FACULDADE NOSSA CIDADE – FNC

Administração de Empresas

Andressa Azevedo Marques Borges

Orientador: Prof. Lawton Benatti

 

Inovação como estratégia competitiva

 

            Este artigo aborda a inovação como uma estratégia competitiva para auxiliar as empresas em seus negócios e a superar seus concorrentes.

Segundo Carvalho (2009, p.10) “inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing ou organizacional nas práticas de negócios”.

Muitas empresas estão indo a falência, porque não implantaram a tempo inovações nos seus produtos/serviços e perderam sua clientela para a concorrência. Por este e por outros motivos é importante que os administradores tenham uma visão ampla de tudo que acontece dentro e fora das organizações, e procurem métodos para implantar novos processos de inovação.

Conforme informações do Sebrae, há concorrência em todos os tipos de empreendimentos, sejam pequenas ou grandes todas as empresas sofrem com essa competição, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes e com comportamentos diferentes.

Antes de implantar ou modificar algo no negócio, às organizações devem estudar os concorrentes e o ambiente que será inserido, pesquisar as tendências e cenários semelhantes no segmento para identificar o que os consumidores precisam e o que desejam.

Em seguida, analisar e selecionar as alternativas mais viáveis e seguras, definir os recursos que serão utilizados e determinar e formalizar as etapas para que a inovação seja implantada com sucesso. Antes da disponibilização, é necessário realizar testes.

Após a implantação, o processo de inovação deve ser gerenciado continuamente, para detectar falhas e realizar melhorias conforme o feedback dos clientes internos e externos. Deste modo, as empresas atenderão novas demandas, conquistarão novos clientes e irão adquirir mais confiabilidade no mercado e na marca.

Para que as organizações tenham sucesso e prolonguem sua sobrevivência no mercado, é importante que os proprietários tenham ciência da necessidade dos procedimentos contínuos de inovação em seus negócios, não apenas para gerar novos produtos e serviços mediante as necessidades e desejos dos clientes, mas também incorporando novos modelos nos processos, tecnologia, comunicação, atendimento, vendas, propagandas e entre outros.

Quer ser melhor que os seus concorrentes? Observe-os, com o objetivo de identificar quais são os seus pontos fortes e fracos e faça inovações para se diferenciar deles, sem se esquecer do que o cliente precisa e tomar cuidado para não cometer os mesmos erros que a concorrência.

Tubino (2000, p. 22) defende que “ser competitivo é ser capaz de superar a concorrência naqueles aspectos de desempenho que os nichos de mercado visados mais valorizam”.

A sociedade está em constante mudança e desenvolvimento, e as empresas precisam implantar inovações, antecipando as mudanças e adequando-as conforme as necessidades do cliente.

Conforme Terra (2012, p.3) “A inovação ganhou um lugar de destaque na gestão das empresas. Todos e todas as áreas de uma organização devem estar direta e indiretamente envolvidos e em sincronia com os processos de inovação”.

Sempre que tiver algum processo, produto ou serviço novo ou melhorado todos os colaboradores devem participar de cursos de capacitação, treinamentos e palestras para conhecer melhor os procedimentos, aumentar a produtividade e atingir ótimos resultados.

Devido aos avanços tecnológicos, às empresas são induzidas a inserir novos produtos e serviços para continuarem competitivas no mercado e não serem inferiores aos seus concorrentes, um exemplo disso, são as organizações que fabricavam VHS e devido à invenção do aparelho de DVD, elas foram obrigadas a industrializar este mesmo equipamento, para não perder seu espaço nos negócios.

Para que as organizações tenham sucesso e sejam aceitas pelos consumidores, é importante utilizarem como estratégia a inovação e seguirem as etapas mencionadas neste artigo e nunca devem esquecer que o foco é e sempre será no cliente.

Referências Bibliográficas

 

CARVALHO, Hélio Gomes de. Inovação como estratégia competitiva da micro e pequena empresa. Brasília: SEBRAE, 2009.

LINDEGAARD, Stefan. A revolução da inovação aberta: a chave da nova competitividade nos negócios. São Paulo: Évora, 2011.

TERRA, José Claudio. 10 Dimensões da gestão da inovação – uma abordagem para a transformação organizacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

TUBINO, D. F. Manual de planejamento e controle da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.