André Ferreira, Priscila Alcãntara Juliana Merçon, Simone Thomazini

7° período de medicina veterinária.

Importância Econômica da Avicultura

Desde o inicio da produção de frangos de corte no Brasil, a cadeia produtiva deste produto modernizou-se e continua buscando formas de melhorar ainda mais o desempenho do setor, devido à necessidade de redução de custos e aumento de produtividade, tentando com isso não perder competitividade em nível mundial, como conseqüência, tem sido uma das mais organizadas do país, destacando-se das demais pelos resultados alcançados não só em produtividade, volume de abate, como também no desempenho econômico, onde têm contribuído de forma significativa para a economia do pais. (Ademir Francisco Giroto,Valdir Silveira de Ávila,EMBRAPA, avicultura).

Dentro do complexo brasileiro de carnes, a avicultura constitui-se na atividade mais dinâmica. O desenvolvimento dessa atividade ocorreu a partir do final da década de 50, nos Estados do Sudeste, principalmente, em São Paulo. Posteriormente, na década de 70, período em que houve profunda reorganização do complexo de carnes no Brasil, a atividade se deslocou para a região Sul. (Ademir Francisco Giroto,Valdir Silveira de Ávila,EMBRAPA, avicultura).


O Brasil tem sido competente tanto na produção como na conquista do mercado exterior. Exportar tem sido uma prioridade para o país, que em 2001 ultrapassou a barreira do bilhão de dólares com as exportações.
No que se refere ao mercado consumidor interno, o brasileiro tem mudado seu hábito de consumo de carnes, passando de um país preponderantemente consumidor de carne bovina para consumidor da carne de frango. A qualidade, imagem de produto saudável e preços acessíveis auxiliaram a conquista dessa posição. A evolução do consumo per capita demonstra esse excelente desempenho. (Ademir Francisco Giroto,Valdir Silveira de Ávila,EMBRAPA, avicultura).


O sistema manual não apresenta custo de produção com grandes diferenças dos demais. De forma que, em melhorando os coeficientes técnicos, este sistema, também chamado de tradicional, pode sim apresentar competitividade perante os outros dois, que demandam mais capital em instalações e equipamentos.
No entanto, o perfil dos integrados do futuro tende para produtores maiores, mais capitalizados e, enfim, mais preparados para continuar no mercado. (Ademir Francisco Giroto,Valdir Silveira de Ávila,EMBRAPA, avicultura).


Essas tecnologias exigem para seu desempenho máximo, melhor qualificação dos produtores e também maior volume de capital dado ao elevado custo de implantação. Tais investimentos têm possibilitado vantagens em termos de resultados econômicos para os primeiros adotantes, porém, poucos produtores terão acesso a estas novas tecnologias, devido aos altos custos financeiros atualmente cobrados pelos empréstimos. (Ademir Francisco Giroto,Valdir Silveira de Ávila,EMBRAPA, avicultura).


Investimentos na produção de frangos de corte, normalmente são de baixo risco e remuneração e, por isso, caracterizam-se como investimentos de longo-prazo. Produtores que obtiverem bons coeficientes técnicos, mesmo com sistemas manuais, serão bem remunerados, porém, aqueles que apresentam escassez de mão-de-obra, ou regiões onde sua remuneração é alta, ganharão com a adoção de sistemas automáticos ou climatizados (Ademir Francisco Giroto,Valdir Silveira de Ávila,EMBRAPA, avicultura).



Evolução da Avicultura no Brasil
A avicultura industrial brasileira foi consolidada como um segmento moderno fortemente estimulado por políticas públicas, principalmente a partir dos anos de 1970, quando se iniciaram as exportações brasileiras de carne de frango no início do século XXI o Brasil se tornou um dos maiores exportadores mundiais. (Diane Belusso, Antonio Nivaldo Hespanhol, Revista Percurso, Vol. 2, n:1, 2010).


Analisar a avicultura industrial brasileira e apresentar as redefinições comerciais e produtivas no segmento de carnes de frango foi o principal objetivo, na busca de resultados sobre os efeitos territoriais da avicultura industria lno que tange a localização das plantas agroindustriais e a seletividade e manutenção dos agricultores. (Diane Belusso, Antonio Nivaldo Hespanhol, Revista Percurso, Vol. 2, n:1, 2010).


Maior ênfase foi dada à Mesorregião Oeste Paranaense, onde se registrou o crescimento do efetivo de aves e a entrada das cooperativas agrícolas neste segmento produtivo, sobretudo na primeira década do século XXI. Verifica-se a difusão de um modelo de integração baseado em maior capacidade financeira e elevado nível de capitalização por parte dos produtores de frangos (Diane Belusso, Antonio Nivaldo Hespanhol, Revista Percurso, Vol. 2, n:1, 2010).

Vantagens da Avicultura
Principais vantagens é necessidade de uma pequena área para a implantação da granja, podendo ser usadas em terras fracas e desvalorizadas. Também pode ser implantada em áreas onde a agricultura mecanizada é impraticável em função da topografia.
A avicultura tem grande capacidade de conversão de grãos em outros produtos como carnes e ovos, que são de grande importância para a alimentação humana contribuindo para a amenização da carência alimentar através de seu produtos .
O ciclo de produção é rápido, dando um bom retorno num período relativamente curto (QUINTÃO LAMA, Geraldo Roberto. Avicultura, 2000).


Principais Causas de Insucesso na Avicultura
Falta de compreensão das leis básicas da natureza. A simples observação da localização de certos galinheiros e seus interiores é suficiente para revelar esse fato.
Excesso de credito. Há avicultores que trabalham sem base econômica, contando exclusivamente com o credito bancário. Basta uma pequena crise para por o negocio em crise.
Falta de planejamento, basear se em palpites em vez de fatos.
Falta de precisão, a maioria dos avicultores não economiza dinheiro nas épocas boas para poder enfrentar uma crise eventual.
Crescimento desordenado, isto é, aumento excessivo e rápido da granja, com conseqüente prejuízo da qualidade da produção.
Tentar ser bem sucedido usando a mesma tecnologia de um grande criador, porém sem capacidade de criar nas mesmas condições que ele.
Se o avicultor não cometer nenhum dos erros anteriormente mencionados é muito provável que seja um avicultor bem sucedido. (QUINTÃO LAMA, Geraldo Roberto. Avicultura, 2000)