INADIMPLÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - IESC / FACULDADE GUARAÍ - FAG

RESUMO

A inadimplência causa contratempos e danos à organização e por isso, é extremamente importante identificar os fatores que às originam, podendo assim, traçar estratégias para se precaver das dificuldades oriundas da inadimplência. O desenvolvimento do setor de educação superior privada no Brasil vem crescendo rapidamente. Em contrapartida, a ampliação do número de acadêmicos inadimplentes também está aumentando, isso acaba comprometendo a saúde financeira das instituições de ensino superior já que elas dependem unicamente das mensalidades dos alunos para sobreviverem e assim arcar com suas despesas fixas e variáveis. A partir do estudo realizado na Faculdade Guaraí - FAG/Instituto Educacional Santa Catarina - IESC, o presente case tem por objetivo principal visa apresentar os problemas que a instituição de ensino enfrenta devidos o grande número de mensalidades em atraso.

1 INTRODUÇÃO

A mais de quatorze anos a Faculdade Guaraí - FAG atua no mercado, inicialmente era mantida pela Fundação de Desenvolvimento Educacional de Guaraí
- FUNDEG ofertando quatro cursos de graduação a população de Guaraí/TO e região.
Já no ano de 2011 a FUNDEG deixou de ser a mantedora da instituição de ensino superior e o "Instituto Educacional Santa Catarina- IESC, mantenedor da Faculdade Jangada, adquire a FAG. No dia 7 de janeiro de 2012, o IESC assume a direção da instituição, com o compromisso de realizar melhorias e continuar oferecendo um ensino com qualidade aos seus alunos". Atualmente são oferecidos pela instituição os cursos de administração, agronomia, biomedicina, ciências biológicas, direito, enfermagem, fisioterapia e pedagogia.
Inúmeros dos problemas que as organizações privadas enfrentam afeta diretamente o setor educacional, principalmente as instituições de ensino superior. A intensa transformação das necessidades dos clientes acaba exigindo das empresas mais inovações. As Instituições de Ensino Superior (IES) enfrentam desafios que vão desde o elevado índice de inadimplência até os altos custos decorrentes de tecnologias da informação na educação. Diante disto, questiona-se: quais os 3 principais motivos proporcionam o inadimplemento de mensalidades na Faculdade Guaraí - FAG? Levando em consideração os fatos acima descritos a pesquisa tem por objetivo Geral identificar os principais motivos que levam inadimplementos de mensalidades da Faculdade Guaraí - FAG. Objetivos específicos: Apontar quais os cursos com o maior número de inadimplentes; descrever os problemas que podem vir a causar uma grande inadimplência; e elencar maneiras de reduzir a inadimplência na IES.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 CENÁRIO ECONÔMICO

Conhecer o cenário econômico financeiro brasileiro é de suma importância, pois auxilia na identificação do contexto econômico em que estamos inseridos, e permite que entendamos como ele funciona. Para Rodrigues (2004, p. 21) “a inadimplência educacional está diretamente ligada à situação financeira do país”, dessa forma os elevados índices de inadimplência afetam absolutamente o setor educacional. Diante disso é importante analisar variáveis, como desemprego e endividamento, já que estão diretamente ligadas ao elevado percentual de inadimplemento nas empresas.

2.1.1 Desemprego

O desemprego ocorre quando um trabalhador é demitido ou está à procura de emprego e não consegue uma vaga de trabalho. É uma situação difícil para o trabalhador, pois gera problemas financeiros e, em muitos casos, problemas psicológicos ao trabalhador e sua família. De acordo com Mankiw (1992) apud Predes (2002, p. 49) “o desemprego é o problema macroeconômico que afeta os indivíduos de forma mais dura e direta”. Para a maioria, a perda de um emprego significa redução do padrão de vida e angústia. As principais causas do desemprego são: Baixa qualificação do trabalhador, Substituição de mão de obra por máquinas, Crise econômica, Custo elevado (impostos e outros encargos) e Fatores Climáticos. 4 Muitas vezes o desemprego é ocasionado devido à política governamental do país. Para Rodrigues (2004, p.74) “o desemprego passa a ser um problema social que não pode ser evitado pelo devedor.” Dessa forma o pleno emprego sobrevém quando em um país todas as pessoas em situação de trabalho encontram-se empregados. Assim sendo ocorre o um nível de equilíbrio no mercado de trabalho. Essa é uma situação extremamente favorável para a economia de um país. Atualmente a taxa desemprego reduziu, apesar da renda média da população ter recuado, e a inflação está alta. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) “a taxa de desemprego do Brasil recuou a 5% em março deste ano (2014), o menor nível para o mês”. Porém as empresas, em especial as instituições de ensinos devem está atentas às alterações do cenário econômico, para que possam criar mecanismos que evitem a inadimplência de tal modo a não comprometer a saúde econômica da empresa.

