Tudo começa com o Departamento RH (Recursos Humanos), que é responsável por recrutar, contratar e treinar colaboradores que serão responsáveis por fazer a leitura do mercado/moda e transformar matéria prima em produto acabado através da inteligência e da mão de obra.
Após pesquisas de mercado e tendências de moda a indústria de calçados da sequência no desenvolvimento de novas coleções. O Departamento de Desenvolvimento de Produto (Estilismo e Modelagem) que é responsável em transformar necessidades de mercado e tendências de moda em modelagem para produção em escala industrial.
Após, criada a modelagem os Departamentos de Rendimento de Matéria Prima e Setor de Tempos dão informações fundamentais para o Departamento de Custos formar o preço de venda dos calçados.
Após esta etapa entram em cena os Departamentos de Marketing (Responsável pela divulgação do produto e marca) e Vendas (responsável por trazer pedidos dos lojistas até a indústria). Com esses pedidos o Departamento de PCP (Planejamento e Controle de Produção) transforma estes números em informações que irão alimentar os Setores de Produção e Suprimentos (Compras e Almoxarifado), Suprimentos manda Departamento de Compras comprar matéria prima necessária e monitora o abastecimento interno através do Almoxarifado. Com a matéria prima devidamente estocada podemos citar os principais setores que a mesma passará até se transformar em produto acabado.
Os principais setores são:
Corte, Pesponto, Injetoras, Aviamento, Montagem, Qualidade, Expedição e Logística.
Entendendo melhor o processo produtivo da Indústria de calçados:
A matéria prima sai do almoxarifado, é cortada no setor de corte e vai para a preparação, onde é separada, colada e costurada no setor de pesponto. Segue para o Setor de Montagem levando o nome de cabedal.
O Setor de Montagem que foi devidamente abastecido pelo Setor de Aviamento e Injetoras que tratam de montar o cabedal na sola e palmilha transformando-as em calçados.
Estes calçados irão para o Setor de Qualidade que aprova ou não a liberação destes calçados para o mercado. Após a liberação os calçados vão para Expedição que é o setor responsável pela embalagem dos produtos. Paralelamente, o Departamento Financeiro faz o faturamento (preenchimento de notas fiscais e duplicatas com os dados do cliente), finalmente produzidos e faturados os calçados são despachados para o cliente pelo Departamento de Logística (que geralmente são terceirizados por transportadoras especializadas).
O Departamento Financeiro é responsável por receber dos clientes (que geralmente utilizam os bancos como meio de recebimentos), também são responsáveis em pagar fornecedores de matéria prima, folhas de pagamentos de funcionários, pró-labore, assim como tributos e demais despesas de produção e administrativas.
O controle fiscal e patrimonial ficam por conta do Departamento de Contabilidade.
Este é apenas um resumo deste "Universo Complexo" denominado que é a indústria de calçados.

Por Mais Calçados loja de Calçados Online.
http://www.maiscalcados.com.br