O Município de Valença Bahia recebe este nome por forca de Lei Provincial de número 368, de 10 de novembro de 1849. Homenagem ao Marques de Valença D. Afonso Miquel, 4º Marques de Valença.
Assim, começa a sua industrialização. Por volta de 1844 inicia-se a implantação da primeira Indústria de Tecido de Valença, sendo esta a primeira Hidráulica e de tecidos finos de algodão no Brasil , Foi então neste ano que começou os trabalhos de construção da Fabrica de Tecidos Todos os Santos. Empreendimento industrial, que teve características especificas tais como: um empreendimento de grandes proporções, que mereceu destaque no cenário econômico da época. Na sua implantação teve capital, mão-de-obra e tecnologia vinda dos Estados Unidos da America mais precisamente de da região da Nova Inglaterra, tais circunstancias confere a industrialização da cidade de Valença no século XIX uma importância singular .
Os proprietários deste imponente empreendimento eram; O Português naturalizado brasileiro, Antonio Francisco de Lacerda, o Norte americano John Smith Gilmer e Antonio Pedrosos de Alburguerque. E como cabeça, idealizador e construtor do projeto, o Engenheiro Norte americano João monteiro Carson, também naturalizado brasileiro. Este foi o responsável pela obra e pela construção da hidroelétrica que movimentaria o maquinário. Era um empreendimento no meio do nada, uma mine cidade de cerca de 300 operários com mais de 50 % de operários do sexo feminino, conforme relatos de D. Pedro no seu livro o Diário de D. Pedro II, ao Norte do Brasil 1859/1860). Tinha também, casa de maquinas, hidroelétrica, armazém com cinco andares para a fabrica de tecido, oficina de retificação de peças, escola para os filhos dos operários, filarmônica , e ceia após o trabalho diário. Algumas característica que demarcaram a Todos os Santos como singular a época: os operários não eram escravos, num período ainda escravocrata; e como comentado acima mais de 50% da força braçal eram de mulheres.
Frisando que o modelo de fabrica instalado por Monteiro Carson obedecia aos moldes das fabricas norte-americanas da época, forjada pelo modelo da revolução industrial.
Em 1860 a segunda fabrica de tecido é inaugurada com a presença do Imperador D. Pedro II , Seu fundador foi o Comendador Bernardino de Sena Madureira e recebe o nome de Fabrica de Tecidos Nossa Senhora do Amparo. Atualmente encontra-se em funcionamento apenas a segunda indústria Têxtil do Município de Valença, com a denominação hodierna de Valença Têxtil com administração de um grupo Pernambucano.
Vale salientar também que a industrialização de Valença ocorre por conta dos interesses de empresários baianos e americanos em diversificar as fontes econômicas da época, pois neste período ocorria a queda dos preços do café e os grandes produtores entravam em banca-rota empregando parte do seu capital num novo ramo econômica em expansão no momento histórico, a indústria de tecido .
Portanto, conforme os relatos acima citados pode-se confirmar que o processo de industrialização da cidade de Valença- Bahia se dá por volta dos anos de 1844 com a vinda do engenheiro americano Monteiro Carson, importando tecnologia norte-americana aos moldes do processo industrial Inglês oriundo do processo de Revolução industrial.
Fonte: Documentos do Acervo do Memorial da Câmara Municipal de Valença
Autoria: Janete Vomeri( Coordenadora do Memorial da Câmara Municipal de Valença)