A partir do século XVIII, é de se considerar que houve grande evolução na arquitetura. Foi aí que começou a utilização de estruturas metálicas nas construções. Tal inovação proporcionou aos arquitetos e engenheiros soluções mais complexas, mais arrojadas, mais eficientes e de altíssima qualidade. Entre as pioneiras obras nas quais foram utilizadas este tipo de estrutura, podemos citar a Ponte Ironbridge na Inglaterra, esta ponte foi inaugurada em 1779. A partir desta época iniciou-se a onda de inovação na construção civil através das estruturas metálicas. Hoje vemos os moderníssimos edifícios nas grandes cidades. Arquitetura que lança mão de estrutura metálica está sempre ligada a imagem de modernidade.

É de se considerar que construções que usam este tipo de estrutura são vantajosas não somente por causa da boa impressão estética, mas também por causa da redução de tempo de construção, racionalização no uso de materiais, economia na mão de obra. Estes são alguns fatores que levaram este modelo de construção a avançar nos tempos modernos.

Pesquisadores dizem que o maior mercado para os produtores de aço no exterior é a construção civil. No Brasil há uma necessidade de atentar para este fato; se a construção baseada em estruturas metálicas for valorizada neste país, haverá certamente um avanço na economia do país.