FACULDADE NOSSA CIDADE

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Émerson Dias de Oliveira

Inovação e Gestão de Pessoas: a importância do departamento de recursos humanos para a inovação empresarial

            O principal objetivo deste artigo é estudar como as inovações podem ser realizadas no departamento de gestão de pessoas e qual sua importância para a empresa, o mundo atual se mostra muito competitivo, por este motivo o gestor de pessoas deve ter uma visão ampla e conhecer bem seus funcionários.

“A inovação também deve ser entendida como o desenvolvimento de uma cultura de inovação dentro da empresa, que é aquilo que permite produzir e levar ao mercado um fluxo constante de inovações menores e incrementais.” (Bes; Kotler,2011, p. 18)

Quando os objetivos empresariais estão em sintonia com o dos colaboradores podem surgir diversas ideias que mudem os rumos da empresa, mas é claro, para que isso aconteça, deve-se haver a oportunidade para a manifestação dessas novas ideias.

O cenário corporativo mundial vem passando por constantes mudanças, e dentro das organizações os colaboradores são peça chave para que se obtenha vantagem competitiva diante dessas mudanças.

Este cenário é algo fundamental para toda e qualquer empresa, pois, todas elas acabam visando apenas seu lucro e com isso esquecem de inovar, sendo a inovação um dos principais fatores de lucratividade das empresas.

“Hoje, a ideia de inovação é amplamente aceita. Tornou-se parte de nossa cultura – tanto que está a ponto de se tornar um clichê.” (TROTT,2012)

Precisamos de informações a todo momento, por este motivo os administradores procuram ter uma visão holística do macro e micro ambiente empresarial, com o objetivo de entender um mercado altamente competitivo, onde as organizações estão cada vez mais ligadas aos desejos e características humanas.

O departamento de gestão de pessoas é a base para a criação de uma sinergia entre todas as pessoas da empresa, para que assim, possa favorecer a criatividade e a inovação. Para isto, basta lembrarmos dos saudosos discursos, dos diversos gestores e administradores, sobre a importância da motivação entre todos os colaboradores, da necessidade de novos líderes que não apenas imponham regras e obrigações, mas que despertem nos outros a vontade de fazer, assim podendo obter o sucesso esperado.

Então, é através das inovações que poderemos notar quantos benefícios a empresa terá em um ambiente harmonioso dentro de toda a organização.

Sabendo-se de quais papéis o departamento de gestão de pessoas deve exercer dentro da empresa, conseguimos verificar que é o mais apropriado para criar esse ambiente que, desenvolve reuniões, divulga novas ações estratégicas, realiza uma análise no recrutamento mais minuciosa, busca pessoas ditas criativas, que tenham o hábito de questionar as diversas questões que se apresentem no dia a dia, ajudando a criar soluções inovadoras. Muito a de ser feito nos ambientes macro e micro econômicos.

 O importante não são as empresas analisarem os níveis de profundidade das ideias de inovação, sejam elas radicais, incrementais ou fundamentais, e sim, gerar uma chuva de ideias, onde todos se sintam parte integrante do processo de inovação e crescimento da organização. Sendo a inovação uma busca constante por novas ideias.

Através de estudos realizados na bibliografia, podemos notar que existe uma tendência de características, entre as empresas que vivem uma constante busca pela inovação. Irei elencar algumas delas:

  • A divisão pelos resultados das empresas entre os diversos departamentos.
  • Diminuição dos cargos de gestão.
  • Gestores que passem seu conhecimento aos colaboradores.
  • Comunicação interna realizada de maneira mais simples para que seja acessível a todos os colaboradores.
  • Aplicar treinamentos para que se desenvolva o conhecimento nas áreas operacionais.

Isso nos mostrou que esses itens têm que ser aplicados com muito cuidado, pois as pessoas desejam inovações referente a produtos e tem grande dificuldade em aceitar inovações nos processos das empresas.

Mesmo com esse obstáculo as empresas devem se esforçar para se sobre sair frente seus concorrentes, através de melhorias com novas ideias.

Através de uma análise das características, podemos notar que a inovação não somente gera uma grande vantagem competitiva diante de seus concorrentes mais um grande aumento da produtividade dentro da empresa, mesmo não sendo tarefa fácil mudar os processos de trabalho.

“A produtividade é apenas um meio para gerar mais resultados em menos tempo. É importante que esses resultados gerados sejam aqueles planejados, pensados com foco no que é importante para a empresa”. (Costa, et al. 2013, p. 24)

Os estudos e análises apresentados neste artigo buscaram demonstrar que quando a empresa visa a inovação e o bem estar dentro de sua cultura social, as práticas de trabalho e a produtividade tendem a aumentar significativamente. Nosso corpo se renova e se transforma sem parar, com o mundo em plena globalização as empresas não podem mais pensar como se cada departamento fosse uma caixinha e que cada colaborador deve se manter dentro da sua, sem interferir em assuntos que não sejam relacionados a sua área.

Vale ressaltar uma frase para reflexão: Inovar em gestão de pessoas deve ir além das expectativas dos colaboradores e dos concorrentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BES, Fernando Trías de; Kotler, Philip. A bíblia da inovação. 1.ed. São Paulo: Lua de papel, 2011.

COSTA, Gabriel; HOOGERBRUGGE, Lucas; PIOVESANA, Luiz; RIBEIRO, Mauro; MACHADO, Millor. Produtividade sem enrolação. 1.ed. São Paulo: Empreendemia, 2013.

TROTT, Paul.  Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.