Faculdade FNC

Curso: Administração de Empresas

Professor orientados: Lawton Benatti

Aluna: Cintia Vera Cruz Carneiro

 

Desenvolvimento de produto

A Inovação de produto é uma exploração de forma assertiva de novas ideias com produtos ou serviços já existentes ou não. Sendo benefícios significativos para as empresas nos seguintes aspectos aumento no faturamento, aumento das margens de lucros, reintegração na participação de mercado e vantagem competitiva perante os concorrentes.

“A inovação nem sempre acarreta saltos gigantes adiante. A inovação gradual, passo a passo, também é inovação – e é tão necessária, ou até mais, que a versão radical. Isso é o que realmente torna um negócio sustentável.” (BES, KOTLER, 2011, p. 18)

Produto Inovado

 O produto a ser inovado será um produto já existente, sendo um micro-ondas com adaptações significativas com uma instalação de visor digital que calcula e mostra  o grau de contaminação do alimento.

Este produto tem como objetivo principal o bem estar e a saúde de toda a família de maneira prática, rápida e eficaz.

 E será inovado um sistema de computação cognitiva, em nuvens e captação de imagens de altíssima resolução, será possível desenvolver o sensor de alimentos.

Equipado com poderosos sensores cognitivos, câmera de alta resolução e conectado a uma grande base de dados (em nuvens, atualizada em tempo real), este aparelho possibilita a identificação do nível de contaminação de qualquer produto alimentício, possibilitando ao usuário reconhecer um alimento impróprio para o consumo à escolha entre consumir ou não consumir. Pois a intoxicação alimentar, mesmo sendo comum, pode frequentemente ser prevenida com facilidade com a utilização do novo equipamento e em alguns casos, a intoxicação alimentar é bastante perigosa.

Tipo de Inovação

Este produto obteve uma Inovação Radical, que representa uma alteração drástica no produto, o transformando de um equipamento que era utilizado para aquecimento, cozimento e descongelamento de alimentos e passou para um equipamento que preveni de doenças causadas por alimentos contaminados, visando o bem esta e saúde dos consumidores e mantendo a funções anteriores, trazendo um novo paradigma para o mercado, mudando o negocio da empresa que fabrica o produto. (micro-ondas).

 As empresas devem ser capazes de se adaptar e progredir se desejam sobreviver. Elas funcionam com o conhecimento de seus concorrentes, inevitavelmente, vão chegar ao mercado com um produto que altera a base da concorrência. (TROTT, 2012, p. 04).

Benefícios que o produto proporcionará

 Além de possibilitar um aumento na qualidade de vida dos usuários, estima-se que o produto seja um sucesso de vendas, uma vez que é uma novidade no mercado, alcançando um grande mercado consumidor.

Pontos relevantes para a criação do produto

O produto é uma inovação no mercado de eletrodomésticos e possui um excelente custo-benefício, uma vez que o seu objetivo maior é a prevenção de doenças causadas por alimentos contaminados.

Tecnologias

O equipamento faz o uso de três tecnologias que necessita ser aplicadas

Computação Cognitiva

Possui sensores (olfato) capazes de identificar o cheiro do alimento, possibilitando a identificação do mesmo e também sensores (sonoros) para identificar a presença de microorganismos no alimento.

Alta resolução

            O equipamento possui uma câmera integrada de altíssima resolução, possibilitando a identificação da textura dos alimentos.

Computação em Nuvens

            O equipamento está ligado a uma base de dados em nuvem, onde as informações obtidas através dos sensores cognitivos e pela câmera de alta resolução são comparadas com os padrões existentes neste banco de dados.

O manual de utilização do equipamento

O Sensor de alimentos foi desenvolvido para ser utilizado por qualquer pessoa, desde crianças a idosos. O seu funcionamento é muito simples:

  1. Retire a embalagem do alimento e coloque–o em um refratário;
  2. Coloque o refratário com o alimento no aparelho, feche a porta e pressione o botão “Iniciar”;
  3. Ao término do tempo de análise, o aparelho realizará um aviso sonoro e indicará o nível de contaminação do alimento, informando se o mesmo estará apto para ser consumido.
  4.  No caso de líquidos, basta que esteja sem a tampa para ser analisado assertivamente;
  5.  Pode ser utilizado qualquer tipo de refratário, como plásticos, vidros e metálicos.

Pontos relevantes para a criação do produto

O produto é uma inovação no mercado de eletrodomésticos e possui um excelente custo-benefício, uma vez que o seu objetivo maior é a prevenção de doenças causadas por alimentos contaminados.

Benefícios que o produto proporcionará

 Além de possibilitar um aumento na qualidade de vida dos usuários, estima-se que o produto seja um sucesso de vendas, uma vez que é uma novidade no mercado, alcançando um grande mercado consumidor.

 

Referencias

BES Fernando de Trias; KOTLER Philip.– A Bíblia da inovação – São Paulo. Leya, 2011.

TROTT, Paul. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4 ed. – Porto Alegre. Bookman, 2012.