Indicador social é uma medida, quase que sempre estatística usada para traduzir quantitativamente, uma realidade social de um bairro, município ou estado, abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, dos locos da pesquisa, para fins de pesquisa ou visando à formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas, e desta forma combater quaisquer principio de iniqüidade no Estado brasileiro. A mensuração dos dados, no Brasil, é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Os indicadores contemporâneos surgiram da preocupação crescente em relação a necessidade de se prestar contas a setores da sociedade civil como a mídia, o movimento  sindical e/ou as centrais sindicais,conselhos municipais, estaduais ou nacionais e órgão públicos de fiscalização como o tribunal de contas da União, bem como, a necessidade de se desenvolver  um  planejamento governamental no que se refere a formulação, execução, implementação e avaliação de políticas publicas em varias áreas de atuação do poder publico, haja vistas que, para garantir o chamado “bem estar social” o Estado toma a frente nos dias de hoje, via politicas publicas, de áreas como Educação, saúde, meio ambiente, economia, infraestrutura, assistência social, etc. Variando de Estado e governo. 

Politicas publicas podem ser definidas segundo CARVALHO como sendo “(...) um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução (ou não) de problemas da sociedade (...)”. As mesmas são diversificadas de acordo metas, ações e prioridades dos governos (nacionais, estaduais ou municipais). Desta forma é possível afirmar que na medida em que se muda o governo as politicas publica que podem garantir, ou não, a soluções de problemas que afetam o bem estar da sociedade tende a mudar.

Os indicadores por sua vez desempenham a função de levar, por meio de estáticas, as carências e os problemas de umas determinadas localidades 

Desta forma os indicadores sociais são os “olhos” do governo na sociedade, é traves destes métodos de mensuração que o Estado na pessoa de seus governantes promoverão varias atividades voltadas para  resolução,vias políticas publicas, das problemáticas sócias. Desta forma as atividades poderão ser mais eficientes, concisas, justas e com as características de equidade e universalidades.