FACULDADE INTERATIVA COC
CURSO DE PEDAGOGIA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PROJETO DE PESQUISA
                            Inclusão Digital em Escolas Municipais de Piracicaba
 
 
 Andreia L. Paula Botrel RA: 38402
Beatriz  RA:
Roseane A.Boueri RA: 40093
                                                                                                        Prof  Orientadora:      
                                                                                                    Elizabete Novae
 
 
 
  Piracicaba
2009
ANDREIA L. PAULA BOTREL     
BEATRIZ NASTARO
ROSEANE AP.BOUERI









Inclusão Digital em escolas Municipais de Piracicaba

Projeto de Pesquisa Inclusão Digital nas
Escolas Municipais de Piracicaba da
Matéria Metologia de Pesquisa Científica
Como parte da atividade avaliativa.

Orientadora: Prof. Elizabete Novae









PIRACICABA
2009
1.TITULO: Inclusão Digital

2.TEMA: Inclusão Digital em escolas Municipais de Piracicaba



3.Introdução
A legislação Nacional, estadual e municipal de informática Educativa, que tem por objetivo promover a Inclusão Digital.
A lei 10.172/2001 do PNL (Plano Nacional de Educação) no item 6. Educação à Distância e Tecnologias Educacionais, tem como meta e objetivo: "Instalar, em cinco anos ,500.00 computadores em 30.000 escolas públicas de ensino fundamental e médio, promovendo condições de acesso a internet,(...) treinamentos que orientam os professores a utilizar sistematicamente a televisão, o vídeo, o rádio e o computadfor como instrumentos pedagógicos de grande importância".
O Programa Nacional de Informática na Educação, PROINFO, regulamentado pelo Decreto 6.300 de 12 de Dezembro de 2007 dispõe sobre suas diretrizes e metas relacionadas à implantação de tecnologias Educacionais e formação de professores.E o Projeto de Informática Educativa do Município.
No País, apenas 12% dos lares brasileiros possuem computadores e estes, somente 10,3% tem acesso a internet, fonte do (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.




4.JUSTIFICATIVA DO TEMA
A Inclusão Digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas a escola possuir um computador conectado `a internet que iremos considerar, incluída digitalmente. É Necessário um suporte para utlizar estas ferramentas. Uma prática pedagógica consciente e assumida pelo professor, não só o conhecimento do objetivo da aprendizagem como também uma concepção da relação do indivíduo com o objeto.

É preciso que o educador vá além do que o monitor do computador apresenta e que o perceba como um possibilitador "para reflexões a respeito das hipóteses testadas e dos conceitos envolvidos" nas atividades que realizará com seus alunos. Assim, tirando proveito do que a tecnologia oferece para um pleno desenvolvimento de sua ação educativa, poderá, realmente, praticar uma verdadeira mediação pedagógica, promovendo a construção de saberes significativos, especialmente em ambientes de aprendizagem que a utilizem, incitando os educandos a "compartilhar saberes, representações, práticas, valores e emoções, de modo a viabilizar a construção de um conhecimento.

A partir dessa nova realidade empírica, em que já se consegue aceitar e buscar uma nova proposta ou posição recorremos a esse projeto uma uma investigação.
Esperar qua a proposta de implementação curricular tenha única fonte de legitimação a própria escola e a comunidade; é desconhecer as reividicações dessa mesma escola. A falta de deretrizes, orientação e apoio técnico-administrativo que garantem a sua atuação dentro de uma nova proposta é omitir o fato de que a população tem cobrado sistematicamente dospoderes públicos a obrigação de lhe oferecer um ensino de melhor qualidade, fazendo melhor uso dos recusrsos humanos e materiais de que esta dispõe.
Considerando todos esses aspectos e sendo alunas do 1º ano de pedagogia conscientes de que gostaríamos de estudar na teoria e constatar na prática as posições dos professores e envolvidos no geral na escola frente a questão da inclusão digital como disciplina obrigatória.
Vale salientar os dados do Mec ( último ano com dados globais) que apontam entre os anos de 1999 para 2001, diz que inclusão digital nas escolas da rede pública ainda nõa é uma realidade. "O laboratório de informática existe, mas não é utlizado com freqüencia. Não é uma atividade rotineira para os alunos; não é uma biblioteca, que fica aberta o tempo todo".
Portanto, justifica-se esta pesquisa pelo intuito de contribuir com o avanço da qualidade de ensino, verificando a possibilidade de aprovação na câmara dos deputados rever as leis de diretrizes da educação com a finalidade de inclusão digital. Para tanto, torna-se essencial verificar as representações sociais dos envolvidos, para que se possa pensar num direito socialmente eficaz, o que deve ser objetivo central de uma análise sociológica.

5. OBJETIVOS

5.1. OBJETIVO GERAL:
Investigar e discutir se as escolas possuem "materiais" para acessos a internet e dispõe de profissionais aptos ao ensino digital.

5.2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a)Pesquisar escolas em Piracicaba que são favorecidas com materiais de acesso digital para todas as séries do ensino fundamental.
b)Observar se, na visão dos pais e familiares dos alunos, quanto a inclusão digital.
c)Comparar que representações de professores, funcionários, buscando verificar opiniões nos discursos elaborados.
d)Levar nossa proposta até os orgãos competentes do setor da educação, garantindo o direito à comunicação em redes de computadores.


