Você já reparou que determinadas ações conseguem resultados melhores em épocas específicas do ano? Pois bem, isso acontece devido à forma como a sazonalidade influencia as atitudes dos consumidores. Então, é necessário levar em conta as características de cada período ao adotar táticas de SEO, a fim de alcançar seus objetivos.

Para você ter êxito ao aplicar técnicas de SEO, recomenda-se começar por um planejamento bastante antecipado, considerando todas as datas disponíveis e os eventos e ações que farão parte do cronograma do seu negócio. Assim, você terá condições de lidar com possíveis imprevistos, sem que estes afetem seu sucesso.

Um planejamento antecipado também é vantajoso para a otimização de sites porque ele permite uma preparação maior no que diz respeito à criação de palavras-chave. Logo, você evitará perder tempo escolhendo os termos relacionados a um evento, podendo se programar para selecionar as palavras-chave antes e realizar outras atividades durante o período do evento em questão.

Como cada época requer mudanças na programação, é interessante oferecer conteúdos diversificados conforme os diferenciais de cada data. Tente sair do lugar-comum e dê preferência a medidas inéditas, para que você consiga se destacar da concorrência. Por isso, faça um monitoramento direcionado à análise de informações ligadas à sazonalidade, de forma a identificar as necessidades e gostos do seu público-alvo em cada período.

Utilize o Google Trends para avaliar se determinadas palavras-chave geram mais acessos nos períodos pesquisados. Além disso, crie conteúdos com potencial viral, podendo ser compartilhados e disseminados amplamente pela web, seja para celebrar o aniversário da marca ou datas comemorativas como dia das mães, dia dos namorados, entre outras.

Para finalizar, não se esqueça de atualizar as páginas ao invés de apaga-las após o período para o qual elas forem criadas. Assim, você será capaz de melhorar o seu posicionamento mesmo fora da temporada, saindo na frente dos concorrentes quando as palavras-chave das páginas fizerem sucesso em outros momentos.

Como você analisa o seu desempenho em relação às táticas de SEO usadas para aproveitar a sazonalidade?