Instituição: Faculdade Nossa Cidade

Curso: Administração de Empresas

Professor Orientador: Lawton Benatti

Nome: Eric Cleiton de Toledo

 

Inovação de Produtos e Vantagem Competitiva

Este artigo tem como objetivo mensurar a inovação de um novo produto no mercado no segmento de cosmético especialmente shampoo, que está atrelado à mudança de tonalidade dos cabelos em apenas 3 minutos e após lavagem o cabelo retoma o tom natural.

“A inovação nem sempre acarreta saltos gigantes adiante. A inovação gradual, passo a passo, também é inovação – e é tão necessária, ou até mais, que a versão radical. Isso é o que realmente torna um negócio sustentável.” (BES, KOTLER, 2011, p. 18).

O objetivo principal deste produto é surpreender a expectativa do consumidor e suas preferências de maneira a adotar ações eficazes para atraí-los para compra do produto, satisfação e a fidelidade e principalmente competitividade.

Diante do mercado onde mudanças tecnológicas ocorrem a todo tempo e no ambiente onde estamos inseridos a competitividade se tornou algo extraordinário para o alcance da excelência no processo ou lançamento de um produto, visando atender as necessidades dos consumidores de forma que seu produto supere as expectativas dos clientes e se torne um produto com um diferencial competitivo a “inovação” e fundamental e representa: mudança, melhoria, ou seja, os esforços contínuos para que a organização possa gerar ganhos e competitividade.

Hoje em dia através da evolução tecnológica existem muitas ferramentas que estão disponíveis, facilitando assim qualquer observação e pesquisa.

Para Bateson, existem muitas coisas que podem influenciar as percepções do cliente em relação aos produtos e serviços. Os principais fatores que influenciam suas expectativas podem ser exemplificados por: comunicação oral, propaganda e experiência passada. Fatores como aparência, comportamento dos funcionários, ambiente físico entre outros, podem ter considerável impacto na maneira como a experiência será percebida. Porém, uns dos fatos que mais chamam a atenção do consumidor são as falhas e as mesmas podem ter consequências drásticas para a empresa. (BATHESON, 2001, p. 335)

Analisando, buscando por algo que agrade aos consumidores e atenda suas necessidades, especialmente o público feminino entre 18 e 55 anos através de uma inovação “radical” estimulando a criatividade de produto que já utilizado no dia a dia, mas que terá uma função diferenciada, ou seja, que em apenas uma simples lavagem seus cabelos mudam de tonalidade, realçando seu visual em um momento sazonal em apenas alguns minutos.

O novo Shampoo Collor Fácil é um produto diferenciado e inovado que proporciona ao consumidor a mudar a tonalidade de seus cabelos em apenas três minutos e após a lavagem seus cabelos retoma a coloração natural sem danos algum.

Segundo (DORNELAS) O fato de uma ideia ser ou não única não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não, de maneira a transformá-la em produto ou serviço que faça sua empresa crescer.

A idéia desse novo produto foi dada através de varias mudanças que o mercado exige das organizações para que elas não sejam esmagadas pelas novas tecnologias e modificações, devido a esse fator a empresas necessitam inovar em maior velocidade em seus processos e novos produtos ou em aprimoramento dos que já existem, pois a busca pelo diferencial inovador e a competitividade se tornou uma meta para as organizações em todos os segmentos.

Portanto o processo de inovação para esse produto ( shampoo Collor Fácil), se estruturou em uma inovação radical onde um simples shampoo para cabelos utilizado na rotina de 90 % da sociedade, se tornou um produto específico que altera a tonalidade dos cabelos de acordo com a cor que o consumidor adquirir e sucessivamente uma inovação fundamental, pois a empresa irá mudar sua estrutura como embalagens, matéria prima, ou seja, visando seu crescimento e buscando aumentar sua lucratividade que é razão das organizações existirem. 

Segundo (CAMPOS 2004, p.35) “O caminho do sucesso para obter melhorias continuas nos processos é o de conjugar os dois tipos de gerenciamento: manutenção e melhoria.”

Com os avanços tecnológicos, o recrudescimento da competição e o processo de  globalização, a inovação e competitividade  tornam-se  ferramentas  essenciais para  destaque e  diferenciação de um produto ou serviço  frente aos da concorrência, ou seja, através da inovação muito bem trabalhada e associada às novas praticas tecnológicas torna-se mais benéfica tomadas de decisões mais assertivas possíveis.

Referências:

 

BATESON, Jhon E. G. Marketing de Serviços).(4º) ed. Porto Alegre:Bookmam, 2001.

BES Fenando de Trias; KOTLER Philip – A bíblia da inovação- São Paulo. Leva, 2011.

CAMPOS, Vicente Falconi, (TQC) Controle de Qualidade total no estilo Japonês. 2004.

DORNELAS José – Empreendedorismo – Transformação idéias em negocio – 4º ed - Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.