UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE LINGUAGENS

DEPARTAMENTO DE LETRAS

CURSO DE LETRAS/ESPANHOL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PAULO MARCOS FERREIRA ANDRADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE I - 1ª SEMANA

 

 

INFLUÊNCIAS GENÉTICAS OU AMBIENTAIS PARA A RELAÇÃO 

ENSINO-APRENDIZAGEM COMO OS PROFESSORES AS VEEM.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuiabá, MT

2014

INFLUÊNCIAS GENÉTICAS OU AMBIENTAIS PARA A RELAÇÃO  

ENSINO-APRENDIZAGEM COMO OS PROFESSORES AS VEEM.

 

Geralmente os fatores ambientais e genéticos no processo de ensino e aprendizagem estão relacionados ao transtorno que impossibilitam a aquisição ou desenvolvimento de determinadas habilidades cognitivas.

Em muitos momentos das situações que instalam no interior da escola em torno do processo cognitivo a maioria dos professores não analisam na dinâmica de sala de aula a possibilidade de influências genéticas ou ambientais para a relação ensino-aprendizagem. Toda via é possível dizer que existem fatores que podem influenciar e prejudicar o desempenho dos educandos, incluindo diversos problemas tanto de ordem familiar, social e principalmente os que afetam a atenção.

O exemplo claro que podemos citar é um dos grandes dilemas vividos pelos professores atuais, o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), a meu ver esse problema recebe influencia direta de questões genéticas. Por não saberem como lidar essas situações e acabam por excluis os alunos portadores de TDAH dos processos cognitivos.

Assim é comum infelizmente ouvir de algumas professoras expressões como:

__Este menino é assim mesmo, não aprende e não vai aprender, é de família.

Ou

__ Já nasceu assim, num aprende, e vai morrer assim.

A partir disto podemos dizer que basicamente não valorizado o fato de os estudantes sofrerem este tipo de influencias em suas aprendizagens. A meu ver que a genética ou e os fatores ambientais tem  uma forte contribuição e influência para o desenvolvimento humano, porém não é determinante para caracterizar o comportamento do indivíduo. P professor não pode ignorar o fator ambiente, que muitas vezes acaba sendo mais intenso na influência psicológica.

Por exemplo, uma criança do Paquistão, criada em meios à guerra e os fortes regimes totalitários e terroristas, terá uma forte tendência aos estímulos ambiente do ambiente que vive. Embora isso não um fato determinante. É como um menino criado na favela na favela em meio aos crimes e privações pode ocorrer que este seja fortemente influenciado pelo