RESUMO

A referida pesquisa busca analisar o índice de Gardnerella Vaginalis em mulheres submetidas ao rastreamento citológico atendidas na unidade básica de saúde Albert Sabin no município de Barreiras-Bahia, o interesse pelo referido estudo deu-se em conseqüência dos trabalhos efetuados com essas mulheres e da alta incidência verificada nos resultados apresentados dos exames citopatológico das mesmas, busca ainda conhecer a política de trabalho na atenção a saúde da mulher e da importância do profissional enfermeiro conhecer tal fato para então promover ações voltadas para a prevenção deste agravo em específico.

Optou ? se por um estudo retrospectivo de cunho descritivo e exploratório realizado em duas etapas: a primeira com dados coletados na unidade de referência através dos livros de registro do papanicolau e impressos dos exames preventivos e ficha de atendimento da sintomática do portador e no segundo momento da análise dos dados obtendo então os resultados e consequinte conclusão e discussão dos mesmos bem como ocorre a atuação do profissional enfermeiro neste cenário. Com a escolha dos instrumentos fornecedores dos dados verificamos a sintomatologia apresentada pelo grupo de estudo e as características da doença. Durante a pesquisa houve a necessidade de somar o método de pesquisa qualitativo devido a descrição do programa, dando mais veracidade a pesquisa. A amostra foi composta de mulheres que realizaram o preventivo e obtiveram o diagnóstico de Gardnerella Vaginalis no período de fevereiro á julho de 2009.

A unidade fonte do estudo fica localizada no centro da cidade de Barreiras que possue em sua abrangência 29 microárea, sendo 10 bairros no centro da cidade e 19 povoados circunvizinhos, identificando a real importância da pesquisa nesta unidade, situada no centro do município de Barreiras lugar estratégico de fácil acesso ao usuários.Os resultados apontam que há um número considerável de casos de Gardnerella Vaginalis diagnósticado através do preventivo, das 290 (100%) mulheres submetidas ao exame de preventivo neste período 172 (59,31%) mulheres receberam o diagnóstico de Gardnerella Vaginalis ,outro dado de importanciaque se apresentou na pesquisa foi a faixa etária mais acometida de mulheres somando 38,27% dos casos na faixa etária de 21 a 30 anos, que pode vir a traduzir ? se em mulheres jovens e com vida sexual ativa. Partindo deste pressuposto é importante referir que a unidade inclui além dos achados clinico e diagnóstico uma assistência ao tratamento e orientações quanto a prevenção fornecida por toda a equipe multiprofissional e em especial pelo enfermeiro.