Instituição: Faculdade Nossa Cidade

Curso: Administração de Empresas

Professor Orientador: Lawton Benatti

Nome: Carolina Simão Duarte

RA: 2345

7ª Semestre A

 

Inovação das Organizações

 O presente trabalho tem como o objetivo curto estudo sobra a importância da inovação nas empresas.

De acordo com os dicionários, inovação é a atitude de introduzir novidades, renovar. Atualmente, no mundo em que vivemos cheio de avanços, as empresas que quiserem permanecer no mercado de trabalho deverão inovar sempre.

Inovação é a palavra derivada dos termos latinos in e novare e significa fazer algo novo ou renovar. A inovação é elemento principal para as empresas ganharem dinheiro, pois gera a criação de novas ideias e busca a necessidade do consumidor para desenvolver seus produtos ou serviços. Existem três principais tipos de inovação.

Segundo Drucker (1987), a inovação é a capacidade de uma organização  adotar recursos e materiais de uma nova ou maior capacidade para produzir riqueza. Inovação é supor que todos os produtos e processos da empresa se tornem obsoletos.

Inovar não é só ter uma ideia boa, mais sim a junção de criar novas ideias para serem colocadas em práticas, e sem as novas ideias não existe inovação. O processo de inovação não é desenvolvido com rapidez, pois exige a analise do projeto para que seja bem desenvolvido.

De acordo com Christensen (2001), inovação é as mudanças tecnológicas para matérias e informações em produtos e serviços agregados. Inovação é a capacidade de transformar um produto ou serviço em uma nova proposta de valor, onde gera lucro para a organização.

 Tipos de inovação:

  • Em primeiro lugar, a evolução revolucionaria, que são produtos ou serviços que são reinventados ou criados, é algo nunca visto no mercado e são preservados por direitos autorais para combater seus concorrentes.
  • Em segundo lugar, a inovação tecnológica, que é a evolução de produtos, onde suas tecnologias são diferentes das produzidas anteriormente, podendo ser tecnologias totalmente novas ou a melhorias de tecnologias já existentes no mercado.
  • Em terceiro lugar, a inovação comum, que são inovações já existentes no mercado mais com uma melhoria mais com uma facilidade maior de desenvolvimento.

Dentro da inovação também se trabalha com P&D (Processo e Desenvolvimento), que é algo que vai procurar a resposta para alguma dúvida, é um processo que tem um alto custo e que na maioria das vezes pode acabar dando em nada.

Referências Bibliográficas

DRUCKER, Peter Ferdinand, Inovação e Espírito Empreendedor: Prática e Princípios. São Paulo: Pioneira, 1987.

CHRISTENSEN, Clayton M, O dilema da inovação: quando novas tecnologias levam empresas ao fracasso, São Paulo: Makron Books, 2001.

Simone Alves Rodrigues, Conceitos de inovação, Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/conceitos-de-inovacao/114071/ , Acesso em: 09/04/2014

O que é inovação?, Disponível em: http://www.edti.com.br/artigo-o-que-e-inovacao/, Acesso em: 14/04/2014

Hugo Eduardo Meza Pinto, Você sabe o que é inovação?, Disponível em: http://www.oeconomista.com.br/voce-sabe-o-que-e-inovacao/, Acesso em: 14/04/2014

A inovação: definição, conceitos e exemplos, Disponíveis em: http://inventta.net/radar-inovacao/a-inovacao/, Acesso em: 09/04/2014.