6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A escola passa por grandes mudanças e é imprescindível ressaltar que a
inserção da tecnologia no currículo pedagógico é essencial para que haja
interação entre o educando e a tecnologia frente às necessidades do seu
cotidiano. Diante disso a escola e os professores têm um papel estratégico no
desenvolvimento da inclusão digital. Este trabalho de implantação da
informática na escola requer interesse e projetos para vencer os desafios,
contudo precisamos analisar qual a contribuição da escola e a importância dela
para o educando. O presente estudo configura-se dentro do método hipotético
dedutivo e para o seu desenvolvimento realizando estudos bibliográficos e
pesquisas de campo. Como resultados parciais serão expostos estudos
bibliográficos. O processo de implantação da tecnologia na escola público
ainda está delimitado, tendo diversos problemas em relação à inserção de
projetos de inclusão digital e formas de produções de conhecimentos e troca de
saberes. Percebe-se que a tecnologia não deve ser simplesmente a compra de
computadores sem planejamento em seu currículo adequado. É necessário um
processo educativo com programas de capacitação dos educadores e uma
reflexão sobre as novas tecnologias para que sejam utilizadas como ferramenta
a serviço da educação. Pode-se observar na realização do levantamento de
dados para a execução do projeto que o experimento na literatura acontece na
realidade que o planejamento da inclusão digital encontra-se ainda com
entraves como conclusão parcial pode-se constatar o interesse das escolas,
porém falta atitudes administrativa concreta na revisão das dificuldades.
Principalmente no que diz respeito ao Art. 87-A. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1999 que "até 31 de dezembro de 2013, todos os estabelecimentos públicos e particulares de educação básica e superior deverão dispor de acesso a redes digitais de informação para uso dos profissionais e dos estudantes, conforme as especificações definidas pelos respectivos sistemas de ensino"(Mercadante,Aloísio;2008), projeto de lei do senado nº 103, de 2007.
A maioria das mudanças ocorridas na história da humanidade estão relacionadas às transformações tecnológicas e às mudanças dos meios de produção. No momento em que se mudam os instrumentos de produção, as relações de produção são consequentemente modificadas juntamente com todas as relações sociais. A lei geral presente em O Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, é aplicável a qualquer tipo de sociedade capitalista. Na atual sociedade, as novas tecnologias da informação e da comunicação estabelecem as novas relações sociais: as próprias instituições ligadas ao ensino e ao trabalho e o cotidiano das pessoas passam a ser influenciados por esta nova tecnologia, que impulsiona um novo modo de produção e estilo de vida.




7. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

Ante a atual organização escolar e distribuição de incentivos para educação que o governo oferece, como os profissionais da escola, pais, familiares e os alunos avaliam a questão de ser obrigatório a disciplina que proporciona a inclusão digital?

8. HIPÓTESE

a) O uso do computador pode ser entendido como forma de manipular a qualidade nos processos de ensino-aprendizagem, sendo que os professores tem a necessidade de utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade na educação.
b) A informática nas escolas promove verdadeira revolução na Educação no Ensino Fundamental, o aluno fica mais ativo, não fica apenas ouvindo, ele vê, fala, questiona, pergunta e facilita o trabalho dos professores.

9. METODOLOGIA DE PESQUISA PARA COLETA DE DADOS

Será desenvolvido um trabalho de pesquisa empírica através de coleta de entrevistas semi-diretivas gravadas com pais que se encontrem na escola, verificando a perspectiva desdes acerca do movimento que estamos realizando para acrescentar a inclusão digital obrigatória.
Vale esclarecer que por uma questão ética, os nomes de todos os envolvidos nas entrevistas serão omitidos, a fim de preservar suas identidades pessoais e familiares.
Além das entrevistas, também será realizada a pesquisa por um meio do levantamento teórico, voltada à melhor compreensão do que é inclusão digital no ensino, o que será feito por meio de pesquisas em material eletrônico (internet), em matérias de jornais.



9.1. UNIVERSO DE PESQUISA

A pesquisa será desenvolvida no município de Piracicaba, interior de São Paulo, por tratar-se de um grande centro urbano, que contém muitas escolas e uma população bastante heterogênea, possibilitando que seja encontrada uma significativa parcela desta papulação que sirva como sujeitos representativos da pesquisa.



10. CRONOGRAMA DE TRABALHO

Mês 1 ? levantamento de material teórico acerca dos estabelecimento dos primeiros contatos com as escolas.
Mês 2 ? elaboração do instrumento de coleta de dados (roteiro de entrevistas semi-diretivas).
Meses 3 e 4 ? realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa: alunos, professores, diretores, pais ou familiares envolvidos. Transcrição e análise de entrevistas gravadas.
Meses 5 e 6 ? confecção do relatório de pesquisa, apresentando os resultados obtidos e as análises q eles referentes.

11. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, Plano de Desenvolvimento da Educação Razões Princípios e Programas, Lei 10.172 de 9 de Janeiro de 2001, disponível em : http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/index.htm. Acesso em:31 de maio de 2009.
Mercadante, Aloísio (2008) ? Inclusão Digital ? Um Projeto para o Brasil.

MARX, karl e Friedrich,Engels; Manifesto Comunista (resumo)

BRASIL, PROINFO,Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional. Decreto nº-6300,de 12 de Dezembro de 2007, disponível em; http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_2007-20/2007/Decreto/D6300.htm. Acesso:02 de junho de 2009.