INFOPEDAGOGIA

Ivany Ehrhardt
Especialista em Educação
[email protected]
Mediateca
Brasília, fev, 2008.

"A Internet é muito mais do que uma rede mundial de computadores. É uma rede de pessoas que desejam comunicar-se e compartilhar idéias e informações". http://www.grupos.com.br/help/WhatisGrupos.html

Fabián Jaramillo Campaña com pós graduação pedagógica em Informática aplicada as Ciências da Educação, na Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica (1991-1993), vem investigando, formando recursos humanos docentes e fazendo propostas no campo das aplicações pedagógicas das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), contextualizadas na realidade educacional equatoriana, em particular , e latino-americana, em geral, há quinze anos.

É autor do enfoque que batizou de Infopedagogia a integração da TIC ao processo pedagógico com sentido humano, social e pedagógico.

A partir da experiência realizada em Quito, no Peru, o termo infopedagogia se expandiu para os países da Américas, em particular em Honduras, República Dominicana, Cuba e outros paises iberoamericanos.

A infopedagogia está baseada no emprego da TIC como ferramenta de apoio ao processo ensino aprendizagem, tendo a função de ajudar o professor nas atividades docentes. A utilização da tecnologia da informação como auxiliar contextual do processo ensino aprendizagem é uma nova forma de abordar estudos pertinentes ao currículo de maneira ampla e integradora, em um novo contexto e próximo da realidade do aluno. É uma nova forma de integrar a tecnologia e a pedagogia.

Artigo publicado por Vital Rodrigues (2006), A infopedagogia ? nos diz:

"É muito importante para todo docente consciente da necessidade da utilização da tecnologia neste tempo do ponto com (.com). É necessário precisar o uso das TICs, pois elas não são as substitutas do docente, mas ferramentas que tem a função primária de ajudá-los em sua missão no processo de ensino aprendizagem".

Essa forma de ensinar consiste na integração entre os procedimentos pedagógicos e os tecnológicos, que de forma inter-relacionadas, se complementam fortalecendo a viabilização do currículo de forma dinâmica, integrada, atual e contextualizada. Abre possibilidades metodológicas diferenciadas das convencionais utilizando novas ferramentas de trabalho, abrindo possibilidades para o desenvolvimento de novas formas de ensinar e novas formas de aprender, construindo saberes, aportando possibilidades de planejamentos diferenciados, criativos e que promovam a construção do saber do educando em consonância com o professor.

Estabelecer a relação ensinar e aprender mediada pela infopedagogia deve fazer parte do cotidiano da escola na busca de qualidade.
SITES CONSULTADOS
http://www.reducativa.com/webs/webquest/fuentes.html . Acesso em 25/2/2008
http://eprints.rclis.org/archive/00007037/01/0469-Lee-F.2006-Curso-Info-Pedagogia-UASD-Fundamentos-Info-Pedagogia.pdf. Acesso em 25/1/2008
http://www.se.gob.hn/index.php?a=Webpage&url=mapa Acesso em 20/1/2008.
http://sca2006.tic-educa.org/materiales_taller/presentaciones/Martes%2026/Presentacion%20-%20Honduras.pdf. Acesso em 15/1/2008.
http://csgabriel.edu.ec/pub/curso/manual.pdf. Acesso em 25/2/2008.
http://eprints.rclis.org/archive/00007037/01/0469-Lee-F.2006-Curso-Info-Pedagogia-UASD-Fundamentos-Info-Pedagogia.pdf. Acesso em 01/02/2008.
http://200.88.113.180/Members/vidal_rodriguez/publicaciones/?searchterm=None. Acesso em 25/2/2008.