No artigo escrito por Mohanbir Sawhney “Incorpore Produtos aos Serviços”, o autor apresenta através de um “manual”, opções para aumentar a lucratividade das empresas de serviços profissionais liberais por meio da automatização, associados a expertise dos funcionários, resultando em custo menor para as empresas. A automatização é feita com base em algoritmos e em métodos de análise de dados que transformam em produtos os aspectos de trabalho de uma empresa. O manual destaca três estágios do processo: descobrir potenciais produtos verificando possibilidades de automação, desenvolver produtos e capacitá-los a processar, analisar e aprender com os dados; e monetizar os produtos, criando um modelo de receita que aproveite os benefícios da automação e análise de dados.

Dessa forma, o autor traz exemplos de empresas que incorporaram produtos aos serviços (ou serviços com produtos embutidos), como a Deloitte (empresa líder em serviços de auditoria, consultoria, tributação e aconselhamento), que utiliza uma ferramenta chamada Argus, que possui técnicas de aprendizagem motora e de processamento de linguagem natural – PLN, capaz de analisar documentos eletrônicos para fins de auditoria. Para que seja satisfatório desenvolver produtos embutidos, há de se considerar a monetização do produto, as pessoas e os processos. Além disso, necessita mudar a cultura da empresa, a mentalidade das pessoas e a estrutura da organização. O autor conclui que a automatização inteligente cria um conflito entre os seres humanos e os robôs. Ainda que, o conflito não resulte em preocupações, o que se espera no futuro, é o ser humano ao lado do robô, sem disputas, a tecnologia cada vez mais presente nos processos das organizações.

A automatização tem o objetivo de tornar os processos mais eficientes e eficazes, com a utilização de tecnologia adequada, controle dos fluxos de trabalho, integrando as informações e os sistemas, isto gera, um monitoramento mais seguro e confiável dos processos.

Com relação, ao conteúdo trabalhado em aula, a automatização é um exemplo de como uma empresa pode se beneficiar com seus resultados, proporcionando aos clientes mais satisfação e preenchendo as lacunas de qualidade nos serviços prestados. O uso da automatização possibilita um melhor conhecimento do público alvo (clientes), entendendo o que espera ou deseja. Enfim, as empresas conseguem obter um melhor planejamento estratégico, qualificação nos serviços e aumento de lucratividade, reduzindo custos.

Na minha opinião, o processo de automatização é imprescindível às empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte, beneficia qualquer atividade. Apesar de o texto referenciar o assunto voltado às empresas de serviços; as empresas comerciais podem observar as melhorias no controle de estoque, entre outros, investindo em tecnologia, eliminado custos desnecessários, provenientes da falta de controle e segurança.