INCOTERMS (TERMOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO) 

*Allan Rios

Graduando em Administração.

Resumo

Neste trabalho de pesquisa serão abordados os Incoterms (Termos internacionais), que regulamentam os contratos de importação e exportação no Comércio Internacional. Foram criados pela Câmara de Comércio Internacional- CCI visando facilitar comércio internacional. Existem 13 termos conforme resolução CAMEX nº 21, de 07/04/11, cada termo indica o nível de responsabilidade pelo transporte e proteção do produto até seu destino por umas das partes seja o importador ou exportador. 

Palavras Chave: Incoterms- Exportador- Importador- Termos.  

INTRODUÇÃO 

O tema abordado são os INCOTERMS- International Commercial Terms (Inglês) ou Termos Internacionais de Comércio (Português, BRA). O INCOTERMS regulamenta contratos de compra (importação) e venda (exportação) no Comércio Internacional.

 Os INCOTERMS por sua vez são regulamentados pela CCI (Câmara de Comércio Internacional) sediada em Paris na França. São um conjunto, regras padronizadas com o objetivo de facilitar transações internacionais.

 Sua primeira versão foi 1936 e a última é a de 2010. Ela é continuamente atualizada num período de dez em dez anos, isto por causa do avanço constante da tecnologia e dos modais internacionais.

Os INCOTERMS são reconhecidos na maioria dos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas).  Portanto nesta obra serão discutidas as modalidades de vendas internacionais e suas siglas, baseando-se na última revisão em vigor de 2010. No entanto a última revisão válida a partir de 2011 na elimina as outras revisões anteriores. Fica a critério do vendedor e comprador optar pela de 2000 ou a de 2010.