FNC – Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Angela Alves Oliveira

 INOVAÇÃO DO PRODUTO E A ESTRATÉGIA COMPETITIVA  

 

             A inovação pode oferecer a informação necessária e o conhecimento exigido pela empresa para ter o sucesso e o desenvolvimento dos produtos inovadores, por isso a empresa tem que saber a necessidade dos clientes e o que eles procuram.

            Toda empresa tem o dever de estar sempre inovando e criando novas ideias tecnológicas. Tudo isso faz desafiar os dirigentes da empresa para uma nova estratégia com o desenvolvimento do negócio de novos produtos e novas metas para serem alcançadas.

            Uma ideia de um produto pode surgir de várias origens, entretanto, para ter sucesso precisa ser realizado com a participação de uma série de pessoas provenientes de vários setores da organização comprometidos com o resultado final que é a inovação.

            A inovação tem que estar sempre presente na organização, onde há muitas informações constante ao processo de desenvolvimento da inovação, especialmente na passagem das informações do nível estratégico, tático e operacional.

            “A inovação industrial não apenas engloba inovações maiores e radicais, mas também avanços tecnológicos menores incrementais. Na verdade, esta definição sugere que a comercialização bem- sucedida da inovação pode envolver mudanças organizacionais consideravelmente mais amplas”. (TROTT, Paul, 2012, p. 17).

            Com uma tecnologia mais avançada as empresas baseadas nos processos de inovação conseguem ter mais informações sobre o mercado e seus concorrentes. Uma empresa reconhecida pelos seus processos de inovação, tanto em produto, modelo de negócio, distribuição, marketing e vendas, é uma empresa que se mantém atualizada e a frente dos seus concorrentes.

             É muito importante a figura do líder no processo de inovação, ele comanda a equipe para o desenvolvimento do trabalho, enquanto facilita na criatividade motivando a equipe     com sua existência podendo facilitar e agilizar um resultado mais objetivo.

             “O engajamento é o principal ingrediente para que este tipo de ação dê resultados esperados. E para conseguir o engajamento de todos estes profissionais envolvidos na comercialização dos produtos, da criação até o ponto de venda, é preciso que haja o reconhecimento”. (PAIVA, Edson, 2006, p.46).

            O objetivo de toda empresa é a melhoria do produto, ampliando mais produtos na organização, com a inovação para gerar vantagens competitivas e criar novas oportunidades com esse posicionamento.

            Claro que a inovação pode exigir métodos de fabricação, distribuição e marketing que alteram as economias de escala ou outras barreiras de mobilidade. Uma alteração no produto pode também anular as expectativas do cliente e causar um grande impacto sobre a venda.

            Por isso que é muito bom ter a estratégia de marketing, ela pode nos orientar e controlar de maneira considerável, o ritmo e o grau de difusão de um novo produto, uma vez que uma difusão depende da capacidade de transmitir informações relevantes sobre o produto e seus atributos.

            A difusão também varia de maneira considerável, e o crescimento constante é a exceção, os produtos de alta de desempenho ou declínios iniciais seguidos de saltos mais amplos.

            Para a característica do produto, tem que ser inovador para ganhar aceitação dos clientes que determina a satisfação, para isso identificamos todas as formas possíveis de adaptar um produto para um mercado.

            Conforme Porter (2004 p. 175) a inovação do produto permita que atenda a necessidade do cliente podendo melhorar a posição da empresa e dessa maneira podemos aumentar o índice de custo e melhoria nas condições de um bom resultado desempenhando e estimulando o crescimento da empresa.

            As áreas que são impactadas por uma empresa inclinada para a inovação dos seus produtos pode ter resultados maiores ainda quando consegue despertar esse sentimento de inovação em seus colaborados e parceiros de negócios. Uma empresa que tem sua cultura baseada nos processos de inovação tem isso como um diferencial competitivo, reconhecido pelo mercado, impacta até mesmo os departamento de marketing e vendas.

            A empresa que obtém sucesso com a estratégia focada nos processos de inovação pode também obter potencialmente retornos acima da média, isso permite que novos clientes sejam atingidos ou podem reduzir a sensibilidade ao preço ou aumentando a diferenciação dos produtos.

           

Referências Bibliográficas

TROTT,Paul. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4. ed. Porto Alegre, Bookman, 2012.

PAIVA, Edson. Comunicação persuasiva em pontos-de-venda. 1. ed.  São Paulo, Iglu, 2006.

 PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva. 2. ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2004.