INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE LÁBREA

Sayonára Costa de Souza[1] 

RESUMO: O presente artigo foi elaborado a partir do projeto de pesquisa “Inclusão social nas escolas do município de Lábrea”, apresentado para a obtenção do título de Pós Graduado em Educação Inclusiva promovido pela Universidade Cidade de São Paulo ocorrido no período de 2011/2012. Começando com uma conceitualização do significado de inclusão e exclusão social, buscou-se neste trabalho, refletir sobre a prática de uma educação inclusiva nas escolas municipais, estaduais e federais do município de Lábrea. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa através de visitas nas escolas para coleta de informações sobre como e quem são os principais agentes beneficiados com o processo de inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais na rede pública de ensino do município. Os resultados não foram satisfatórios, pois a inclusão social, um processo a ainda em andamento, não é realidade em lugares onde a qualidade da educação pareceu ser esquecida. 

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão. Escolas. Especiais. Esquecida. 

1. Introdução

Neste estudo objetiva-se, desenvolver uma reflexão sobre o tema inclusão social como novo paradigma, tendo presente que este conceito possui longo alcance e abrange todos os segmentos sociais, os quais de alguma forma estão excluídos de algum bem ou direito que poderiam usufruir, mas que por falta de oportunidade não conseguem as condições mínimas de usufruto desses bens ou direitos. Lembrando ainda que grande parte da população brasileira está excluída, e precisa de alguma forma fazer parte ativa da vida social. Dentre estes, há nossas escolas, estes estão dentre os que precisam ser considerados nesse processo de inclusão social.

Para desenvolver a reflexão, fez-se um estudo teórico sobre o assunto, utilizando-se bibliografias técnicas e artigos atuais sobre o assunto, bem como, uma retomada histórica sobre a deficiência física. O ponto de partida desse estudo pautou-se em uma visita feitas as escolas estaduais e municipais de Lábrea que já atuam com alunos portadores de necessidades especiais. Faz-se uma retrospectiva histórica, destacando-se as conquistas e os aspectos legais sobre o assunto em pauta baseado no pensamento teórico de Vygotsky sobre a interação do sujeito com o meio como uma possível proposta pedagógica inclusiva. Por fim, as conclusões, evidenciando os aspectos considerados como relevantes para uma prática pedagógica inclusiva eficiente e eficaz.