RESUMO
Na atualidade onde se vive a mundialização as identidades deixam de ser exclusivas correndo riscos de perderem sua originalidade. O papel do turismo é fundamental nesse cenário, onde participa de forma distinta, hora incentivando com seus programas de preservação ao patrimônio, hora explorando, reproduzindo paisagens e culturas por conveniência. Nesse paradoxo, tentaremos entender se o turismo é uma alternativa capaz de promover a identificação de pessoas à culturas e lugares, e assim fortalecer a sensação de pertencimento, acreditando na importância de enxergar o turismo não somente um meio econômico, mas uma forma de proteção e respeito às diferenças e ao meio ambiente. Contudo, podemos refletir sobre quão importante o desenvolvimento da atividade turística para incentivar à conscientização, principalmente dos autóctones para a manutenção de sua própria identidade.
Palavras chave: Turismo, cultura e sociedade.

INTRODUÇÃO
Inserido em uma economia mundial o setor do turismo se vê dentro de uma dinâmica afetada pelas transformações desse mercado globalizado marcado pela competitividade. Usado como uma alternativa econômica a atividade turística busca uma demanda constante onde o perfil do consumidor é suscetível ao incomum. O consumidor em turismo sente necessidade de viajar, necessidade esta que engloba seus desejos que podem se renovar e se diversificar constantemente. O gosto pelo novo faz com que a necessidade do turista seja algo facilmente substituível, e a competitividade entre os destinos acirra ainda mais essa característica vulnerável, a produção do turismo acaba se tornando o bem de consumo destinado a suprir seus anseios.
"Os lugares são escolhidos para serem contemplados porque existe uma expectativa, sobretudo através dos devaneios e da fantasia, em relação a prazeres intensos, seja em escala diferente, seja envolvendo sentidos diferentes daqueles com que habitualmente nos deparamos. Tal expectativa é construída e mantida por uma variedade de práticas não-turísticas, tais como o cinema, a televisão, a literatura, as revistas, os discos e os vídeos que constroem e reforçam o olhar". (Urry, 1997:18) São muitos os motivos que levam as pessoas a viajar, isso faz com que o turismo se desenvolva, segmentando e descentralizando a oferta de acordo com os anseios da demanda, muitas vezes descaracterizando paisagens e reproduzindo culturas ao privilegiar a significância da imagem de cultura em vista da percepção do turista desconsiderando, muitas vezes, o sentimento do povo congênito. Busca-se com esse trabalho a reflexão sobre o papel do turismo em resguardar culturas preservando identidades, em acender nas comunidades uma percepção de pertencimento, de fazer renascer um sentimento de valorização reaproximando pessoas com o mesmo interesse de cultivar e preservar suas raízes. Levantando tal questão avaliamos a que ponto a atividade deixa de agir positivamente e passa a causar choque entre culturas e descaracterizar paisagens.
Esse trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica para compreender esse paradoxo através de leitura e explanação do assunto, com objetivo de identificar o turismo além da questão mercadológica, contrabalançando seus valores em prol da sociedade como uma alternativa para conservação de culturas, valorização de identidades e ação de semear um sentimento de pertencimento, preservação e respeito ao patrimônio, inter-relacionando o conceito de cultura e turismo para compreensão dos impactos da contemporaneidade global no uso do turismo.