FACULDADE NOSSA CIDADE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINSTRAÇÃO

PROFESSOR ORIENTADOR LAWTON BENATTI

ALUNO: EDUARDO ROBSON DE LIMA

INOVAÇÃO COMO COMPETITIVIDADE  NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Vivemos em um mundo em que tudo está interligado de uma forma dinâmica onde os mercados  globais e suas econômicas são cada vez mais competitivas, no Brasil a grande parte das empresas são formadas por pequenas e médias empresas onde o seus idealizados  com um sonho na cabeça e o espírito de empreendedorismo  se lançam no mercado movidos somente pela paixão própria de ter o seu negócio.

Infelizmente muitas empresas não conseguem sobreviver por mais de 02 anos no mercado simplesmente por falta de planejamento estratégico em um momento fundamental  que é na hora que o empreendedor está esboçando o seu modelo de negócio não existe um processo embrionário de incubação das empresas.

Para sermos bem sucedidos no mercado temos que ter fixado em nossa mente como lição numero 1 que não basta você ou a sua empresa ter uma ideia ou produto que vai revolucionar o mercado,   a inovando de produtos ou serviços deve se concretizar em um espaço de tempo rápido a fim de suprir a demanda que o mercado consumidor está necessitando. 

“Vantagem Competitiva introduz o conceito de cadeia de valor, um conceito que serve de base para  o raciocínio estratégico sobre as atividades envolvidas em qualquer negócio e a avaliação de seu custo relativo e papel na diferenciação” (Porter Michael, 1947).

Para que uma empresa consiga ter os seus objetivos alcançados vai depender muito do esclarecimento da sua cultura e dos objetivos a serem almejados, quando todos estão envolvidos sejam empregadores ou empregados e de uma forma harmoniosa canalizam numa força de renovação em todos os níveis e não somente em um único ponto, faz com que a produtividade e maximização dos lucros asseguram a sua sustentabilidade e competitividade e consequentemente a satisfação pessoal de todos.

Quando se tem a consciência  de inovação e competitividade nas empresas é possível saber  identificar  quais são as necessidades e os problemas enfrentados pelo mercado, e com isto pode se transformar  tudo isto em uma solução para os consumidores mais exigentes.

Quando falarmos no tema de inovação e competitividade nossa mente já está acondicionada em resolver os problemas, más muitas vezes não sabemos identificar quando a empresa não tem inovação e não é competitiva  e para isto devemos saber identificar e  analisar o comportamento organizacional formal e informal  que atua contra a nossa criatividade humana.

Geralmente  as empresas tem um modelo gerencial conservador, burocrático, sem regras não proporcionado uma estrutura e programas de incentivo a inovação.

Planejar é um processo. Um processo que se inicia por uma etapa de questionamento existencial. É quando a empresa pensa seu destino, revê suas entranhas e olha em volta. Exatamente como deve fazer cada ser humano de vez em quando” (Barros, Ageu 2005: p. 3).

Higgins (1995) sugere os seguintes tipos de inovação 

 

Inovação de Produtos e Serviços - A inovação de produto compreende a criação de bens finais novos e qualitativamente diversos. Não está voltada para poupar qualquer recurso, mas sim para incrementar a demanda de um determinado bem. Resulta em novos produtos ou serviços ou melhoria de produtos ou serviços existentes;

 Inovação de Processos - Resulta em melhorias de processo dentro da

organização. Está centrada na melhoria da eficiência e eficácia do processo

produtivo. Divide-se em melhoramento organizativo, de aquisição de

conhecimento gerencial, e inovação tecnológica propriamente dita, ou aquela que tem o progresso técnico incorporado. No caso de inovação de processo se pode afirmar que a sua introdução implica, necessariamente, em economia de pelo menos um recurso;

 Inovação de Marketing e Negócios – Resulta numa melhoria significativa no

produto, preço, distribuição e mercado. No desenvolvimento de novos negócios

que forneçam vantagem competitiva sustentável. Pode basear-se na diferenciação (produto, promoção, distribuição e mercado) e nos custos (preço);

 Inovação de Gestão e Organização – É fundamental para as empresas que

pretendem desenvolver novas estruturas de poder e liderança acompanhando os desafios estratégicos.

“O bom empreendedor deve reconhecer suas limitações e saber montar um time de gestão que leve a empresa em direção a sua visão, envolvendo-se, com o passar do tempo, mais com questões estratégicas e menos com questões operacionais” (Dornelas, José Carlos Assis: p.244).

O que falta também para as pequenas e médias empresas é um maior apoio do Governo seja na elaboração de projetos e suporte financeiro, para que as empresas consigam além de colocar em prática todo o seu projeto, num negócio que vai de médio a longo prazo, com isto evitaria  o fechamento pré-maturo de muitas empresas que surgiram com grande potencial de ideias e inovações.

REFÊNCIAS

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012

PORTER Michael. Vantagem competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior . Rio de Janeiro: Elsevier 1989

BARROS, Ageu. Gestão estratégica nas pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro. Editora Ciência Moderna Ltda., 2005