previamente para saber se tal produto irá atender as especificações para determinado consumidor, assim não causando nenhum tipo de risco ao mesmo. A testabilidade esta agregada também na difusão, ela é muito importante principalmente para usuários pioneiros que sempre enxergam a inovação como uma substituição deles próprios. Um grande exemplo de testabilidade que é uma forma inovadora e que ajuda muito no mercado das empresas é, por exemplo, os Softwares Beta. Esses softwares são colocados na rede para que usuários possam utilizá-los gratuitamente para saber se tal produto é realmente compatível com ele, assim a empresa pode oferecer a venda do produto. Outro exemplo é o test drive utilizado em concessionárias de veículos, onde a concessionária permite que o comprador teste o produto no caso o automóvel antes mesmo de comprá-lo.

Dependendo de um ponto de vista um fator que pode agregar ou não na difusão de uma inovação é a observabilidade, que é um usuário observando outro usuário utilizando determinado produto. Por exemplo, o usuário está em uma determinada loja para adquirir tal produto e vê outro usuário com dificuldades de utilizá-lo ou reclamando do mesmo, já o usuário fica com grande receio de adquirir o mesmo produto. Hoje um grande exemplo de observabilidade é o site de internet chamado Reclame Aqui, onde consumidores falam bem ou mal de determinado produto e empresa.  Assim antes do consumidor adquirir o produto ele pode realizar uma pesquisa de como o produto está sendo aceito no mercado.

"A Tecnologia da informação e comunicações permeia, portanto, todas as áreas funcionais da empresa. Sua parte mais visível está na revolução que propiciou a automação de postos de trabalho em escritórios e postos de atendimento.”

Três grandes fatores que afetam na difusão são: Natureza da decisão de implementação, canal de comunicação e por ultimo, interconectividade do sistema social.

A Natureza da decisão de implementação, são decisões que são tomadas por uma pessoa ou organização de forma centralizada para tal tendem se difundir com mais rapidez. A partir dessa decisão a inovação será difundida mais rápida em uma determinada região. Essas decisões sobre a implementação de certa inovação quando são tomadas por comitês ou grupos de pessoas, essas inovações tendem a se difundir lentamente, já uma decisão tomada por um governo, por exemplo, as inovações tendem a difundir rapidamente seja em qual região for.

O Canal de comunicação utilizado é uma forma de fazer com que a difusão da inovação seja espalhada rapidamente, seja por meios de internet, televisões, rádios e banners em lugares altamente frequentados, assim atingindo o público alvo e espalhando gradativamente.

Por último a interconectividade do sistema social, é uma forma de difusão rápida, através de um grupo interligado, ou seja, através de redes sociais pela internet, sites de pesquisas, fóruns, revistas de determinado assunto específico e etc.

 Bibliografia:

  •  MATTOS, João Roberto Loureiro de; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão Da Tecnologia E Inovação: Uma Abordagem Prática. São Paulo: Saraiva, 2005.
  •   CARRETEIRO, Ronald. Inovação Tecnológica: Como Garantir a Modernidade do Negócio. São Paulo: Ltc, 2009.