Independência da America espanhola.

A partir dos meados do século XVIII, o sistema colonial começa entrar em crise nas colonizações europeias, tudo isso aconteceu em função de outra grande revolução, que denominamos de revolução industrial que iniciou na Inglaterra, posteriormente atingiu o continente europeu.

Na verdade o capitalismo deixava a sua fase inicial, a nova ordem econômica exigia mudanças radicais nas colônias europeias, política liberal que nasceu a partir da revolução industrial não servia mais a uma política de colonização de metrópole.

O capitalismo estava em plena mudança de rumo,  superando sua fase comercial e caminhando definitivamente para sua etapa industrial, a qual não comungava mais com a escravidão e com o sistema de colônia, os países industrializados precisavam de pessoas livres com poder econômico para consumir, principalmente a Inglaterra.  

A grande revolução industrial foi aos poucos, substituindo o comercio como condição fundamental ao acúmulo do capital, fase necessária ao desenvolvimento do capitalismo. A nova forma de acumulação passou ser o setor da indústria.

Nessa nova forma de produção industrial, a indústria entrou definitivamente em choque com o capitalismo mercantilista, o que significou objetivamente a luta com o sistema colonialista, não era mais importante, para o capitalismo desenvolvido, metrópoles dominando um sistema arcaico de capitalismo, contra aos interesses do liberalismo.

O capitalismo industrial rejeitava as barreiras econômicas impostas pelo monopólio comercial derivado do sistema de colônia, do mesmo modo a sociedade escrava.

A indústria tinha interesse em vender todos seus produtos em todos os lugares, e o melhor caminho era transformar as colônias em Estados nacionais, como aconteceu anteriormente na mudança do Antigo Regime para o Estado moderno.

Para tal fato era necessário existir mercados livres, porque o monopólio por parte da metrópole evitava essa possibilidade, só a metrópole poderia explorar a colônia, esse principio colocava a burguesia internacional contra a política colonialista e ficava a favor das elites locais que desejavam a independência de determinadas regiões.

Com a revolução industrial e a evolução do capitalismo, impérios coloniais como Portugal, Espanha, estavam com seus dias contados, o sistema colonial condenado definitivamente ao desaparecimento, foi exatamente o que aconteceu, a burguesia era de fato a nova força política internacional.

Já no inicio do século XIX, a Espanha tinha um imenso império colonial, Portugal um pouco menos. As contradições internas do sistema colonial e os interesses do capitalismo industrial começaram provocar reações internas das elites políticas contra as metrópoles, exatamente esse o desejo da burguesia ligado ao capitalismo industrial.

Vários motivos contribuíram para lutar visando à libertação das colônias das metrópoles, no caso específico a Espanha deve se a fatores diversificados, enumeramos algumas causas.

 A difusão do liberalismo, o desejo econômico das elites locais, defendendo os seus próprios interesses, contra os interesses das metrópoles, no caso da Espanha o domínio Francês sobre a mesma.

O pensamento liberal burguês influenciou a independência dos Estados Unidos 1776, a Revolução Francesa 1789, foram também difundidas na Espanha ideias antiabsolutistas que serviram como base filosófica para lutar contra as formas de colonizações, além naturalmente das reações coloniais, com ajuda da burguesia industrial.

Na verdade apesar dessas considerações, o que desencadeou mesmo no processo de independência foi de fato às reações das elites internas, a metrópole espanhola colocava limites ao enriquecimento das elites coloniais.

O plano de fundo para libertação das colônias quando a tomada da Espanha pela França, ocupação do trono espanhol por José Bonaparte, irmão de Napoleão, empenho na luta contra o governo Francês, sobrou espaço para a reação das elites coloniais, uma vez que a Espanha não tinha como desenvolver duas frentes de conflito.

Entre 1811 a 1828 muitas regiões foram alcançando suas independências e transformando em países, Simon Bolívar 1783 a 1830, deu independência a vários países: Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, posteriormente, San Martín, 1778-1850, libertou, Argentina, Chile e Peru.

No inicio das revoluções apenas a Inglaterra deu apoio à constituição desses países, mais tarde os Estados Unidos, interessados em seus domínios, com a ideologia América para os americanos, em 1823 com seu presidente James Monroe, estabeleceu a seguinte doutrina, os europeus não poderiam mais desenvolver na América nenhuma forma de colonização. O verdadeiro motivo de James era América para burguesia americana,

Com esse propósito ajudou na independência dos países da América do Sul, contra a tutela espanhola, no caso do Brasil, será feito outra análise em separado, dados alguns aspectos das colonizações e de diferenças fundamentais no processo da sua independência, quanto ao fundamento da sua revolução de constituição como nação, foi negociado e não revolucionário motivo pelo qual conservou a unidade.

Edjar Dias de Vasconcelos.