Francisco Robério Galvão (Bolsista do Programa PIBID/CAPES, Licenciando do Curso de Biologia / Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA).

Carmirene Fernandes Calixto (Orientadora: Esp.; Escola de Ensino Médio Dr. Ribeiro Ramos, Supervisora PIBID).

Petronio Emanuel Timbó Braga (Co-Orientador, Doutor, UVA, Coordenador de Área PIBID).

INTRODUÇÃO

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realiza atividades pedagógicas em escolas públicas da região norte do Estado do Ceará. Tem como objetivo, entre outros, o incentivo: à formação de professores para a educação básica; à elevação da qualidade da escola pública; à valorização do magistério; à inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educa-ção; à integração entre educação superior e básica.

O Projeto institucional denominado “Experiências inovadoras entre universidade e escolas” contempla o subprojeto Biologia, que é constituído por dez estudantes, atuando em grupos de cinco nas Escolas de Ensino Médio (E.E.M.) “Wilebaldo Aguiar”, em Massapê, e “Dr. João Ribeiro Ramos”, em Sobral, pertencentes à rede de ensino estadual. Em cada uma há um professor supervisor e um coordenador de área. A E.E.M. Doutor. Ribeiro Ramos, objeto deste estudo, situa-se a Rua Conselheiro José Júlio, no Centro de Sobral, atualmente conta com 880 alunos. Tem como objetivo promover uma sociedade humana através de cidadãos críticos e participativos, com competências e habilidades referentes a aquisição de conhecimentos científicos e tecnológicos, para atuar no mundo do trabalho, em face de uma educação de qualidade. Tenta também promover a inclusão escolar com respeito à diversidade cultural e melhoria dos níveis de proficiências dos alunos. Adotando a Missão de garantir uma educação básica com equidade e foco no sucesso do aluno, assegurando um ensino de qualidade, onde a melhoria escolar, as instalações físicas e todos os seus serviços contribuam para a formação de profissionais competentes e críticos, atuantes e transformadores da sociedade.

OBJETIVOS

O presente estudo retrata as primeiras experiências dos bolsistas do PIBID na Escola de Ensino Médio Doutor João Ribeiro Ramos, com o objetivo de Analisar a situação organizacional referente à infraestrutura, perfil dos alunos, principais problemas enfrentados e outros pontos pertinentes encontrados no Projeto Pedagógico da Escola e sua influência em sala de aula.

METODOLOGIA

Dentre as atividades iniciais desenvolvidas pelos estudantes bolsistas do subprojeto da Biologia destacam-se: conhecer-se a estrutura de funcionamento da Escola através de uma análise introdutória do seu Projeto politico Pedagógico (PPP), portfólio dos alunos, entrevista com alguns membros do corpo docente escolar e sondagem das condições de infraestruturais, observando as possibilidades de ação com os mecanismos disponíveis e traçar um perfil inicial da clientela atendida pela instituição ação estratégica para o bom cumprimento das atividades a serem empreendidas posteriormente.

Realizou-se vários encontros com a Professora de Biologia e Supervisora do PIBID, Carmirene Fernandes Carlixto, na qual foram relatadas as vivências e os contrastes existentes durante seu percurso de atuação enquanto educadora na escola. Cabe ressaltar que as atividades foram bastante comprometidas em razão da greve dos professores efetivos. Nessas condições, o que se conseguiu fazer foi uma analise introdutória tomando-se como objeto PPP e o portfólio dos alunos, que contêm os resultados dos questionários sócio-econômicos aplicados e a entrevista da professora Carmirene gravados em forma de entrevista para posterior estudo.

RESULTADOS

Percebeu-se através das primerias atividades realizadas na Escola que esta possui uma boa estrutura, mas ainda com alguns pontos pertinentes, dentre eles: não poderem altera a estrutura externa nem sua visualização devido ser tombada pelo IPHAN; necessidade de carteiras novas e ais confortáveis; salas climatizadas e material para o laboratório de ciências e Academia de musculação.

A infraestrutura é composta por sete salas de aula, uma biblioteca, uma quadra, dois laboratórios de informática e ainda sem equipamentos ou não disponíveis um laboratório de ciências e uma academia de musculação. Atende a uma demanda de dezenove turmas divididas em três turnos, totalizando em torno de oitocentos e oitenta alunos, atendidos por um quadro de trinta professores efetivos e oito temporários (CEARÁ, 2011).

Possui todas as informações pertinentes acerca do perfil sócio-econômico dos alunos, adquiridas com a aplicação periódica de três questionários do portfólio, sendo eles: caracterização da turma (com informações do aluno e família), auto avaliação global (o que deseja referente à escola) e ficha biográfica (situação vivenciada no momento na escola).

Os alunos da escola são predominantemente oriundos de bairros da periferia (Tamarindo, Santa Casa, Alto Novo, Padre Palhano, Dom José e parte do Sumaré), com a minoria advinda do centro e interior do município de Sobral (Bonfim e Patriarca), caracterizados por serem de classes economicamente desfavorecidas, em maioria recebem auxílio governamental através de programas assistenciais como o Bolsa Família, por isso os alunos veem como importante não faltarem às aulas, para que o beneficio não lhes seja retirado (CEARÁ, 2011).

Uma pequena parcela dos discentes, menores de idade, são guardas mirins, contudo, isso não atrapalha seu rendimento escolar. Diferentemente, os maiores de idade trabalham na empresa Grendene (maior pólo aglomerado de mão de obra da cidade, sobretudo a menos escolarizada) e comércio, tendo em vista que as empresas pedem como requisito que continuem os estudos. No entanto, grande parte das vezes não oferece condições para conciliar os dois aspectos em sua realidade. Os alunos que trabalham o fazem para auxiliar no sustento da família. A taxa de natalidade dentre as estudantes do colégio é preocupante levando em conta a idade das mesmas, aproximando-se de 7,5% a 8% que equivale de duas a três alunas por sala com maior ocorrência nas series mais terminais. Estes fatos juntos contribuem consideravelmente para evasão escolar que foi de 10,2% em 2010. Muitos alunos e alunas esclarecem não conseguirem conciliar sempre trabalho, estudo e gravidez, seja pelo perío-do de licença maternidade ou amamentação, horários de trabalho, cansaço físico e mental, imaturidade dentre outros (CEARÁ, 2011).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após a análise dos dados, pode-se ter uma visão geral da realidade dos alunos e da infraestrutura da Escola e a sua influência que estas podem proporcionar na sala de aula, dos quais destaca-se suas aspirações e dificuldades enfrentadas, ainda que de forma superficial. A partir dos dados gerados, foi possível criar um perfil da clientela, que possibilitou o planejamento de conscientização dos alunos, através de palestras sobre prevenção e DST, assim como demonstra-los que a uma necessidade de estarem sempre em renovação profissional frente ao mercado de trabalho. Ao final deste trabalho guarda-se a esperança de que o PIBID, através do subprojeto Biologia, possa em breve interagir com os alunos e contribuir com os resultados propostos na Escola participante.

REFERÊNCIAS

CEARÁ. E.E.M.Doutor João Ribeiro Ramos, Projeto Politico Pedagógico (PP), Sobral, CE, 2011.

CEARÁ. E.E.M.Doutor João Ribeiro Ramos, Portfolio dos alunos, Sobral, CE, 2011.