Universidade Federal do Maranhão

Centro de Ciências Sociais

Departamento de educação II

Curso de Pedagogia

Disciplina: Estudos Comparados

Alunas: Gabriela Ferreira Souza e

Nayara Sá Carvalho Tavares 

Importância dos Estudos Comparados em Educação 

No desenvolvimento de sociedades em meio à globalização observa-se que se faz necessário a incorporação e necessidade de um estudo comparado, na qual vai viabilizar uma comparação geral entre diversas sociedades, buscando analisar de modo bem compreensivo e eloqüente a realidade da educação e dos estudos em todo meio global.

Mas para se entender melhor sobre tal assunto é interessante informar que a educação comparada (estudos comparados) não é uma questão e um meio que surgiu há pouco tempo, ela se estende a quase todas as áreas ou esferas da atividade humana, e de modo muito especial às instituições sociais. Na verdade, o tema remonta aos gregos, egípcios, romanos e a outros povos. Onde a mesma visava fazer comparações da educação desse tempo. Os estudos de educação comparada remontam ao início do século XIX. Admite-se, como marco inicial desses estudos, a obra de Marc-Antoine Julien. Sabe-se também que por essa época a motivação para os estudos comparados vinha do interesse em se comparar sistemas educacionais quando os Estados nacionais, que então se organizavam, se empenhavam, ao mesmo tempo, em organizar também os respectivos sistemas nacionais de ensino. A partir daí, independentemente da situação específica das nações emergentes, tendeu-se a generalizar o recurso à comparação visando a aprender com a experiência dos outros.

  A história da educação comparada se insere naquilo que hoje vem sendo denominado de história das disciplinas. Trata-se, nesse caso, de se investigar a trajetória da educação comparada desde suas origens até os dias atuais. Ao que parece, este é um campo ainda inexplorado à espera de alguém que se disponha a levantar, organizar, analisar e criticar as fontes disponíveis, sistematizando os resultados alcançados. É fundamental, em se tratando de estudos em educação comparada, que se busquem, nas diferentes raízes que constituem a cultura popu­lar, os significados de conceitos e compreensões-chave com que se trabalha, por exemplo, educação, aprendizagem, ensino, analisando os sistemas de ensino e procurando informações que permitam apreender o sentido das políticas educacionais e o seu comprometimento com o sucesso do educando e a qualidade da escola. Por outro lado, alguns autores defendem que não se deve empregar as análises da investigação comparada para resolver problemas, diminuir as tensões e conflitos sociais, tornar as reformas aceitáveis, revelando-se “útil” ao prever resultados a comparação com outras realidades educacio­nais. Na análise da Educação, devem ser considerados de tal forma que sua comparação possa permitir encontrar semelhanças em diferentes sistemas educativos.

Percebemos claramente que a educação comparada juntamente com seus estudos e as funções, vem como uma forma de organização, de tentar qualificar a educação e a realidade onde for que esteja sendo aplicada, também não se pode esquecer que a mesma tem sua falhas e impossibilidades. 

Referência 

 Educação Comparada perspectivas teóricas e investigações, de Martha Aparecida Santana Marcondes, e Bonitatibus.