FNC – FALCULDADE NOSSA CIDADE

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Alan Alves Dominato

INOVAÇÃO E GESTÃO DE OPERACIONAL

Este artigo descreve a inovação e gestão operacional em uma empresa do segmento de Óleo e Gás, na qual caracterizou benefícios em sua operação após implementação de um novo sistema integrado, gerando impacto positivo em suas operações garantindo a qualidade na entrega de seus produtos e serviços. O objetivo foi melhorar o desempenho da empresa através de operações controladas com mais eficiência  que busca resultados mais estratégicos. No inicio, após implantação teve um impacto negativo em algumas operações onde no sistema antigo parte de sua operação fabril era burlada para adiantar o processo de fabricação de seus produtos/serviços. Com esse novo sistema a operação só consegui passar adiante, se a anterior for concluída por completo.

Segundo Trott (2012), “a maioria das organizações apresentam itens que são uma mistura de produtos e serviços o termo gestão de operações foi criado para denotar as habilidades e técnicas desenvolvidas em setores de fabricação e serviços no intuito de auxiliar no apoio a transferência de melhores praticas, em uma era globalizada de produção em massa. Todas as funções de gestão de operação envolvem tomadas de decisão algumas são estruturadas ou táticas e têm consequências imediatas, e outras são muito mais estratégicas com implicações de longo prazo tanto para o funcionamento de operações como para a organização como um todo.

O objetivo é desenvolver aspectos que satisfaçam a necessidade e atendas as expectativas, a fim de projetar produtos e serviços com qualidade a tarefa de todos os administradores é melhorar suas operações, atender as expectativas é difícil à medida que o nível de qualidade dos produtos e serviços melhora, aumentam as expectativas dos clientes”.

De acordo com Barbará (2006) “qualidade é o grau de características inerente que satisfaz a requisitos. De difícil definição, pois todos acreditam que sabem o que é qualidade daí surgirem erros de julgamentos e interpretação, cada qual a seu modo tentando definir o que é qualidade”.

Segundo Trott (2012, pag124.), “a fim de projetar produtos e serviços de qualidade, é necessário uma total compreensão de seu cliente e de suas expectativas, avaliar expectativas é algo difícil, pois clientes são diferentes uns dos outros e mudam com o tempo”.

A qualidade é vista como parte essencial na gestão da inovação. O processo de inovação pode ser julgado como um processo operacional com resultados, manter as coisas de modo simples e observar produtos e serviços quando os clientes os recebem, ajuda a produzir fluxo continuo de melhoria de novos produtos/serviços. O continuo da empresa se seus produtos e serviços, a atenção aos seus clientes, o cuidado com a concorrência, a conscientização de tecnologias e concorrências e invenções emergentes, tudo isso é uma tarefa assustadora.

Para que uma abordagem seja bem sucedida todo pessoal em todo departamento deve estar envolvido, qualidade é uma responsabilidade de todos e não de um administrador ou departamento, qualidade e melhorias estão ligados e devem fazer parte de um circulo continuo, se um ciclo modesto de inovação e aperfeiçoamento segue adiante, inserindo a abordagem na cultura da organização, o resultado total e de longo prazo pode exceder o de uma solução radical.

Segundo Chiavenato (2012, pag. 21), “devemos transformar cada limão em uma limonada. Os perigos anteriormente aventados constituem os fatores críticos do negocio. Um fator critico do sucesso é aquele que não for muito bem cuidado poderá colocar em risco seu negocio”.

Referências Bibliográficas

TROTT, Paul. Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. 4ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: Dando Asas ao Espírito Empreendedor. 4ª Ed. Barueri, SP Manole, 2012.

BARBARÁ, Saulo. Gestão por processos, fundamentos, técnicas e modelos de implementação: foco no sistema de gestão de qualidade com base ISSO 9000:2000 2° Ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.