FACULDADE NOSSA CIDADE

Curso de Administração de Empresas

Inovaçao e competitividadeEmpresarial

 Orientador Prof.Lawton Nanni Benatti

 Aluno: Magno Calderon da Cunha

 RA 1796

Artigo

Inovação como tendência competitiva

            Tem por missão implantar a solução de medidas para  atingimento das metas, com inovação para avaliação de desempenho, acompanhando e implantando métodos de desempenho (treinamentos) diante das estratificações, de cada área de atuação no mercado, onde  e constante acompanhamento, emitindo-se relatórios internos para sua melhoria continua conhecida como P&D utilizada nas empresas de tecnologia.

 

Conforme Dewey (1910)       

 

[...] a reflexão para a solução de problemas contém cinco passos logicamente distintos: perceber a dificuldade, localizar e definir o problema, sugestão de possíveis soluções, desenvolvimento por raciocínio das influências da sugestão, observação posterior e experimentação que levem a sua aceitação ou rejeição (DEWEY, 1910 p. 45)

Fazendo uma análise no ambiente interno e externo, identificamos que a cultura das empresas em sua grande maioria procura inovação em produtos, processos e serviços, visando lucro e ganho de espaço no mercado.

Cobradas as metas e identificando através de treinamentos, gestores mais capazes, diferenciados, devido a gargalos cada vez maiores de competitividade, e com um vasto campo a ser explorado que gera impacto na satisfação do clientes / usuários, onde os custos adicionais  são necessários, com retorno garantido, não causando grandes transtornos. 

Toda essa corrida além de gerar estresse para a corporação e equipes. Com base no descrito propõe-se a seguinte questão: como diminuir o stress, aumentando a confiabilidade dos equipamentos com inovação?

Conforme Wasti (2002)

 

[...] a influência dos valores coletivista na natureza da variável de continuação foi fortemente confirmada quando análises mais aprofundadas revelaram que para indivíduos com pequena postura coletivista, não existe relação entre  normas generalizadas para fidelidade e comprometimento de continuação. Indivíduos com alto comprometimento de continuação apresentaram um menor  nível de intenção de “turnover” assim como baixa intenção de se retirar do trabalho. Para indivíduos com baixo senso de coletivismo, o comprometimento de continuação não demonstra qualquer resultado positivo. (WASTI, 2002, p.6)

            Tomando por base nestes estudos, cabe afirmar que para ser competitivo é importantíssimo inovar tanto em produtos e serviços como também nos processos com um acompanhamento de falhas e agilidade nos processos tornam uma empresa mais competitiva e eficaz, tomadas as decisões, passiveis de agregar valor aos seus serviços.

              Somando-se as analise anteriores, a inovação é importante para a tomada de decisão na empresa em diversos níveis, demonstrando claramente investimentos em qualificação reorganização de lideranças e cultura interna.

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS 

DEWEY, John. How We Think.: Artigos PDCA: origem, conceitos e variantes dessa idéia de 70 anos, Claudemir Y. Oribe: New York: D.C. Heath, 1910

WASTI, S. A.-  Affective and continuance commitment to the organization: p. 525-550. 2002.

Disponível em: http: //www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0201_0724.pdf