2.1.2 Endividamento

O endividamento está direcionado ao fato de uma pessoa pegar dinheiro emprestado ou realizar algum tipo de financiamento, isto é, recursos financeiros de que necessita. Em termos de economia, isso é bastante positivo, uma vez que possibilita que as pessoas possuam determinados bens rapidamente, o que demorariam muito a adquirir se precisassem juntar dinheiro. Segundo Rodrigues (2004, p. 74) “Quem não se endivida não cresce [...] o endividamento tem que ser responsável [...] por algo que a pessoa entenda como sendo fundamental para a família, como para comprar uma casa própria, um carro, etc.”. Porém nesses empréstimos veem embutidos juros muitos altos, o que prolonga ainda mais a quitação do empréstimo realizado. De acordo com a pesquisa realizada pelo CNC (2014, p.1) “A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor mostra que, em 2013, houve crescimento de 7,5% do número médio de famílias endividadas, com o percentual de endividados alcançando a média anual de 62,5% do total das famílias brasileiras.”

Diante disso, é possível perceber que o devedor assume compromissos sem planejar, ou até mesmo o elabora de forma incoerente, sem avaliar se suas condições financeiras serão suficientes para manter as contas em dias, agindo por impulso. Pois as pessoas buscam obterem uma melhor qualidade de vida, e esquecem a importância de se realizar um planejamento pessoal de suas finanças.

2.2 INADIMPLÊNCIA

 O grande aumento da economia e negócios financeiros, associado ao aumento da competitividade exige flexibilidade e eficiência por parte das empresas. Isso se dá, porque as organizações procuram maneiras de conquistar um número maior de compradores. Destarte as pequenas e médias empresas estão sujeitas a apresentarem problemas com clientes inadimplentes já que as mesmas não dispõem de um planejamento estratégico de prevenção, ou até mesmo um departamento específico de cobrança. Os principais motivos para a inadimplência da população brasileira são o desemprego e o descontrole dos gastos. Essa situação agrava-se, principalmente, por se tratar de uma cultura do brasileiro: realizar suas compras a prazo. O brasileiro não sabe lidar com o próprio dinheiro, faz compras sem planejamentos, sem se preocupar com os juros e demais taxas ocultas embutidas numa compra financiada. Sua única preocupação é se a parcela cabe ou não dentro do seu orçamento. Segundo Brito; et al. (2012, p. 2) “o baixo grau de conhecimento financeiro está diretamente ligado ao endividamento e dificuldades de formação de patrimônio ou reservas financeiras dos indivíduos” e para Savoia et. Al. (2007) apud Brito; et al. (2012, p. 2) “no país há um tratamento incipiente dessa questão, determinado pelo baixo conhecimento e reduzida experiência dos agentes envolvidos no processo de capacitação financeira [...]”. Diante disso o número de inadimplentes vem aumentando rapidamente, levando pequenas e médias empresas a fecharem suas portas, já que não conseguem manterse no mercado.

2.3 INADIMPLÊNCIA NO SETOR EDUCACIONAL

No Setor educacional esse problema não é diferente. A inadimplência é um dos maiores problemas que as Instituições de Educação Superior no Brasil enfrentam, pois não seguem um parâmetro de alguns programas de crédito como FIES e PROEDUCAR, na realização de uma análise de crédito para identificar o perfil do cliente. De acordo com Rodrigues (2004, p. 40) “as Instituições de Ensino Superior, pedem apenas um requerimento de matricula simples, pois se sentem constrangidas em perguntar aos pais ou ao próprio aluno se há condições financeiras para arcar com as mensalidades.”. Grande parte dos gestores de Instituições de Educação Superior (IES) atribui como principal motivo para o aumento dos índices de inadimplentes as 7 causas já conhecidas como crise econômica, baixa capacidade aquisitiva das famílias, desemprego, características regionais, aumento do número de concorrentes, entre outros argumentos. Andrade (2008) apud Bareli; et al. (2011, p. 3), define que “a inadimplência ocorre porque o consumidor sofre impactos constantes na sua renda e esses determinam os limites e restrições orçamentárias do consumidor fazendo com que ele perca o controle de suas finanças e estando propício a ser inadimplente”. Já Rodrigues (2004, p. 69) afirma que: [...] a inadimplência educacional se distingue completamente daquela enfrentada pelas organizações dos setores financeiro, comercial ou industrial. Isto ocorre porque a educação é a concessão de um serviço público, essencial para o desenvolvimento do país. Aqueles que buscam uma educação superior, o fazem com intuito de uma ascensão cultural e talvez financeira e não por status material. A inadimplência comercial, financeira e industrial é mais perniciosa, pois o devedor muitas vezes age com má fé, sabendo o que está fazendo. Dessa forma é preciso conhecer os problemas que os inadimplentes podem vir encarar, para tentar entender os motivos que levam o alto índice de inadimplência além do mais conhecendo as causas será possível desenvolver algumas estratégicas apropriadas para combater ou saber lidar com cada tipo de inadimplentes. Gráfico2 – Causas da Inadimplência. Fonte: Rodrigues (2004, p. 73). Está situação se torna mais complexa para as instituições de ensino superior pelo modelo de gestão adotado ou por ausência de um planejamento estratégico eficaz. Uma maneira de alcançar algumas formas de recuperar créditos, Rodrigues.

[...]