FACULDADE NOSSA CIDADE

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Kelyta de Oliveira Pinto

Inovação e Criatividade

 

 

A Criatividade e a Inovação são essenciais para exploração de novas ideias, para o desenvolvimento e competitividade continua da nação. Para uma organização que pretende ser pioneiro no ramo de atuação da empresa ou  organização será necessário um sistema inovador e criativo, para isso deve existir um bom gerenciamento.

As empresas devem ser capazes de se adaptar e progredir se desejam sobreviver. Elas funcionam com o conhecimento de seus concorrentes, inevitavelmente, vão chegar ao mercado com um produto que altera a base da concorrência (TROTT, 2012, p. 04).

Atualmente as empresas que são bem sucedidas sabem como tirar o máximo de proveito do seu potencial, cultivando novas idéias, adaptáveis a mudanças e estão sempre um passo a frente das demais concorrentes. Como podemos nos espelhar  nessas empresas e  promover uma cultura de inovação que realmente abre o nosso potencial de crescimento? Para isso é necessário adotar as mesmas estratégias, temos que aproveitar as diversas visões e capacidade dos nossos colaboradores, promovendo uma cultura que acolhe novas idéias,  precisamos ser inovadores  e flexivéis na abordagem além de incorporar novos e os já existentes meios tecnológicos, aproveitando o poder criativo e cheio de diversidade que vai  facilitar a geração de idéias permitindo estimular pensamentos, com isso aprendemos a escutar e entender  nossos clientes internos agindo sobre as oportunidades que surgem ao longo do caminho.

As empresas e organizações precisam de um ambiente criativo e encorajador no escritório que possibilitem a interação entre os departamentos, onde possam conversar e compartilhar idéias sobre a visão de cada um sobre o negócio, isso é importante para a empresa que está tentando criar uma cultura de inovação. Dessa forma  não estará subestimando  a contribuição de qualquer nível da sua equipe e poderá apreciar grandes e pequenas ideias que vem de perspectivas, experiências  e contexto diferentes, mas isso precisa ser exercitado, temos como  exemplo o Google que é conhecido como uma das empresas mais inovadoras do mundo, tem como conceito que seus colaboradores invistam poucas  horas do seu  dia trabalhando em  novas ideias,  isso nos da um  lote de ideias aplicadas que são  bem-sucedidas e que podem obter  sucesso nesse pouco tempo investido em projetos inovadores, como por exemplo a criação do Gmail.

Para desevolver a criatividade nas empresas é necessário quebrar os paradigmas, como aprender a desaprender, só assim o campo de visão se tornará mais amplo e aberto para novas idéias e conceitos.  Quando o pensamento criativo começou a ser estudado, o que no princípio era considerado como inspiração divina passou a ser considerado como potencial apesar de visto como inato no ser humano, percebemos que tudo é ensinado e aprendido.

A partir desse pressuposto chegamos a dois pontos de vista o pessoal e o empresarial:

Pessoal: a criatividade é mesmo que inconsciente adotada em vários momentos, adotamos estratégias para viver melhor, como garantia de empregabilidade, relacionamentos pessoal e interpessoal.

Empresarial: buscando manter e atrair novos clientes a criatividade e inovação trabalham lado a lado em prol de se adaptar as necessidades de modificações e aperfeiçoamento de produtos, solucionar problemas, melhorias em projetos passados que podem não ter tido o sucesso esperado, desenvolvendo a qualidade  e diferenciando-se dos concorrentes.

Inovação é o ato de introduzir algo novo – uma criação (com dispositivo ou processo) resultante do estudo e experimentação a criação de algo na mente (SOFFNER 2005).

Partindo desse contexto podemos ver que apesar da intensa crise na aviação no ano de 2000, houve a criação da Gol Linhas Aéreas uma inovação ousada porém que deu muito certo, com a política de preços baixos e redução de custos através da terceirização dos serviços executados por terra conseguiu alcançar a terceira posição entre as empresas do segmento. Temos outros casos como a SP Alpargatas, fabricante das sandálias Havaianas que inovou ao introduzir o produto  no mundo da moda e investir em publicidade.

Podemos citar outro grande sucesso, Caso Renova é uma empresa portuguesa, fabricante de papel higiênico que com muita  criatividade inovou o carro chefe da empresa ao lançar papel higiênico colorido, uma idéia  diferente que repercurtiu em todo o mundo havendo compras pela internet em vários países.

Com isso podemos concluir que a criatividade e inovação andam lado a lado, porém existe a necessidade de gerenciar cada aspecto positivo e negativo dos processos que são primordiais para o desenvolvimento e crescimento do país. Considerando que ambas as gestões sejam novas aqui no Brasil e que precise ser aprimorada se  comparada aos  países mais desenvolvidos, o avanço tecnológico dependerá mais do investimento político em novas pesquisas de inovações do que na criatividade exercida pelas novas gerações.

 

Referência

TROTT, Paul. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4 ed. – Porto Alegre. Bookman, 2012.

 

SOFFNER, R.K. Gestão do conhecimento e mudança organizacional. In Silva Filho, C.F.; Silva, L.F.(Orgs) Tecnologia de informação e gestão doc conhecimento. Campinas ed, 2005.

 

http://search.scielo.org/?output=site&lang=pt&from=0&sort=&format=abstract&count=20&fb=&page=1&q=criatividade++inova%C3%A7%C3%A3o+&index=&where=ORG&search_form_submit=Pesquisar