Inovação aplicada ao ensino superior

O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação modificou o modo de organização das sociedades. Com essa nova tecnologia passou a ser fundamental para os profissionais na competição no mercado de trabalho. Em função da inovação aplicada ao sistema de ensino superior, teve um grande crescimento de Educação a Distância nas instituições de Ensino Superior para atender as pessoas que por algum motivo, não tiveram chances de adquirirem formação superior.

A Educação Superior por meio da Educação a Distância é considerada um forte indício da democratização da educação. Com estas transformações levaram o Ensino a Distância a atender um público que necessita para manterem ou melhorarem no mercado de trabalho. Educação a distância, é um tipo de ensino totalmente diferente de ensino presencialmente, considerando as diferentes habilidades necessárias para apresentação da informação, planejamento, desenvolvimento e avaliação de estratégias de ensino, nas quais professores e alunos estejam distantes fisicamente. São formas diferentes de atingir o mesmo objetivos. Muitas das vezes a escolha de cursos a distância, não só por ser online, mas por se identificarem com a forma de como os cursos são aplicados com a possibilidade de fazer seu próprio tempo e de realizar o estudo no momento e ocasião mais oportunos.

No início, as pessoas procuravam a educação a distância porque não tinha uma outra opção. Esse é o caso de pessoas que não tem acesso a uma universidade de qualidade, ou profissionais que trabalhavam, e não conseguiam frequentar a universidade presencial. O que podemos perceber é que o número de pessoas a procura de Educação a Distância cresce cada vez mais porque são tipos de pessoas que gostam do método, preferem uma metodologia em que possam ter mais autonomia. As aulas de curso online podem ser gravadas ou transmitidas ao vivo. A maior parte das instituições tem tutor, que quer dizer, pessoas da gestão da informação e outras funções, são pessoas para tirar duvidas.

Um ponto muito importante que precisamos considera é a cidadania. A Educação a Distância, trouxe uma oportunidade para que possa fazer o seu horário, de como, estudar, fazer provas e outros conteúdos programados que exigem no curso, envolve principalmente pai e mãe, famílias que tem pouco tempo para dialogar, muitos pais não tem tempo nem para si mesmo, que dirá para os filhos, a responsabilidade é muito grande de uma família. Percebemos que cada vez mais as famílias se distância, não sabendo lidar com esses sentimentos. A família não é como administra um negócio, necessita de um equilíbrio muito grande entre o coração e a razão. Mesmo a família sendo pequena, com duas ou três pessoas, no caso de duas pessoas, mãe e filho ou pai e filho, é o que acontece no mundo de hoje, e no caso de três pessoas de pai, mãe e filho, não conseguem viver em harmonia e a turbulência toma conta das relações.

No curso a distância, são geralmente pessoas mais adulta, é de se esperar de EaD venha a conscientizar sobre a importância do exercício dos seus direitos e principalmente dos seus deveres com pais e com a sociedade. Com esse método de ensino, os alunos nunca perde uma aulas, não são prejudicado em esta ausente das aulas. Todos ficam disponíveis na internet. Assim os alunos assiste onde, quando e quantas vezes quiser. Além disso, ficam á sua disposição na sala de aula virtual todos os exercícios, matérias didáticos, tema relacionado e arquivos em PDF para download.

Como controla a presença dos alunos e como se aplica a prova? A presença dos alunos é controlada por meio de exercícios realizados, pela participação nos fóruns e outras atividades na internet, e as provas são realizadas presencialmente em um dos polos de educação a distância.

Pessoas que procura fazer curso superior a distância,” é de pessoas com vontade de mudar que o mundo precisa”. A estratégia inovadora de ensino, EaD vem tomando força gradativamente, representado uma alternativa de ampliar as oportunidades de ingresso dos indivíduos nos diferentes níveis educacionais, sobretudo no nível superior. São os primeiros sinais de que a sociedade começa a exigir formas mais eficazes de ensino, especialmente do ponto de vista de modalidades de cursos e técnicas de ensino.

Por um lado a EaD pode se tornar um importante e instrumento da recomendação da UNESCO a fazer com os países ofereçam Educação para todos. O trabalho da UNESCO explica alguns aspectos a exigir mudanças essenciais, inovadoras, na educação superior ; nos currículos, métodos pedagógicos, na formação continua de professores, além da incorporação critica da tecnologia, da educação a distância e da compreensão e exploração dos locais virtuais.

O desenvolvimento de atividades práticas na construção e implementação de projetos no computador, selecionando e combinando softwares. Problemas que pode ser encontrados no curso de EaD, um vírus pode surgir em arquivos do Word, interferindo na leitura das produções e na troca de comentários entre os alunos, criando um clima desagradável á interação e exigindo tempo para sua solução. Ocorreu também uma questão problemática em abrir os arquivos e a impressão de todos os matérias recebidos pelos os professores, no qual requerem um bom tempo para realizar o download, onde muitas vezes a conexão era interrompida, e os alunos que estava utilizando neste momento era trabalho perdido. Em cada aula foram surgindo novos desafios, atividades em grupo, novas descobertas, onde os alunos foram se adaptando no ritmo do trabalho. Quando os alunos estão empolgados, se decide o que querem se torna um trabalho muito gratificante poder vê-los imaginando.

Podemos dizer que a Educação a Distância, gera curiosidade e interesso para as pessoas, é um desafios e conflitos. Alguns alunos se sentia incapaz de continuar o curso, outros não, cada vez mais sentia capaz de realizar e aprofunda na nova tecnologia aplicada no EaD, os alunos uns ajudavam os outros, tanto os alunos aprendia com os professores como os professores aprendiam através das interações.

A inovação aplicada na Educação a Distância, o falar se tornou escrever, esse novo método usamos muito o pensamento, percebemos possibilidades inéditas de encaminhamento de pensamento e o reorganizamos. É preciso também ter interação entre pessoas e computadores e pessoas entre pessoas, atitude desse tipo são positivas ao aprendizado e desenvolvimento.

Esses conceitos possuem limites, e com esses limites são construídos e modificados em cada mente. Para entender um conceito, é importante a conversa e a troca social. Depois de um diálogo irá ajudar a afirmar seu entendimento. Com o diálogo acontecido ao logo do curso, observa as dificuldades e a angústias

Por ser um curso a Distância, é um curso que acontece muitas interações entre alunos e alunos, e alunos e professores, na prática e na formação da teoria, no caso de aplicação dos conhecimentos que o curso se propunha a desenvolver.

O curso tem a facilidade de capacitar e especializar os alunos para atuarem no mercado, em futuras vagas a serem disponibilizadas pelas empresas. É uma oportunidade para desenvolver sua carreira, seus sonhos serem realizados, estando sempre atualizado no dia a dia, buscando novas informações para facilitar a vida do profissional.

 A busca de soluções para a formação de profissionais que possam mudar sua postura no mercado, ser vistos como um bom profissional, e ver o mundo com outra visão, enfim com essa inovação aplicada ao ensino superior a EaD, tem objetivo de aperfeiçoarem habilidades comportamentais e técnicas aos participantes com capacidade, melhorando o desempenho nas questões funcionais e organizacionais.

Por vivermos em um mundo integrado, onde a tecnologia e a ciência se torna cada dia mais abrangentes de nossas realidades, faz-se necessário que cada aluno tenha oportunidades, opções e autonomia para transformar seu potencial em competências pessoais e produtivas.