Informação é o literalmente “dados processados”. Todo sistema se caracteriza por possuir 3 fases:
  • Entrada de dados
  • Processamento
  • Saída

Na entrada de dados é quando inserimos dados no sistema. Por exemplo, um supermercado armazena em seus bancos de dados, informações “cruas”, como por exemplo, a hora em que uma lata de cerveja da marca X foi vendida.

É acumulando um grande volume de dados desse tipo, que o sistema irá processar esses dados e retornar ao usuário informações como por exemplo: 60% dos clientes que compram cerveja da marca X fazem isso entre 15:00 e 19:00 e pagam com dinheiro.

Um bom negociante, com uso dessa informação pode aumentar e muito seu lucro, por exemplo, alterando o preço da cerveja X para algum valor que dificulte seu troco, fazendo com que ele ganhe alguns centavos em cada cerveja vendida.

Exemplos como esse, fazem da informação, o recurso mais valioso que uma corporação tem. Isso traz a necessidade de aumentar a segurança e os cuidados com esse recurso.

CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM A INFORMAÇÃO

IS102-058

A informação de uma empresa é gerada através de computadores, mas principalmente por seres humanos. Antes de a informação ser manipulada por uma máquina, ela é manipulada por pessoas. Isso prova que, mais importante do que implementar um anti-vírus de última geração para proteger o sistema de possíveis invasões, é necessário uma forte política de privacidade na empresa, que conscientize as pessoas da importância daquilo que estão manipulando e das regras empresariais relacionadas à informação.

Grandes corporações investem muito dinheiro na gestão da informação, tanto na segurança como também na investigação externa. Isso mesmo, algumas empresas gastam muito dinheiro tentando roubar informações de seus concorrentes, e geralmente conseguem.

_______________________________________________________

Confira a próxima reportagem sobre a informação. Tema: COMO A INFORMAÇÃO PODE SER ÚTIL NUMA PEQUENA EMPRESA?

VEJA MAIS

Confira mais matérias como essa no blog: www.estilofacil.com